musicalizacao

De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a alfabetização é uma etapa primária do Ensino Fundamental, principalmente durante os primeiros dois anos. Mas, você sabe como a musicalização na Educação Infantil se relaciona com esse tema?

Neste artigo, entenderemos mais sobre o processo de alfabetização e sobre qual é a importância da musicalização. Continue a leitura!

O processo de alfabetização

A alfabetização pode ser entendida como o trabalho que visa a construção de um conhecimento que gere domínio de uma transcodificação linguística.

Em outras palavras, alfabetizar nada mais é do que fazer com que o aluno consiga compreender a ortografia do português escrito, assim como do longo processo de construção de diversos conhecimentos relacionados ao funcionamento fonológico da língua.

Além disso, para a BNCC, nos anos iniciais de alfabetização, o foco deve ser ações pedagógicas que visem a apropriação do sistema de escrita alfabética e o desenvolvimento de habilidades que envolvam a escrita e a leitura.

Para entender melhor o processo de alfabetização, é importante lembrar da oralidade e da consciência fonológica. 

A linguagem oral é essencial para o desenvolvimento metalinguístico, afinal, é através dela que a invenção da forma escrita se fundamenta.

A consciência fonológica, por sua vez, é uma das habilidades metalinguísticas mais importantes na alfabetização. Uma das maneiras de desenvolver essa consciência fonológica é através dos sons, como no caso da musicalização.

A importância da musicalização na Educação Infantil

O uso da musicalização na Educação Infantil é uma prática pedagógica muito interessante que atua em diversas frentes. Alguns dos benefícios da inclusão de músicas no aprendizado infantil são:

Contribuir para o processo do desenvolvimento da expressão corporal

O estímulo realizado pelas músicas é algo que causa uma série de ações nas crianças. 

Ao receberem influências a partir de canções, como canção de ninar ou canção de almoçar, as crianças são induzidas a baterem palmas e os pés. Isso auxilia no desenvolvimento de funções psicomotoras como equilíbrio, consciência corporal e coordenação motora fina.

Desenvolver a criatividade

A música também promove a criatividade nas crianças. Ao estimular o improviso, a música auxilia os pequenos a desenvolver uma habilidade que pode ser útil para lidar com obstáculos ou desafios em sua vida acadêmica.

E não para por aí: a musicalização também é importante para o desenvolvimento da linguagem e alfabetização.

Como a musicalização auxilia no desenvolvimento da linguagem?

Durante a infância, mais especificamente quando o bebê completa 1 ano de vida, sua audição consegue lidar melhor com alguns aspectos da voz, como o ritmo e o tom.

É por meio dessas estimulações da musicalização que a criança constrói seu discurso vocal e desenvolve uma articulação verbal bem desenvolvida.

Com crianças um pouco maiores, o uso da música tem sua importância na Educação Infantil ao proporcionar:

  • A articulação de fonemas;
  • A cadência da fala;
  • A dicção;
  • E até mesmo o aumento na concentração e memorização.

Estas habilidades são essenciais para o processo de construção de conhecimentos pela criança e, consequentemente, alfabetização.
Você gostaria de desenvolver todo seu potencial na área de Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC? Então venha fazer nossa Pós-Graduação nesse assunto e conheça  metodologias práticas e baseadas em evidências científicas, que tornarão o aprendizado lúdico e prazeroso para os seus alunos. Converse com um de nossos consultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome