Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem.
Nestes casos, apenas identificar o problema não é suficiente. É preciso que aconteça uma elaboração teórica que ofereça os meios necessários para proporcionar um aprendizado adequado.
A seguir, vamos entender mais sobre como a aprendizagem ocorre, o que é a dificuldade de aprendizagem e conhecer um plano de ação que visa ajudar seus alunos a superarem esta dificuldade. Continue a leitura!
Mas afinal, o que é a aprendizagem?
Para Vygotsky (1991), a aprendizagem nada mais é do que o resultado da interação dinâmica entre a criança e o meio social.
Assim, podemos dizer que a aprendizagem traduz na maneira com a qual:
- Adquirimos novos conhecimentos;
- Desenvolvemos competências;
- Mudamos o comportamento.
No entanto, quando este processo de aprendizagem é acompanhado de “fraturas” que impedem que a criança aprenda, temos as chamadas dificuldades de aprendizagem.
Os alunos com estas dificuldades podem apresentar comportamentos problemáticos, como:
- Distração;
- Falta de atenção;
- Perda do interesse por novas atividades;
- Dificuldades para seguir as orientações do professor;
- Deixar atividades ou trabalhos inacabados;
- Faltar às aulas, dentre outros.
Para impedir que este problema se agrave, é necessário identificá-lo, de maneira correta, o que começa com a diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem.
Dificuldades x Transtornos de Aprendizagem
Apesar de muitas vezes confundidos, as dificuldades e transtornos de aprendizagem são situações totalmente diferentes.
A dificuldade em aprender, normalmente, está relacionada a causas comportamentais e pode resultar de eventos ou condições transitórias como:
- Mudanças de escola;
- Separação dos pais;
- Troca de professores;
- Problemas de saúde.
Já o transtorno tem origem neurobiológica, relacionando-se a um padrão específico de dificuldade.
Isso significa que a criança pode ter dificuldade na leitura, escrita e/ou matemática.
Plano de ação para atender às dificuldades de aprendizagem
Em primeiro lugar, para lidar com a dificuldade de aprendizagem, algumas estratégias precisam ser revistas.
Além de uma maior aproximação entre família e escola, é necessário que haja profissionais bem preparados para lidar com estes alunos, assim como buscar novas intervenções de ensino e conhecer o desenvolvimento emocional destas crianças.
Após isso, existem alguns pontos essenciais para auxiliar estes pequenos a desenvolverem todo seu potencial:
- Tenha atenção ao comportamento do aluno, a fim de identificar e avaliar as dificuldades que ele apresenta.
- Trabalhe com atividades interativas durante as aulas.
- Estimule a participação dos alunos.
- Seja cuidadoso ao interagir com o aluno a fim de que ele não se sinta limitado e perca sua autoestima e confiança.
- Avalie se a criança necessita de usar óculos, pois a dificuldade pode vir da criança não conseguir enxergar o quadro.
- Invista em brincadeiras pedagógicas.
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