Os benefícios de unir musicalização e psicomotricidade

Olá, professor! Hoje vamos falar um pouco sobre como a música pode ajudar no desenvolvimento infantil, afinal as crianças adoraram cantar e dançar desde sempre. Esse recurso pode, e deve ser utilizado em sala de aula, pois é reconhecido como sendo uma das ferramentas lúdicas que mais ajudam a desenvolver a personalidade das crianças. Quer saber como? Me acompanhe…   

Antes mesmo de nascer, lá na barriga de sua mãe, um bebe consegue ouvir e interagir com os sons. Seja pela voz da sua mãe ou do seu pai falando com ele ou através de uma música, o bebe já consegue se comunicar através da realização dos movimentos intra-uterinos. Por isso afirmamos que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, e é pelo movimento corporal que a criança conhece a si mesmo e ao mundo a sua volta depois de nascer.

Enquanto cresce e durante toda a infância solicitamos que as crianças se movimentem, como por exemplo: “sente-se aqui”, “sente-se ali”, “venha cá”, “coloque tinta no papel”, “recorte esta figura”. Por isso durante seu crescimento a criança deve ter liberdade para desenvolver e expressar suas ações corporais sem intervenção adulta, em espaço amplo, para que possa aprender a lidar com suas emoções, ganhando e perdendo, ficando alegre ou frustrada, criando e inventando seu próprio mundo, ou seja, desenvolvendo seu intelecto na construção de um ser completo e equilibrado.

E é por isso que a psicomotricidade é tão importante durante o desenvolvimento infantil, porque ela relaciona os movimentos realizados pelo corpo, voluntário ou não, os conectando com a mente, unindo assim o psico e o motor.   Essa ciência auxilia na estruturação corporal da criança, além de incentivar a prática do movimento corporal através de atividades lúdicas, visando o desenvolvimento global do indivíduo e levando em conta seu mundo interior e exterior. 

“A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança: a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica”. MEUR, A De; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1991. P. 05.

A psicomotricidade deve ser trabalhada com propostas lúdicas, divertidas, sem regras ou cobranças, de forma animada e alegre, por isso a música é utilizada como ferramenta fundamental para o desenvolvimento global da criança, pois a música é de fácil aceitação e assimilação pela criança, ajudando na conquista de sua aprendizagem. 

“A musica é indutora das atividades motora, afetiva e intelectual, em razão de seus elementos constitutivos – ritmo, melodia, harmonia, timbre -, de seus parâmetros formadores – duração, altura, intensidade, densidade, textura – e de seus movimentos sintáticos e relacionais.” Zampronha (2007, p. 42)

Todos sabem a fascinação que a música desperta nas crianças, afinal é só colocar um CD infantil para tocar que os pequenos logo saem a se balançar, cantando e dançando alegremente, desenvolvendo habilidades corporais e expandindo seus movimentos, reconhecendo e delimitando seus espaços e dos coleguinhas.

Mas para uso na psicomotricidade podemos ir além e realizar algumas atividades bem estruturadas, como:

  • Fazer um passeio ao lado externo para ouvir o som ambiente: um carro ou moto passando, um pássaro cantando, pessoas falando, etc;
  • Criar instrumentos musicais com materiais alternativos, como garrafas e embalagens;
  • Na área interna ou externa da escola, identificar diversos sons e pedir que os alunos se movimentem na direção do som. Utilizar diversas fontes sonoras;
  • Brincar imitando a música, substituindo palavras, inventando ou reproduzindo criações;
  • Bater pés ou mãos conforme o ritmo da música;
  • Usar objetos para ilustrar as cenas da música, como fantoches ou bonecos;
  • Misturar a música tocada com sons do corpo ou com outros instrumentos;
  • Fazer caras e bocas, expressar sentimentos e sensações através das musicas;
  • Alternar o ritmo da música indo mais rápido e mais devagar, misturando estilos; 

Viu só, professor? Utilizar a música em sala de aula não é difícil, com um pouco de criatividade fica divertido e fácil proporcionar essa ferramenta aos seus alunos, trazendo benefícios que os acompanharão por toda a vida! Aprenda mais sobre como a junção da MUSICALIZAÇÃO e PSICOMOTRICIDADE podem garantir aulas ainda mais dinâmicas e com ótimos resultados. Clique AQUI e AQUI e adquira seu combo especial com 120 horas de carga horária!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome