Você, educador, também já se perguntou o porquê um aluno apresenta baixo desempenho escolar? A verdade é que podem existir diversas causas das dificuldades de aprendizagem. Por isso, identificar e diagnosticar a causa correta é muito importante para um bom desempenho escolar.

Neste artigo, te contaremos as principais causas das dificuldades de aprendizagem e qual é o papel do psicopedagogo no tratamento. Vamos lá?

Como surgem os transtornos de aprendizagem?

As dificuldades de aprendizagem possuem consequências negativas para a vida escolar, familiar, social e psíquica de diversas crianças e adolescentes. 

Além de causarem perda de autoestima do próprio indivíduo com dificuldade, os transtornos de aprendizagem geram sofrimento também para os pais e cuidadores, que podem se sentir impotentes diante da situação.

Existem diversas causas por trás das dificuldades de aprendizagem. Alguns exemplos são:

  • Metodologia de ensino inadequada à necessidade da criança;
  • Fatores de ordem emocional;
  • Dificuldades de aprendizagem secundárias;
  • E outros quadros diagnósticos, como TDAH, Síndrome de Down ou TEA.

Outra característica importante dos transtornos de aprendizagem é que eles podem ser específicos em leitura (dislexia), escrita (disortografia e disgrafia) ou matemática (discalculia) e possuem base genética.

Além disso, estes transtornos ocorrem em indivíduos que possuem rendimento escolar significativamente abaixo do esperado tanto para sua idade, escolaridade e capacidade intelectual.

O papel do psicopedagogo

Uma avaliação psicopedagógica realizada de forma cautelosa é essencial para diagnosticar a causa do transtorno de aprendizagem e ajudará a definir o plano de intervenção mais adequado.

Assim, o papel do psicopedagogo na intervenção das dificuldades de aprendizagem reside, inicialmente, na avaliação psicopedagógica, que visa detectar quais problemas de aprendizagem a criança apresenta, assim como identificar quais são as possíveis causas.

Em seguida, um laudo psicopedagógico é elaborado que, quando necessário e autorizado pelos pais, pode ser disponibilizado à escola com a finalidade de confirmar a hipótese de dificuldade ou transtorno, elaborando um plano de trabalho para ser discutido com os pais.

Além disso, é importante destacar que o psicopedagogo irá trabalhar em rede com os diversos profissionais que atendem a criança, como pediatras, neurologistas, geneticistas, psicólogos e professores particulares.

Como a criança submetida ao tratamento evolui?

A evolução da criança é um fator que irá depender da causa e do tipo de problema diagnosticado durante a avaliação do psicopedagogo, assim como a duração do tratamento. Em geral, a dificuldade de aprendizagem tem um prognóstico melhor do que os transtornos, que exigem uma intervenção mais intensiva e mais longa.

Independente do caso, a intervenção psicopedagógica tem como objetivo a reabilitação do paciente, auxiliando-o a alcançar o mais alto nível funcional possível, possibilitando que ele use suas potencialidades para minimizar o impacto de suas dificuldades para melhorar o desempenho escolar.

Os problemas de aprendizagem podem ser prevenidos?

A resposta é sim! O trabalho psicopedagógico preventivo com crianças em idade pré-escolar pode não só evitar ou minimizar problemas de aprendizagem no futuro, mas também desenvolver potencialidades e otimizar as aprendizagens.

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