Está pensando em fazer uma Pós-Graduação, educador, mas antes gostaria de saber a diferença de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

Apesar destas duas áreas possuírem atribuições diferentes, elas trabalham com um mesmo objetivo: ajudar crianças e adolescentes a superarem dificuldades de aprendizagem.

Neste artigo, vamos entender mais sobre a diferença entre estas duas Pós-Graduações. Vamos lá?

Diferença de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

A Psicopedagogia é uma área do conhecimento que busca decifrar como ocorre o processo de construção de conhecimento dos indivíduos.

Dessa forma, ela propõe:

  • Identificar entraves na aprendizagem, principalmente relacionadas à leitura, escrita e matemática;
  • Atuar de maneira preventiva para evitar estes pontos;
  • Elaborar estratégias e ferramentas que possam facilitar o aprendizado.

Além disso, a Psicopedagogia busca na Pedagogia, Psicologia, Psiquiatria, Psicomotricidade, Fonoaudiologia, Psicolinguística e Neurologia o conhecimento necessário para realizar este entendimento de como se dá o processo de aprendizagem.

É importante ressaltar que, conforme vimos, a Psicopedagogia não é apenas a união da Pedagogia com a Psicologia, uma vez que seus conhecimentos vão muito além destas áreas, desmistificando um mito bastante comum.

Por sua vez, a Neuropsicopedagogia busca suas bases teóricas e práticas nas Neurociências e Educação.

De acordo com estudos, a Neurociência constitui-se como a ciência do cérebro, enquanto a Educação configura-se como a ciência do ensino e da aprendizagem.

Assim, o estudo das Neurociências ajuda o Neuropsicopedagogo a compreender a complexidade do funcionamento cerebral e as articulações entre o cérebro e o comportamento.

Já o estudo da Educação contribui para o entendimento de como se processa o ensino, ou seja, a aprendizagem.

Afinal, qual Pós-Graduação escolher?

Agora que você já conhece a diferença de Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia, você pode estar se perguntando: qual Pós-Graduação eu devo escolher?

A verdade é que esta resposta dependerá do seu objetivo.

Como dito, ambas as Pós-Graduações são voltadas para as dificuldades de aprendizagem, apesar da Pós em Psicopedagogia ter um foco maior nas dificuldades de leitura, escrita e matemática.

Dessa forma, caso você queira optar por uma Pós-Graduação mais focada nestas questões, a Pós em Psicopedagogia é a opção perfeita para você.

Com esta Pós-Graduação, além de aprender a intervir nas dificuldades de leitura, escrita e matemática, você também se tornará um profissional com uma visão ampliada da Psicopedagogia no contexto clínico, educacional, empresarial e hospitalar.

dificuldades-de-aprendizagem

Assim, você pode optar por trabalhar em qualquer uma destas áreas e, até mesmo, abrir seu próprio espaço de atendimento, se tornando um empreendedor da Educação e aumentando seus ganhos.

Porém, se você deseja aprender de forma mais abrangente como se dá o diagnóstico, intervenção e tratamento de dificuldades de aprendizagem no âmbito da Neurociência, a nossa Pós em Neuropsicopedagogia Clínica é o caminho.

Com ela, você compreenderá como o nosso cérebro é formado e como o processo de aprendizagem ocorre nele, assim como o que pode ser feito para potencializar o aprendizado dos seus alunos.

De forma semelhante à Pós em Psicopedagogia, na Neuropsicopedagogia Clínica você também pode abrir seu próprio consultório.

Educador, este artigo te ajudou? Caso tenha mais dúvidas, é só deixá-las nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome