Os avanços científicos sobre a aprendizagem, principalmente relacionado aos transtornos, têm mudado a perspectiva de pais e professores em relação à forma de ensino. Por isso, separamos 04 vídeos incríveis sobre transtorno em sala de aula que você precisa assistir!

Os transtornos mentais, como Autismo, TDAH e TOD, envolvem muito mais do que administrar pensamentos, emoções, comportamento e interação social. Eles também estão ligados à genética, fatores sociais, econômicos, culturais, nutrição e muito mais.

Entenda mais sobre a característica destes três transtornos e como diferenciá-los!

01 – Transtorno do Espectro Autista

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos transtornos mais curiosos e estudados. O Autismo é perceptível ainda na infância, quando a criança apresenta dificuldade de comunicação e/ou interação social. 

Existem três níveis no Autismo: leve, médio e grave. 

Além disso, a Classificação Internacional de Doenças – 10ª revisão (CID-10) também separava em categorias o autismo. Veja abaixo os tipos de TEA:

  • Autismo infantil
  • Autismo atípico
  • Síndrome de Rett
  • Outro transtorno desintegrativo da infância
  • Transtorno de hipercinesia associada a retardo mental e a movimentos estereotipados
  • Síndrome de Asperger
  • Outros transtornos globais do desenvolvimento
  • Transtornos globais não especificados do desenvolvimento

No vídeo acima, a Diretora Pedagógica da Rhema, Mara Duarte da Costa, fala quais são as 25 características de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Só para lembrar que o diagnóstico deve ser feito após consulta com um psiquiatra infantil ou neuropediatra!

02 – TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), assim como o TEA, se manifesta ainda na infância. Entretanto, diferente do Autismo, algumas pessoas só descobrem que têm o transtorno na fase adulta.

As características do TDAH envolvem, principalmente, dificuldade de se concentrar, desorganização, perda de foco em tarefas rotineiras, impulsividade e inquietação. Entretanto, as pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade também apresentam hiperfoco. Ou seja, são extremamente focados em assuntos ou atividades que despertam sua curiosidade. 

Lidar com essas nuances são grandes desafios para pais e professores. No vídeo acima, você vai aprender a interpretar e desenvolver atividades para que a criança tenha seu potencial explorado de forma correta. 

Especialize-se na Rhema Educação! Cursos online, pós-graduação e capacitação em diversas áreas da educação. 

03 – Transtorno Opositivo Desafiador

Tenho certeza que você já lidou com um aluno com características do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). Ele se comporta de maneira mais impulsiva e tende a questionar a autoridade do ambiente. Seja em casa ou na escola, a criança com TOD tem dificuldade em obedecer pais e professores, ser teimoso e dificuldade em seguir regras. Este comportamento não só prejudica sua aprendizagem em sala de aula, como também o frustra socialmente. 

Saiba que existem muitas maneiras de lidar com uma criança com Transtorno Opositivo Desafiador. No vídeo, você vai conhecer mais as características do TOD e como pais e professores podem agir diante dos problemas deste transtorno! 

04 – Diferença de crianças com TOD, TDAH e TEA

Existem muitas similaridades entre o TOD, TDAH e TEA. Inclusive, normalmente se manifestam ainda na infância. Portanto, é necessário o olhar atento de pais e professores para entender se a criança tem características de algum desses transtornos. 

Por esse motivo, indicamos este último vídeo para você entender como cada transtorno se manifesta e quais as reais necessidades da criança. Lembrando que todos os nossos conteúdos são respaldados cientificamente!

Faça nossos cursos especializados em TDAH e contribua para o desenvolvimento pessoal dessas crianças que precisam de você!

Canal da Rhema no YouTube!

Curtiu o conteúdo? No nosso Canal do YouTube você vai encontrar diversos vídeos falando sobre TEA, TOD, TDAH e mais assuntos ligados à educação infantil. Lá, você vai ver uma playlist para cada tema. Portanto, não perca tempo! Ative o sininho e fique por dentro dos conteúdos relacionados à neuroeducação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome