A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma prática utilizada para ajustar ou até mesmo diminuir alguns comportamentos indesejados. Mas, como deve ser o uso da ABA na educação?

A ABA é uma ótima opção para ser trabalhada com crianças com TEA, já que com ela é possível diminuir as barreiras de aprendizado desse aluno. 

Neste artigo, te contaremos mais sobre a ABA e sobre como você pode aplicá-la em sala de aula. Continue lendo!

O que é a ciência ABA?

A ABA (Applied Behavior Analysis, ou Análise do Comportamento Aplicada em português) é uma ciência que se baseia, principalmente, na observação, e tem como finalidade ajudar no desenvolvimento de um comportamento que seja socialmente adequado e que possibilite a habilidade funcional ao indivíduo.

Este método científico é indicado para profissionais da área da Educação e famílias de pessoas com TEA e se fundamenta:

  • Na abordagem comportamental;
  • No ambiente;
  • E nas outras variáveis que podem alterar o comportamento.

Ao aderir este método, é possível destacar, estimular e reforçar uma conduta positiva, fazendo com que comportamentos indesejados ocorram com menos frequência.

Como aplicar o ABA na educação?

Um dos grandes desafios para educadores e familiares de crianças com TEA é incluí-los no ambiente escolar e fazer com que eles consigam aprender e acompanhar os conteúdos.

Assim, para que esse processo de inclusão do aluno com TEA seja um sucesso, você pode utilizar a ABA em sala de aula por meio das seguintes ações:

  1. Realize atividades inclusivas

É importante realizar, ou pelo menos tentar realizar, as mesmas atividades que as demais crianças em sala de aula, porém atividades adaptadas.

  1. Tente manter o interesse da criança

A fim de manter a atenção da criança, você, educador, pode tentar incluir assuntos ou temáticas que a criança possua maior interesse.

  1. Adapte os materiais

Deixe claro qual é o objetivo da atividade para a criança e tente simplificar as folhas, retirar estímulos secundários e deixar somente o item principal.

  1. Sente perto do aluno

Ao se sentar perto do aluno com TEA, será mais fácil observar como ele realiza as tarefas, assim como suas dificuldades e habilidades.

  1. Insira o aluno no cotidiano escolar

Você pode pedir ao aluno com TEA para ser o seu auxiliar. Peça a ele para entregar os materiais e dizer os nomes dos colegas olhando para eles.

  1. Crie um reforço positivo

A cada pequena produção e avanço, é importante gerar um reforço positivo elogiando-o, além de fornecer materiais que o aluno goste, aproveitando o máximo de atividades com massa de modelar, por exemplo.

  1. Torne as regras claras

Para tornar as regras claras, você pode utilizar de apoio visual, como imagens e figuras.

  1. Exercite a memorização

Forneça auxílio à memorização da criança por meio da visualização e repetição retomando uma mesma tarefa ainda no mesmo dia. 

  1. Utilize reforçadores

Para tornar o aprendizado mais interessante para a criança, você pode utilizar de reforçadores que o aluno goste, como: carinhas felizes ou adesivos.

  1. Estabelecer uma rotina é fundamental

O aluno precisará de antecipação do que irá acontecer, pois assim ele conseguirá se organizar melhor e será mais fácil evitar crises em sala de aula.

Quer ser um especialista e aprender mais sobre o uso da ABA, uma metodologia comprovada para alunos com TEA? Conheça nossa Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA e Aplicador ABA conversando com um de nossos consultores.

Referências:

DUARTE, Cintia Perez. SILVA, Luciana Coltri. VELLOSO, Renata de Lima. (orgs). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon, 2018.

GAIATO, M. S.O.S. Autismo. Guia completo para entender o Transtorno do Espectro do Autismo. 3 ed. São Paulo: nVersos, 2018.

PAPIM, Angelo Antonio P. Autismo e aprendizagem. Os desafios da educação especial. Porto Alegre, RS, FI, 2020.

6 COMENTÁRIOS

  1. É assustador o número de crianças diagnosticada com TEA, o que pode está acontecendo para que haja um aumento tão significativo deste transtorno? Como professora de edc. Infantil este fato me deixa muito assustada.

  2. Boa noite! Sou aluna da pós graduação, Análise do comportamento ABA de pessoas com TEA. Estou adorando essa pós. Obrigada por esses artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome