ensino-estruturado

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno de desenvolvimento que afeta a comunicação e o comportamento. Segundo estudos recentes, há uma prevalência crescente do TEA em todo o mundo, o que torna ainda mais urgente encontrar métodos educacionais eficazes que atendam às necessidades dessas crianças.

Uma dessas abordagens é o “Ensino Estruturado”. Mas o que exatamente isso significa? E como pode beneficiar crianças com autismo?

O que é Ensino Estruturado?

O Ensino Estruturado é uma abordagem educacional que foca em criar um ambiente de aprendizagem organizado e previsível para estudantes com TEA. Desenvolvido inicialmente por TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Deficiências de Comunicação), essa abordagem considera as forças e interesses individuais da criança, ao mesmo tempo em que proporciona a estrutura necessária para minimizar dificuldades.

Componentes chave do Ensino Estruturado

  1. Organização física do ambiente: Isso implica em organizar a sala de aula ou o espaço de aprendizagem de forma que seja fácil para o aluno compreender e navegar. Por exemplo, áreas distintas podem ser criadas para leitura, brincadeiras e atividades práticas.
  2. Agendas visuais: São ferramentas utilizadas para proporcionar uma estrutura clara e previsível, mostrando à criança o que vai acontecer durante o dia. Pode ser um quadro com pictogramas, fotografias ou textos.
  3. Sistemas de trabalho: Estes delineiam a tarefa que o aluno deve realizar, de forma clara e sequencial. Estabelece o que, quanto e onde a atividade vai acontecer.
  4. Materiais claros: A instrução é dada de uma maneira que a criança possa entender facilmente, utilizando recursos visuais, táteis, entre outros.

Por que o Ensino Estruturado é eficaz para crianças com TEA?

Crianças com autismo muitas vezes têm dificuldade em lidar com ambientes imprevisíveis. Sentem-se mais confortáveis quando há uma rotina e sabem o que esperar. O Ensino Estruturado, portanto, fornece essa previsibilidade e estrutura.

Além disso, este método leva em conta as características individuais da criança, promovendo uma abordagem personalizada. Isso é essencial, visto que o TEA manifesta-se de maneira diversa em cada indivíduo.

Implementando o Ensino Estruturado na sala de aula

Se você é um educador ou pai e está considerando esta abordagem, aqui estão algumas dicas para começar:

  • Analise o ambiente: Antes de configurar a sala de aula, observe o aluno. Como ele reage ao ambiente? Há estímulos que o perturbam ou distraem? Use essa observação para criar um espaço propício.
  • Seja consistente: Uma vez estabelecida uma rotina, mantenha-a. Mudanças podem ser introduzidas, mas de maneira gradual e sempre comunicadas previamente à criança.
  • Use reforços positivos: Elogie e recompense a criança por tarefas concluídas. Isso aumenta a autoestima e a motivação.
  • Promova a independência: O objetivo final é que o aluno possa realizar tarefas por conta própria. Portanto, dê-lhes responsabilidades e oportunidades de fazer escolhas.

O Ensino Estruturado é mais do que uma técnica educacional; é uma abordagem que reconhece e respeita a individualidade da criança com TEA, fornecendo ferramentas que a ajudam a prosperar em um ambiente de aprendizagem. Ao adotar essa abordagem, você não apenas ensina habilidades acadêmicas, mas também habilidades vitais para a vida.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!]
    Estou organizando o portfólio da pós em TEA da Rhema e gostaria de saber quais os autores elaboraram esse artigo, pois o tema do meu TCC é sobe o ensino estruturado.
    Aguardo retorno quanto antes.

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