Toda criança tem possibilidades de aprender e, quando isso não ocorre, pode ser que este pequeno esteja manifestando alguns dos transtornos ou dificuldades de aprendizagem.

Nestes casos, apenas identificar o problema não é suficiente. É preciso que aconteça uma elaboração teórica que ofereça os meios necessários para proporcionar um aprendizado adequado.

A seguir, vamos entender mais sobre como a aprendizagem ocorre, o que é a dificuldade de aprendizagem e conhecer um plano de ação que visa ajudar seus alunos a superarem esta dificuldade. Continue a leitura!

Mas afinal, o que é a aprendizagem?

Para Vygotsky (1991), a aprendizagem nada mais é do que o resultado da interação dinâmica entre a criança e o meio social.

Assim, podemos dizer que a aprendizagem traduz na maneira com a qual:

  • Adquirimos novos conhecimentos;
  • Desenvolvemos competências;
  • Mudamos o comportamento.

No entanto, quando este processo de aprendizagem é acompanhado de “fraturas” que impedem que a criança aprenda, temos as chamadas dificuldades de aprendizagem.

Os alunos com estas dificuldades podem apresentar comportamentos problemáticos, como:

  • Distração;
  • Falta de atenção;
  • Perda do interesse por novas atividades;
  • Dificuldades para seguir as orientações do professor;
  • Deixar atividades ou trabalhos inacabados;
  • Faltar às aulas, dentre outros.

Para impedir que este problema se agrave, é necessário identificá-lo, de maneira correta, o que começa com a diferenciação entre dificuldade e transtorno de aprendizagem.

Dificuldades x Transtornos de Aprendizagem

Apesar de muitas vezes confundidos, as dificuldades e transtornos de aprendizagem são situações totalmente diferentes.

A dificuldade em aprender, normalmente, está relacionada a causas comportamentais e pode resultar de eventos ou condições transitórias como:

  • Mudanças de escola;
  • Separação dos pais;
  • Troca de professores;
  • Problemas de saúde.

Já o transtorno tem origem neurobiológica, relacionando-se a um padrão específico de dificuldade. 

Isso significa que a criança pode ter dificuldade na leitura, escrita e/ou matemática.

Plano de ação para atender às dificuldades de aprendizagem

Em primeiro lugar, para lidar com a dificuldade de aprendizagem, algumas estratégias precisam ser revistas.

Além de uma maior aproximação entre família e escola, é necessário que haja profissionais bem preparados para lidar com  estes alunos, assim como buscar novas intervenções de ensino e conhecer o desenvolvimento emocional destas crianças.

Após isso, existem alguns pontos essenciais para auxiliar estes pequenos a desenvolverem todo seu potencial:

  1. Tenha atenção ao comportamento do aluno, a fim de identificar e avaliar as dificuldades que ele apresenta.
  2. Trabalhe com atividades interativas durante as aulas.
  3. Estimule a participação dos alunos.
  4. Seja cuidadoso ao interagir com o aluno a fim de que ele não se sinta limitado e perca sua autoestima e confiança.
  5. Avalie se a criança necessita de usar óculos, pois a dificuldade pode vir da criança não conseguir enxergar o quadro.
  6. Invista em brincadeiras pedagógicas.

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