Separamos 05 vídeos para você entender o que é o Autismo! O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem se tornado cada vez mais presente nas salas de aula. Com o aumento dos estudos, vemos o crescimento dos números de pessoas com este transtorno. Suas peculiaridades e diferenças de manifestações ainda intrigam parte da ciência. 

Figuras renomadas no mundo como o grande jogador de futebol Lionel Messi, o bilionário Elon Muski e o ator Anthony Hopkins são algumas das celebridades diagnosticadas com autismo. Messi teve seu diagnóstico logo cedo, enquanto Musk e Hopkins descobriram aos 50 e 70 anos, respectivamente.  

Isso comprova que o TEA está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. As dificuldades para entender o Autismo se passam na infância, que variam com o grau do transtorno e a individualidade da criança. Fato é que ser autista não está atrelado a conseguir ou não desempenhar certas atividades, pelo contrário. As pessoas diagnosticadas com TEA podem trazer grandes benefícios para a sociedade. 

Para entender melhor sobre o assunto, assista aos vídeos abaixo e desvende os mistérios por trás do Transtorno do Espectro Autista!

01 – Como é a adaptação de atividades para alunos com autismo

Lidar com o aluno autista e suas particularidades pode ser complicado. O professor, capacitado em ensino especial, deve identificar os sintomas do Autismo e compreender suas individualidades. Desta forma, ele tem que adaptar suas aulas para que o autista absorva o conteúdo. O TEA não atrapalha a cognição, mas entende de forma diferente dos alunos fora desta condição. 

Veja o vídeo para saber mais sobre como adaptar suas atividades curriculares para os alunos com Autismo!

Especialize-se na Rhema Educação! Cursos online, pós-graduação e capacitação em diversas áreas da educação. 

02 – 25 características do autismo

As características do autismo podem se confundir com outros transtornos. Portanto, é fundamental que professores ou pais entendam os comportamentos que denotam o TEA. Vale lembrar que o diagnóstico oficial será realizado por um neuropediatra e um psicólogo. 

Assista ao vídeo para entender as 25 características do Autismo!

03 – Hiperfoco no autismo: o que é e como trabalhar

Assim como no TDAH, o Autista também tem o hiperfoco. Você sabe o que é e como trabalhar? Não vou estragar o suspense! Veja o vídeo e entenda mais como funciona o hiperfoco no TEA e como você deve trabalhar com a criança.

04 – Diário de um Autista – Rhema Talks – Live 2

Nesta Live, convidamos o escritor, especialista em TEA e dono do Canal Diário de um Autista, Marcos Petry. Mediados pela Diretora Pedagógica Mara Duarte da Costa e pelo professor e pedagogo Luiz Paulo Moura. No vídeo, Petry conta como foi descobrir-se Autista, suas dificuldades e como superou os desafios para semear um mundo com mais inclusão às pessoas com TEA. 

Se você ainda não viu esta live espetacular, então clique agora e entenda o que passam as pessoas com autismo. Está imperdível!

05 – ABA e a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) para criança com Autismo

A ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada) é essencial para a elaboração do PEI. O Plano de Ensino Individualizado é para envolver crianças com necessidades diferentes da maioria dos alunos. Eles exigem o acompanhamento tanto da escola quanto dos responsáveis e, portanto, potencializa o desenvolvimento da criança tanto dentro como fora da sala de aula.

Para saber mais como elaborar um PEI efetivo na vida destes alunos, assista ao vídeo com a Mestre em Metodologia de Ensino de Linguagens, professora Maria Eduvirges Leme. 

Faça nossos cursos especializados em Transtorno do Espectro Autista e contribua para o desenvolvimento pessoal dessas crianças que precisam de você!

Veja nossa Playlist no YouTube sobre Autismo!

Se você curtiu nossas indicações de vídeos sobre Autismo, então você tem que ir para o Canal Rhema Educação no YouTube! Logo depois, siga o nosso canal para você ter acesso a mais conteúdos como este! Lá, você vai encontrar uma playlists sobre TEA, TOD, TDAH e outros assuntos relacionados à educação.

Você é professor ou pai e tem interesse em fazer os cursos da Rhema? Então clique aqui, escolha o curso e fale com o nosso atendimento em caso de dúvida. Venha conosco transformar a vida de milhares de crianças!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome