Chegou a hora da Retrospectiva Rhema! Trouxemos os 7 melhores vídeos de 2023 postados no YouTube para você melhorar a sua aula. Aqui, você encontra dicas, curiosidades e conhecimentos sobre transtornos e os desafios de todo professor. Tudo respaldado cientificamente e de maneira simples, rápida e direta!

Então, antes de pular as sete ondinhas ou comemorar com amigos e família, veja a nossa Retrospectiva Rhema. Confere aí!

01 – Níveis do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD): Leve, Moderado e Grave

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é identificado em pessoas com dificuldade de seguir regras, agressividade, raiva, provocação e ressentimento. Geralmente, o TOD é diagnosticado logo na infância após a observação de professores em sala de aula. Portanto, é de suma importância que o educador entenda quais são as características do transtorno e, principalmente, o nível. 

Você saberia identificar o nível de TOD? Então veja agora o vídeo com o psicólogo especialista em saúde mental, professor Robson Dias.

Especialização é na Rhema Educação! Cursos online, pós-graduação e capacitação em diversas áreas da educação. 

02 – 14 DICAS PARA LIDAR COM O ALUNO COM TOD EM SALA DE AULA

Lidar com os desafios de crianças com transtorno é um grande desafio para os professores. Entretanto, com o conhecimento científico adequado, garantimos que o seu trabalho vai ficar mais fácil. 

Neste vídeo, trazemos 14 dicas para lidar com alunos com TOD em sala de aula. São estratégias práticas aplicadas pela professora Maria Eduvirges, pedagoga especialista em educação especial. Quer saber como potencializar a aprendizagem dos alunos com Transtorno Opositivo Desafiador? Esse vídeo é feito pra você!

03 – COMO REALIZAR A ADAPTAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL?

A inclusão é fundamental para que os estudantes exerçam o mesmo direito ao ensino. Por isso, realizar a adaptação curricular para alunos com transtornos e especiais é importante para a saúde tanto do próprio cidadão quanto da escola. Afinal, garantir que o estudante aprenda o conteúdo curricular com eficácia é dever dos pedagogos e professores.

Quer saber como realizar essa adaptação curricular de forma assertiva? Assista ao vídeo acima e garanta mais qualidade de vida aos alunos que precisam de você!

04 – 25 CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO

Saber identificar os alunos com transtorno é de suma importância para o professor adaptar a forma com que passa o conteúdo em sala. No caso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um pouco mais complexo porque o autismo tem muitas variáveis. 

Foi pensando nisso que fizemos um vídeo com as 25 características do TEA. Assista agora e tire suas dúvidas! Lembrando que o diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra infantil ou neuropediatra. 

05 – COMO TRABALHAR A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Se a inclusão é desafiadora para os educadores, imagine para as crianças com dificuldades em sala de aula? Por isso, temos que entender as necessidades de cada aluno para criarmos estratégias eficazes na hora de passar o conteúdo.

Mas como trabalhar a inclusão na educação infantil? Como potencializar as habilidades de alunos especiais e diminuir suas dificuldades? A respostas para essas perguntas você encontra neste vídeo da Diretora Pedagógica do Grupo Rhema, Mara Duarte da Costa.

06 – COMO IDENTIFICAR UMA CRIANÇA COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA?

Entender as complexidades de cada aluno é necessário para adequar quando e como aplicar o conteúdo para a turma. Cada sala se comporta de maneira diferente e, por isso, as dificuldades de cada aluno pode ficar camuflada. As notas são apenas um dos critérios para entender quais alunos enfrentam dificuldades de entender a matéria. 

Então, como identificar uma criança com dificuldades de aprendizagem em sala de aula? A professora Juliana Villanueva, pedagoga e especialista em educação inclusiva, mostra como fazer esta identificação de forma prática e estratégias para melhorar o ensino direcionado para crianças com dificuldade.

07 – HIPERFOCO NO AUTISMO: O QUE É E COMO TRABALHAR?

Uma das características do Autismo é o hiperfoco. Assim como acontece no TDAH, o hiperfoco no TEA faz com que a pessoa seja muito boa em determinada tarefa. Temos diversos exemplos famosos de pessoas que são autistas e extraordinárias, como o futebolista Lionel Messi e o bilionário Elon Musk. 

Mas como funciona e como trabalhar o hiperfoco no Autismo em sala de aula? É isso que você vai saber no vídeo acima!

Um Feliz Ano Novo e um convite para curtir o De Férias com a Rhema!

Muito obrigado por fazer parte da família Rhema! Em 2024, vamos trazer ainda mais conteúdos como esse. Saiba que estamos preparando também uma enxurrada de conteúdo. Cada vez mais prática e com muito estudo, para que você se sinta pronto para qualquer desafio em sala de aula!

Você acha que acabou por aqui? Na Rhema, nós nunca paramos! Prepare-se para o De Férias com a Rhema! Fique atento no nosso Instagram e blog, onde divulgaremos dicas legais para as crianças com TOD, TDAH e TEA se divertirem de maneira fácil e lúdica utilizando elementos comuns dentro de casa. Você não pode perder.

Tenha um ótimo réveillon e vamos iniciar ainda mais empolgados o ano de 2024. Boas festas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome