Percepção Musical

Tratada como linguagem universal, a música é atualmente parte do cotidiano de qualquer pessoa. Sendo incorporada e encontrada nos mais variados contextos.

Desde criança brincadeiras de roda e cantigas propiciam nosso contato inicial com melodias e canções, contato esse que ganha dimensão cada vez maior com o passar dos anos. Música é, afinal, parte de qualquer cultura e reflete valores e costumes de toda sociedade.

Os primeiros anos de aprendizagem são propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical, aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles.

Mas sendo algo que agrada a todos os gêneros e gostos, independente de idade ou qualquer outro fator, por que não integra-la e usufruir dos seus benefícios num dos ambientes mais básicos a nossa formação educacional, isto é, na escola?

Todo o trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música.

Diversos estudos já comprovaram a correlação da música no tocante à aptidão escolar. Pesquisas realizadas por estudiosos concluíram, por exemplo, que a música quando inserida na didática em sala de aula aumenta nas crianças determinada área do cérebro em 25%, em comparação àquelas que não desenvolvem qualquer trabalho com músicae assimforam percebidos nos estudantes aumentos de nota significativos em português e matemáticaem relação aos que não possuíam esse contato.

Sons e melodias atuaram, portanto, como auxiliares nas capacidades de leitura, concentração e memorização.

Diversas aptidões conseguem ser aprimoradas pelo uso da música. Enquanto o uso de sons estimulará habilidades auditivas, e os gestos e danças derivados poderão influenciar no desenvolvimento motor, a prática do canto será determinante para o aprimoramento das capacidades de respiração e concentração.

No campo cognitivo, os benefícios também são múltiplos, já que o estimulo a criatividade promoverá o engajamento de novas formas de expressão, atuando por consequência na melhoria da autoestima dos alunos, pois a expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração (sensório-motora) dos materiais sonoros.

Quanto aos conteúdos, estes podem ser tratados em contextos que incluem a reflexão sobre aspectos referentes aos elementos da linguagem musical.

Os contos de fadas, as produções literárias, assim como as criações em grupo são ótimas oportunidades para o desenvolvimento da percepção musical, pois poderá ser utilizado os sons vocais, corporais, produzidos por objetos do ambiente, brinquedos sonoros e instrumentos musicais.

A música é a linguagem que organiza som e silêncio. A criança vai tomar consciência da linguagem musical se conseguir ouvir e diferenciar sons, ritmos e alturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.

Como estratégia didática, listamos aqui algumas para você.

  • Apreciação musical:

É de suma importância Instrumentar as músicas e as atividades realizadas e deixar de livre escolha os instrumentos musicais que mais gostam e que menos gostam, apresentando-lhes sua utilidade.

  • Desenvolver a coordenação motora:

Usar as aulas para desenvolver atividades que proponham movimentar o corpo sob vários ritmos e canções, isso ajuda a se  desenvolver a coordenação motora.

  • Desenvolver a memória musical:

O desenvolvimento da memória musical auxilia a expressão verbal (versos na roda), escutar a si e ao outro, respeitar o outro quando escolhido, entre outros benefícios.

  • Diferenciação de sons:

A diferenciação dos sons estimula o controle da voz ampliando sua expressão verbal, o conhecimento das qualidades do som, altura do som agudo e grave, percepção de timbres e a exploração do som da própria voz (gritando, chorando, sussurrando, murmurando).

Além dessas estratégias, a escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente: o que é transmitido por rádio e TV, as músicas de propaganda, as trilhas sonoras dos filmes, a música do folclore, a música erudita, a música popular, a música de outros povos e culturas.

É importante desenvolver nas crianças atitudes de respeito e cuidado com os materiais musicais, de valorização da voz humana e do corpo como materiais expressivos.

 Um professor que canta com seus alunos sala de aula está oferecendo um tipo de vivência, mas essa vivência não pode se limitar apenas a essa atividade. É importante destacar que a música deve estar presente na escola como um dos elementos formadores do indivíduo.

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