Educador, você tem um aluno com TEA em sala de aula? Se sim, você sabe que monitorar o progresso desse pequeno é essencial para enxergar possíveis melhorias que o auxiliem em seu desenvolvimento pleno.

Mas, como realizar esse monitoramento?

No artigo de hoje, vamos entender como você pode fazer isso e conhecer algumas estratégias pedagógicas que vão facilitar o dia a dia deste aluno. Continue a leitura!

A aprendizagem e o aluno com TEA

É fato: cada pequeno aprende de determinada forma e, em especial o aluno com autismo, será necessário uma boa adaptação escolar, a fim de potencializar:

  • Coordenação motora;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento da comunicação;
  • Convívio social, entre outras áreas.

Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que haja um monitoramento frequente do progresso dessa criança.

Isso facilitará o desenvolvimento de uma intervenção adequada, que respeite seu tempo e ritmo de execução.

Assim, quando falamos em autismo e aprendizagem, dois componentes essenciais para serem monitorados são o Perfil Educacional e o Estilo Cognitivo.

Perfil Educacional

O Perfil Educacional pode ser compreendido como uma descrição mais precisa da análise do conhecimento do pequeno, assim como de suas necessidades educacionais.

Além disso, o Perfil Educacional é uma estratégia composta por três fases:

  • Levantamento de dados;
  • Planejamento;
  • Condutas de base.

Levantamento de dados

A fim de analisar o ambiente e as habilidades da criança com TEA, é preciso se familiarizar com:

  • As dificuldades comportamentais dela;
  • O ambiente em que está inserida (rotina, programação e seu desempenho frente às atividades).

Planejamento

Na etapa de planejamento, o foco serão as necessidades educacionais e comportamentais da criança, assim como o planejamento de estratégias que viabilizem a comunicação, autonomia e independência do pequeno.

Condutas de base

Com o objetivo de intervir e proporcionar o pleno desenvolvimento da criança, as condutas de base são essenciais para traçar o Perfil Educacional do aluno. Também é importante verificar, constantemente, as condições no momento, assim como novas propostas e objetivos de trabalho.

Estilo Cognitivo

O Estilo Cognitivo nada mais é do que a forma de pensar da criança, relacionada à recepção da informação, assim como seu processamento e compreensão.

Em crianças com autismo, é necessário que a aprendizagem seja pela rota visual, uma vez que ela é um aspecto mais favorável ao processo de ensino.

Estratégias educacionais que devem ser implementadas

Por fim, existem, ainda, algumas estratégias educacionais que vão ajudar a facilitar o aprendizado para a criança com TEA. 

Estas estratégias também podem ser utilizadas para monitorar como o aluno reagirá a elas. Caso seja necessário, novas propostas podem ser levantadas.

Algumas destas principais medidas são:

  • Organização do espaço acadêmico;
  • Definir uma rotina de trabalho que seja motivadora e flexível;
  • Entender o perfil de comunicação da criança e se comunicar com ela a partir dele;
  • Material didático com pistas e dicas visuais;
  • Conforto sensorial;
  • Jogos e brincadeiras estruturadas;
  • Repetição para efetivação da aprendizagem;
  • Acompanhamento da evolução dos conteúdos;
  • Comandos verbais curtos e claros;
  • Instruções diretas e precisas frente às tarefas.

Que tal conhecer estratégias para incluir seu aluno com TEA e monitorar seu avanço em sala de aula? Acesse aqui para conhecer a Pós-Graduação On-line e Ao Vivo da Rhema sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome