musicalizacao

O processo de aprendizagem está ligado a um conjunto de fatores que proporcionam o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos. No caso das crianças, a fase em que eles adquirem habilidades e competências representa um momento crucial para a conquista de aspectos bem importantes no contexto escolar.

Nesse sentido, a musicalização é uma prática pedagógica muito interessante, já que atua em várias frentes. Dentre elas, no fortalecimento e desenvolvimento das funções executivas. Isso é um ingrediente de peso no que diz respeito à evolução do aluno, pois o aprendizado musical contribui para a conectividade em várias áreas do cérebro.

Se você pensa em abordar essa prática com sua turma, então não deixe de conferir o nosso artigo. Certamente, há informações bem interessantes para as suas aulas.

Por que a musicalização é indicada na educação?

Primeiramente, todo educador deve ter em mente que o aprendizado por meio da música provoca o equilíbrio dos dois hemisférios cerebrais. De acordo com estudos, boa parte das pessoas costuma processar a música no lado direito do cérebro, pois ele está ligado a intuição.

A música é ideal para o progresso de uma criança, a partir do momento em que ela potencializa as chamadas capacidades cognitivas – e que são responsáveis por algumas realizações, como a interpretação e a concentração. Com isso, o campo neurológico do pequeno recebe forte influência desses estímulos.

Enquanto isso, a outra parte fica responsável pelo processamento da lógica, da matemática, da leitura e da linguagem. Há que se ressaltar um detalhe importante: esse hemisfério é aquele em que há o estímulo a partir do ensino tradicional.

Já publicamos por aqui que “a experiência sensorial da musicalização pode compensar esse viés. Além disso, fazer com que a criança desenvolva o seu lado lógico e produtivo sem deixar de estimular a criatividade” (Grupo Rhema, 2018). Nota-se também um valor considerável da música no desenvolvimento do aspecto emocional do aluno.

Por que a musicalização auxilia na linguagem?

Isso acontece em função de um processo ocorrido na infância, mais especificamente quando o bebê completa 1 ano de vida. Nessa etapa, a audição da criança encontra maior facilidade para lidar com alguns aspectos da voz, tais como o tom e o ritmo.

Entretanto, o pequeno não consegue organizar esses sons de forma a encontrar significados para as palavras – até mesmo pelo fato de não haver ainda o entendimento necessário dos vocábulos. Com isso, ela arranja esses sons de maneira mais intuitiva e criativa, aproximando essa abordagem à música e não à linguagem especificamente.

Inclusive, algumas pesquisas já apontaram que essas estimulações, por meio da musicalização, são responsáveis por construir o discurso vocal das crianças. Em outras palavras, a união da música e da linguagem pode ajudar bastante em aspectos ligados ao aprimoramento da comunicação, assim como a formação de uma articulação verbal bem desenvolvida.

Como a musicalização contribui para a coordenação motora?

Durante as aulas de música, os alunos não apenas cantam e entram em contato com o que há de melhor na cultura musical – como grandes clássicos, parlendas, cantigas – mas eles podem se desenvolver em outros aspectos. A habilidade motora é fortemente impactada pela musicalização.

Isso acontece porque para a aula ter a interação de todos, as crianças precisam entrar na brincadeira (atividade) e ser parte integrante de todo o processo. E como se dá todo esse processo? Por meio da inserção do pequeno no uso dos instrumentos musicais.

Assim, podemos citar alguns exemplos, como a percussão, o triângulo, o chocalho, o agogô, entre outros. Todos esses objetos exigem o movimento das mãos, dos pés e dos braços, de forma a aperfeiçoar os movimentos. Além disso, as palmas também são excelentes para trabalhar a coordenação motora da criança.

Outro detalhe que deve ser evidenciado é que o ato de tocar um desses objetos propicia o desenvolvimento da atenção (para não perder o foco no ritmo), além da coordenação motora fina e da memória. Segundo estudos, essas habilidades podem ser preditoras na aprendizagem do pequeno em matérias elementares, tais como a redação e a matemática.

Nesse sentido, o uso de instrumentos musicais pode ser uma excelente forma de colocar em prática todas essas funcionalidades iniciantes na vida da criança. Com isso, as aulas podem ser divertidas e bem interessantes para o seu desenvolvimento.

Como potencializar todo esse conhecimento com as crianças?

Já pensou em utilizar todo esse conhecimento para praticar suas aulas? A quantidade de ideais criativas pode simbolizar uma abordagem incrível para seus alunos. Para isso, é importante que você se baseie em evidências científicas e pratique todo esse ensinamento no ambiente da sala de aula.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Arteterapia, Musicalização e Contação de Histórias no Ambiente Escolar, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

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Referência

BENEFÍCIOS da musicalização no desenvolvimento cerebral da criança. Grupo Rhema Educação, out. 2018.

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