O desenvolvimento psicomotor de uma criança pode ser influenciado por diversos fatores neuropsicológicos. Assim, a fim de que haja um desenvolvimento integral e construção da autonomia da criança na educação infantil, é necessário conhecer algumas habilidades que podem influenciar a psicomotricidade.

Neste artigo, te contaremos quais são estas 7 habilidades psicomotoras e quais atividades podem ajudar a desenvolvê-las. Continue lendo!

7 habilidades psicomotoras essenciais na educação infantil

A psicomotricidade é um fator extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de uma criança, envolvendo a aquisição e controle dos movimentos voluntários do corpo assim como a maturação de funções cognitivas que ajudam a criança a processar e responder adequadamente a estímulos do ambiente.

Os principais fatores psicomotores, ou habilidades essenciais, na educação infantil são:

  • A tonicidade;
  • O equilíbrio;
  • A lateralidade;
  • A noção espacial;
  • A noção temporal;
  • A praxia fina;
  • E a praxia ampla, além das percepções sensoriais.

Tonicidade

A tonicidade é a origem das atividades motoras, estando relacionada às ações, posturas, gestos e emoções.

Algumas atividades que desenvolvem o tônus muscular são:

  • Brincar de massinha;
  • Bate-palmas;
  • Peteca.

Equilíbrio

O equilíbrio está relacionado à capacidade de manter o corpo em uma mesma posição durante um tempo determinado, podendo ser tanto estático quanto dinâmico. Além disso, o equilíbrio também está associado ao controle postural, atenção e afetividade.

Algumas atividades que ajudam a desenvolver o equilíbrio são:

  • Amarelinha;
  • Corrida de Saci;
  • Correr com ovo na colher.

Lateralidade

A lateralidade pode ser definida como a capacidade de utilizar os dois lados do corpo (ora direito, ora esquerdo) para vivenciar os movimentos.

Algumas atividades que estimulam a lateralidade são:

  • Pular corda;
  • Transferir bolinhas de uma bacia para a outra com os pés;
  • Desenhos que peçam para identificar figuras à direita ou à esquerda.

Noção espacial

A noção espacial é aquela que se relaciona a como nos organizamos no espaço, envolvendo situações como se conscientizar do seu corpo no meio ambiente, proporcionando orientação espacial em relação a obstáculos e pessoas.

Exemplos de atividades que desenvolvem a noção espacial:

  • Coelhinho saiu da toca;
  • Construção de quebra-cabeças;
  • Reprodução de figuras formadas com palitos.

Noção temporal

De acordo com Betencourt (2007), a noção temporal é importante para auxiliar a criança a se organizar a partir da noção de antes e depois e de sequências.

Algumas atividades que estimulam a noção temporal podem ser perguntas a respeito de qual dia da semana é hoje ou de enumerar os dias da semana.

Praxia fina

Para Fonseca (2008), a praxia fina relaciona-se com a participação das extremidades dos membros superiores, mãos e dedos, o que torna possível manusear objetos e realizar gestos.

A praxia fina pode ser desenvolvida através de, por exemplo, atividades de empilhar objetos como dominó ou pegar objetos pequenos com pinça.

Praxia ampla

Por fim, a praxia ampla também é uma habilidade essencial para ser desenvolvida na educação infantil. 

Relacionando-se ao movimento organizado, consciente e intencional, o desenvolvimento da praxia ampla permite uma realização perfeita e sequenciada de comportamentos motores aprendidos.

Algumas atividades que desenvolvem a praxia ampla são a corrida de saco, empurrar pneus ou a dança.

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