aba-na-escola

Educador, você sabe qual é a importância da abordagem ABA na Escola? Este método, que significa Análise do Comportamento Aplicada, é uma estratégia que busca observar, analisar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. 

Logo, ela pode ser muito útil para entender como se dá a aprendizagem de um aluno dado um certo comportamento. 

Neste artigo, vamos entender mais sobre ela e sua importância no ambiente escolar. Continue lendo!

Qual a importância da ABA na Escola?

De acordo com Frias e Menezes (2008), o principal desafio da escola é proporcionar a diversidade na aprendizagem, garantindo que todos sejam incluídos neste processo.

Para que isso aconteça, é necessário saber identificar as habilidades que a criança possui, assim como suas dificuldades, além de planejar tudo isso de acordo com o estilo de aprendizado de cada criança. 

Assim, quando estas estratégias forem aplicadas, será necessário avaliar como este pequeno está respondendo a este programa, avaliando questões como o ambiente, o comportamento da criança e seu nível de aprendizado. Essa é a metodologia ABA!

Além disso, com esta metodologia, é possível:

  • Entender, descrever e analisar o comportamento de um determinado aluno;
  • Promover entendimento dos antecedentes, consequências do comportamento e reforço que o estímulo provoca;
  • Entender e demonstrar estratégias úteis para lidar com comportamentos difíceis;
  • Coletar e sistematizar informações e dados que promovem o entendimento do comportamento e ajudam no ensino de novas habilidades;
  • Promover possibilidades de intervenção, com critérios bem definidos, que colaborem para o desenvolvimento da criança.

Estratégias práticas para utilizar a ABA no contexto escolar

Conforme vimos, a utilização da ABA no contexto escolar é uma ótima opção para entender e analisar o comportamento dos pequenos. 

Assim, com base nesses comportamentos, será possível elaborar planos de ação para modificar este determinado comportamento, contribuindo para um desenvolvimento pleno da criança.

Mas, como aplicar a ABA na escola?

De fato, existem algumas estratégias práticas, como as que apresentaremos a seguir, que te guiarão por esse processo:

  1. Prepare o ambiente de trabalho organizando materiais, protocolos e fichas;
  2. Torne o ambiente de aprendizagem reforçador e divertido;
  3. Comece com um número menor de tentativas e sessões mais curtas para cada programa e aumente aos poucos conforme o ritmo de aprendizado da criança;
  4. Intercale as demandas, os programas e as tarefas fáceis/difíceis;
  5. Crie reforçadores e cartões com dicas;
  6. Pratique a aprendizagem sem erro.

Um currículo ABA deve ter equilíbrio

Por fim, para que a utilização da ABA na Escola seja um processo eficiente, é preciso que haja um equilíbrio neste currículo.

Logo, é preciso considerar atividades de trabalho de mesa, brincadeiras, além de variedade de locais (casa, escola, terapia, quarto, etc), de oportunidades e pessoas.

Todo esse processo contribuirá para a generalização das habilidades, momento em que o aprendizado é generalizado para situações cotidianas, fazendo com que a criança comece a “aprender acidentalmente”.

Que tal se especializar em Análise do Comportamento Aplicada na Educação de Pessoas com TEA e Aplicador ABA, educador? Converse com um de nossos consultores para entender como você pode desenvolver o potencial de seus alunos e diminuir os comportamentos negativos.

aba-na-escola

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome