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A neuropsicopedagogia é uma área que busca compreender a interface entre o funcionamento cerebral e os processos de aprendizagem. Para isso, é indispensável o uso de uma gama de testes e avaliações que fornecem informações valiosas sobre o perfil de aprendizagem do indivíduo.

Neste artigo, apresentaremos os testes que o Neuropsicopedagogo pode aplicar em sua prática clínica e educacional.

TRIAGEM

  • EOCA – Uma entrevista que foca nas dificuldades e potencialidades no processo de aprendizagem.
  • Hora Lúdica e Sessão Lúdica Centrada na Aprendizagem – Momentos que utilizam o jogo como mediador para observar as habilidades de aprendizagem.
  • Rastreios – Existem diversos, focando em habilidades de aprendizagem auditivas, visuais, memórias, linguagem oral, noções espaciais e temporais.
  • Sessões Neuropsicopedagógicas – Compreendem a observação e utilização de ferramentas lúdicas para avaliar o aprendizado.

MOTRICIDADE

Os testes nesta categoria são voltados para avaliar habilidades motoras e psicomotoras:

  • POP-TT – Protocolo de observação psicomotora.
  • DCDQ – Questionário de coordenação.
  • Teste de Integração Viso-Motora Beery VMI – Avalia a coordenação entre visão e motricidade.
  • Movement ABC-2 – Bateria de avaliação de movimento para crianças.

E muitos outros que são frequentemente recomendados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp).

HABILIDADES ACADÊMICAS

  • TDE – Focado no desempenho escolar.
  • PROADE – Uma proposta de avaliação de dificuldades escolares.

PRÉ-REQUISITOS PARA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

  • IAR – Instrumento de avaliação básica para alfabetização.
  • BACLE – Bateria de avaliação das competências em leitura e escrita.
  • BACMAT – Voltado para competências matemáticas.

ASPECTOS EMOCIONAIS

  • Par Educativo e Família Cinética – Abordam a dinâmica emocional no contexto familiar e escolar.
  • EAME-IJ – Escala de avaliação da motivação escolar.

FUNÇÕES COGNITIVAS

  • Bayley III – Avaliação das capacidades cognitivas e motoras.
  • ETDAH – Focado no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • Teste de processamento mental de dupla escolha (DMCPT) – Avalia a capacidade de processamento.

E outros que avaliam linguagem, habilidades executivas e atenção.

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

  • EAVAP-EF – Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem.

LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA

A lista é vasta e inclui o PROLEC, TCLPP, APET e muitos outros voltados para avaliar habilidades específicas em leitura, escrita e matemática.

VOCACIONAL

  • Matriz das Habilidades e Interesses Profissionais – Ajuda a alinhar interesses e habilidades às profissões.
  • TDP – Teste das dinâmicas profissionais.

A neuropsicopedagogia oferece ferramentas valiosas para entender o funcionamento do cérebro em relação à aprendizagem. Os testes mencionados são apenas uma amostra das ferramentas disponíveis para esses profissionais.

Ao identificar precocemente desafios e habilidades, os neuropsicopedagogos podem guiar intervenções mais direcionadas e eficazes, maximizando o potencial de aprendizado de cada indivíduo.

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