Olá, professor! Você já considerou o fato de que a avaliação motora é uma poderosa ferramenta que podemos contar, no sentido de potencializar a aprendizagem dos alunos? 

Para tanto, compreender quais são os elementos básicos da motricidade é fundamental.

A psicomotricidade é uma ciência que se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor passa por diversas etapas que são essenciais para a formação da criança, e estimular cada uma delas é imprescindível.

No blog de hoje, abordaremos aqueles considerados os elementos básicos da motricidade e como estimulá-los para o desenvolvimento da coordenação motora fina, global, lateralidade e outras habilidades importantes. Continue a leitura!

A importância de reconhecer quais são os elementos básicos da motricidade 

Há ao menos 3 aspectos que devemos considerar ao analisar e reconhecer nos alunos, quais são os elementos básicos da motricidade: 

  1. Proporciona a definição de objetivos, conteúdos e métodos de ensino que estejam alinhados com as características de desenvolvimento de cada pessoa individualmente;
  2. Permite uma observação e avaliação mais precisa dos movimentos de cada indivíduo, possibilitando um acompanhamento mais efetivo das mudanças em seu comportamento motor;
  3. Facilita a compreensão do significado do movimento no ciclo de vida humano.

É importante considerar que as manifestações motoras são, frequentemente, as primeiras evidências de desenvolvimento. Conforme o sistema nervoso amadurece, o comportamento se diferencia e se modifica. No início, a criança apresenta uma coordenação global ampla, que envolve grandes grupos musculares. Com o uso de feixes de músculos mais específicos, a criança desenvolve sua coordenação motora fina.

Dito isso, devemos considerar os seguintes elementos básicos da motricidade para melhor avaliar o desenvolvimentos dos pequenos: 

  • Tonicidade;
  • Lateralidade;
  • Equilíbrio;
  • Coordenação motora global;
  • Orientação espaço Coordenação motora fina – temporal.

Orientação espaço Coordenação motora fina – temporal.

A Área da Coordenação Motora Fina diz respeito aos movimentos que exigem precisão, controle e coordenação de um membro específico (seja ele superior ou inferior, direito ou esquerdo, dominante ou não), em atividades digitais, manipulativas e gráficas. Esses movimentos envolvem pequenos grupos musculares e possuem grande representação cortical. As principais características envolvidas nessa área são a precisão, a dissociação segmentar, o tônus e a respiração.

Coordenação motora global

A Motricidade Global, também referida como Controle Postural, Coordenação Motora Geral ou Motora Ampla, envolve grandes grupos musculares e apresenta pouca representação cortical. Essa habilidade permite a execução e combinação de diversos movimentos, como correr, saltar, pular, jogar, caminhar e brincar. As principais características relacionadas à Motricidade Global incluem o tônus, a dissociação segmentar, o domínio lateral e o equilíbrio dinâmico.

Equilíbrio

Equilíbrio se refere à habilidade de manter a postura corporal de forma harmoniosa e eficiente, durante um período de tempo, com o menor gasto de energia possível. Além disso, é importante controlar a respiração e dissociar os segmentos corporais para manter o equilíbrio. As principais características relacionadas a essa habilidade são o tônus muscular, o controle respiratório, a propriocepção e a dissociação dos segmentos corporais.

Área da Propriocepção 

A área da Propriocepção envolve a construção da imagem corporal e a organização das sensações relativas ao próprio corpo em conexão com o mundo exterior. Essa área é caracterizada pela consciência corporal, atenção e concentração, além da respiração e da imagem corporal. A propriocepção fornece informações ao sistema nervoso central sobre a localização dos segmentos corporais e sua capacidade de mobilidade, através das sensações e percepções do próprio corpo, como tendões, ligamentos, articulações e músculos.

Área da Percepção – Organização Espacial

A organização espacial envolve a construção mental de estímulos e interpretação de informações sensoriais. A percepção espacial inclui sensações relacionadas à propriocepção, permitindo perceber as diferenças entre o corpo e o ambiente ao redor. As experiências perceptivas podem ser concretas ou abstratas, finitas ou infinitas, mensuráveis, projetivas e relacionais, permitindo distinguir entre tamanhos, texturas e posições (grande e pequeno; fino e grosso; vazio e cheio; dentro e fora; etc.).

Área da Percepção – Organização Temporal

A área da percepção relacionada à organização temporal envolve a capacidade de perceber e organizar as estruturas temporais, tais como ritmo, velocidade e sequência de ações em um determinado período de tempo. Essa habilidade requer memória, raciocínio lógico, atenção e concentração para ser realizada de forma eficaz.

Dispraxias 

As dispraxias são transtornos do desenvolvimento que afetam a coordenação, percepção e propriocepção, podendo ser classificadas em primárias ou secundárias. As alterações motoras primárias incluem transtornos de leitura, escrita e cálculo, TDAH, TDC, transtornos fonológicos, entre outros. As alterações motoras secundárias incluem TEA, transtornos neurológicos, deficiências intelectuais e transtornos psiquiátricos.

Conclusão

Em resumo, a compreensão dos elementos básicos da motricidade é fundamental para o desenvolvimento adequado das crianças e para a potencialização da aprendizagem. Esses elementos incluem a tonicidade, a lateralidade, o equilíbrio, a coordenação motora global, a orientação espacial e a coordenação motora fina-temporal. A avaliação e o acompanhamento precisos desses elementos proporcionam uma observação mais precisa dos movimentos de cada indivíduo e permitem um ensino mais alinhado com as características de desenvolvimento de cada pessoa individualmente. 

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Referência: ( Manual de avaliação motora EDM, Rosa Neto, 2015).

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