A Educação Infantil sempre se renova baseada em estudos e pesquisas atuais para lidar com as dores da sociedade. Conforme passa o tempo, enfrentamos desafios sociais diferentes e é essencial que a pedagogia acompanhe essas transformações. Por isso, selecionamos livros sobre Educação Infantil que você precisa conhecer neste post!

Nesta seleção, apresentamos obras indispensáveis ​​que todo educador, pai ou mãe interessado no desenvolvimento das crianças deve explorar. Desde técnicas inovadoras de ensino até abordagens e estratégias, esses livros oferecem novas visões sobre a educação das crianças. Portanto, vem com a Rhema!

01 – Na sala de aula

Explore a coleção definitiva para educadores: os vinte fascículos de ‘Na sala de aula’. Essa série reúne recursos indispensáveis ​​para manter os professores atualizados e preparados para os desafios da sala de aula. Por isso, cada exemplar complementa o outro, oferecendo sugestões, práticas, princípios, estratégias e exemplos que todo educador precisa para se destacar no ambiente escolar. Esteja pronto para elevar sua experiência de ensino com essa coleção essencial.

02 – Alfabetização Para o Aluno com Deficiência Intelectual

O livro “Alfabetização Para o Aluno com Deficiência Intelectual” explora uma abordagem inovadora para o ensino da leitura e escrita adaptada para alunos com deficiência intelectual. Desenvolvido a partir da experiência da autora Marta Pires Relva no ensino especializado, o livro oferece uma opção única para ajudar esses alunos a construir suas habilidades passo a passo . 

A autora destaca a importância de utilizar a linguagem escrita como meio para promover mudanças significativas no comportamento e autoestima desses alunos, enfrentando o preconceito comumente enfrentado, melhorar a leitura e escrita, mas também favorecer a fala e sua articulação. Por isso, prepare-se para descobrir como a educação inclusiva pode transformar vidas e promover um ambiente mais igualitário e acolhedor.

03 – Toc, toc… Plim, plim!: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade

Escrito por  Angela Magda Rodrigues Virgolim (Autor), Denise de Souza Fleith (Autor), Mônica Souza Neves-Pereira, profissionais experientes em Psicologia da Criatividade, este livro desafia conceitos equivocados sobre o ato de criar, fornecendo uma visão detalhada e exercícios práticos. Além disso, a obra é uma ferramenta essencial para educadores, oferecendo recursos para cultivar e aprimorar habilidades criativas em sala de aula. Prepare-se para descobrir o prazer de criar e ampliar seus horizontes criativos de seus alunos com este livro!

04 – Manual Papaterra

Descubra o Manual Papaterra”, uma coleção de livros de exercícios desenvolvidos para estimular habilidades cognitivas em pessoas de todas as idades. Fundamentados em pesquisas de Neurociências, esses manuais oferecem uma variedade de exercícios de lógica, raciocínio, memória e muito mais. Os exercícios são adaptados para diferentes níveis de dificuldade cognitiva.

As crianças podem aprimorar suas habilidades, enquanto os adultos encontram desafios interessantes para fortalecer o pensamento eficaz. Portanto, seja para uso em escolas, consultórios ou pelo público em geral, os Manuais Papaterra são uma ferramenta valiosa para melhorar o raciocínio, a criatividade e a memória.

05 – Exercícios práticos para estimular a memória: Volume 1 

Descubra o poder dos exercícios com o livro ‘Exercícios práticos para estimular a memória – Vol. 1’. Composto por 150 atividades cuidadosamente selecionadas, este livro aborda diversas capacidades cognitivas, desde atividades simples até desafios mais complexos. 

Projetado para ser envolvente e estimulante, cada exercício foi pensado para garantir que o processo de melhoria da memória seja divertido. Prepare-se para fortalecer a memória de seus alunos de maneira prática e dinâmica com este livro!

06 – A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do deficit de natureza

Descubra a importância vital da conexão das crianças com a natureza através do livro “A última criança na natureza”. Apresentando uma visão das pesquisas e histórias de todo o mundo, a obra destaca os consideráveis ​​benefícios físicos, emocionais, sociais e acadêmicos resultantes da interação das crianças com o meio ambiente natural. 

Richard Louv, pioneiro no campo, utiliza o termo ‘Transtorno do Déficit de Natureza’, despertando o interesse global para o impacto negativo da falta de contato com a natureza, especialmente em crianças que vivem em ambientes urbanos. O livro mostra que precisamos explorar e ensina como reintroduzir a natureza na vida das crianças pode transformar positivamente sua saúde e bem-estar.

07 – Educação Infantil e Natureza: Tecendo Relações Rumo a Educação Ambiental

Neste livro, o autor explora as atividades pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil. Realizado em um Centro de Educação Infantil Municipal, “Educação Infantil e Natureza” analisa a compreensão e práticas dos profissionais da área em relação à Educação Ambiental, especialmente através de um Projeto da Agenda 21 do CEIM. 

Utilizando técnicas de observação, análise documental e entrevistas, a pesquisa oferece uma visão profunda sobre o desenvolvimento de práticas educativas transformadoras. 

Descubra até que ponto os profissionais da Educação Infantil estão articulando práticas de Educação Ambiental e como novas perspectivas estão surgindo nesse contexto neste livro!

08 – Honrar a Criança – Como Transformar Este Mundo

O livro “Honrar a Criança” é uma visão inspirada sobre a infância e a responsabilidade coletiva de cuidar das futuras gerações com as palavras tocantes do autor Raffi Cavoukian. 

Reconhecendo a dignidade inata e o potencial de cada criança, esse manifesto ressalta a importância de proporcionar amor, liberdade e apoio para que possam florescer ao enfatizar a necessidade de uma ‘aldeia’ afetuosa e o valor dos primeiros anos de vida. Raffi nos lembra da importância de proteger e nutrir as crianças em um ambiente de paz, respeito, o significado profundo da infância e o compromisso com as gerações futuras.

09 – Neurociência e Transtornos de Aprendizagem

Descubra o poder transformador da Neurociência na educação no livro “Neurociência e Transtornos de Aprendizagem”. A obra é indicada para profissionais da educação, pais e todos envolvidos no processo educacional. Explorando as dimensões complexas do aprendizado humano, o livro investiga o motivo pelo qual algumas pessoas aprendem enquanto outras não. Ao destacar a importância da biologia do afeto, o livro oferece uma abordagem inovadora para acolher e estimular o potencial de aprendizagem de cada indivíduo. 

Com uma linguagem acessível, o autor demonstra como a aplicação dos princípios da Neurociência pode revolucionar a prática educativa, criando vínculos sólidos e despertando inteligências. Portanto, repare-se para explorar o poder do amor e do afeto na construção de um ambiente educacional mais acolhedor e inclusivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome