

Educador, você tem um aluno com TEA em sala de aula? Se sim, você sabe que monitorar o progresso desse pequeno é essencial para enxergar possíveis melhorias que o auxiliem em seu desenvolvimento pleno.
Mas, como realizar esse monitoramento?
No artigo de hoje, vamos entender como você pode fazer isso e conhecer algumas estratégias pedagógicas que vão facilitar o dia a dia deste aluno. Continue a leitura!
A aprendizagem e o aluno com TEA
É fato: cada pequeno aprende de determinada forma e, em especial o aluno com autismo, será necessário uma boa adaptação escolar, a fim de potencializar:
- Coordenação motora;
- Desenvolvimento cognitivo;
- Desenvolvimento da comunicação;
- Convívio social, entre outras áreas.
Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que haja um monitoramento frequente do progresso dessa criança.
Isso facilitará o desenvolvimento de uma intervenção adequada, que respeite seu tempo e ritmo de execução.
Assim, quando falamos em autismo e aprendizagem, dois componentes essenciais para serem monitorados são o Perfil Educacional e o Estilo Cognitivo.
Perfil Educacional
O Perfil Educacional pode ser compreendido como uma descrição mais precisa da análise do conhecimento do pequeno, assim como de suas necessidades educacionais.
Além disso, o Perfil Educacional é uma estratégia composta por três fases:
- Levantamento de dados;
- Planejamento;
- Condutas de base.
Levantamento de dados
A fim de analisar o ambiente e as habilidades da criança com TEA, é preciso se familiarizar com:
- As dificuldades comportamentais dela;
- O ambiente em que está inserida (rotina, programação e seu desempenho frente às atividades).
Planejamento
Na etapa de planejamento, o foco serão as necessidades educacionais e comportamentais da criança, assim como o planejamento de estratégias que viabilizem a comunicação, autonomia e independência do pequeno.
Condutas de base
Com o objetivo de intervir e proporcionar o pleno desenvolvimento da criança, as condutas de base são essenciais para traçar o Perfil Educacional do aluno. Também é importante verificar, constantemente, as condições no momento, assim como novas propostas e objetivos de trabalho.
Estilo Cognitivo
O Estilo Cognitivo nada mais é do que a forma de pensar da criança, relacionada à recepção da informação, assim como seu processamento e compreensão.
Em crianças com autismo, é necessário que a aprendizagem seja pela rota visual, uma vez que ela é um aspecto mais favorável ao processo de ensino.
Estratégias educacionais que devem ser implementadas
Por fim, existem, ainda, algumas estratégias educacionais que vão ajudar a facilitar o aprendizado para a criança com TEA.
Estas estratégias também podem ser utilizadas para monitorar como o aluno reagirá a elas. Caso seja necessário, novas propostas podem ser levantadas.
Algumas destas principais medidas são:
- Organização do espaço acadêmico;
- Definir uma rotina de trabalho que seja motivadora e flexível;
- Entender o perfil de comunicação da criança e se comunicar com ela a partir dele;
- Material didático com pistas e dicas visuais;
- Conforto sensorial;
- Jogos e brincadeiras estruturadas;
- Repetição para efetivação da aprendizagem;
- Acompanhamento da evolução dos conteúdos;
- Comandos verbais curtos e claros;
- Instruções diretas e precisas frente às tarefas.
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