A Neuropsicopedagogia é uma ciência voltada para o entendimento de como o cérebro funciona e de como ele pode contribuir para o processo de aprendizagem. Mas, quais são os pilares da Neuropsicopedagogia?

Para conhecer mais sobre esta ciência e seus pilares, continue a leitura do artigo de hoje! 

A Neuropsicopedagogia

Ao levar em consideração ensinamentos das áreas de pedagogia, psicologia e neurociência, a Neuropsicopedagogia pode ser considerada uma ciência multidisciplinar.

Dessa forma, ela procura compreender o funcionamento do cérebro e como ele se relaciona com o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que trabalha com diagnósticos, intervenções e tratamentos dos transtornos de aprendizagem.

Assim, a Neuropsicopedagogia é capaz de ajudar o professor a garantir uma aprendizagem efetiva por meio da:

  • Identificação e criação de novos métodos de aprendizagem;
  • Detecção de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem;
  • Aplicação de testes diferenciados para o diagnóstico;
  • Estimulação de um ensino com igualdade, no qual todos se sentem incluídos;
  • Mediação, intervenção e tratamento de áreas como leitura, matemática e escrita.

Os pilares da Neuropsicopedagogia

Ainda, outra característica da Neuropsicopedagogia é que ela é constituída por três pilares, sendo eles:

  • Cognição;
  • Emoção;
  • Aprendizagem.

A seguir, vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

Cognição

A cognição pode ser definida como a maneira com a qual o nosso cérebro lida com determinado conhecimento captado pelos nossos sentidos, ou seja, como ele:

  • Percebe;
  • Aprende;
  • Pensa;
  • E recorda este mesmo conhecimento.

Em outras palavras, a cognição é o jeito especial que o nosso cérebro encontra para entender o mundo, como se fosse um quebra-cabeça mágico em nossas mentes.

Emoção

Por sua vez, a emoção tem o poder de interferir de forma positiva ou negativa em nosso processo de aprendizagem.

Dessa forma, é ela quem conduz e guia nossa cognição, algo que é demonstrado pelas novas tecnologias de imagiologia.

Portanto, quando nossos pequenos estão emocionalmente conectados, o coraçãozinho deles se abre para um mundo de descobertas e aprendizagens.

Aprendizagem

Por fim, temos a aprendizagem, que seria o pilar final e a meta da Educação. 

Assim, a aprendizagem é a aventura do conhecimento e ela acontece por meio dos estímulos que acontecem em sala de aula e por meio da aplicação cotidiana destes conhecimentos apreendidos.

Contudo, é importante lembrar que cada aluno é um universo único com cores, ritmos e estilos e que cada um aprende de uma forma.

A Neuropsicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem

Mas como a Neuropsicopedagogia pode auxiliar nas dificuldades de aprendizagem? Talvez você esteja se perguntando.

A verdade é que a Neuropsicopedagogia é o campo de intervenção para lidar com as dificuldades de aprendizagem.

Afinal, os profissionais formados nesta área são capazes de desempenhar ações como:

  • Compreender quais aspectos cognitivos, comportamentais, sociais e motores podem estar atrapalhando o percurso educacional daquele aluno;
  • Colocar em prática técnicas que visem facilitar a experiência do aluno em sala de aula;
  • Promover intervenções adequadas que estimulem a cognição e a reabilitação;
  • Possibilitar a inclusão deste aluno e reintegrá-lo no espaço escolar, dentre outros.

E que tal se especializar na área e acelerar os resultados de aprendizagem de crianças em sala de aula e clínicas?

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