Educador, você já parou para pensar na diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva? Apesar destes dois conceitos serem relacionados, existem alguns pontos que os diferenciam.

No artigo de hoje, vamos conhecer as principais diferenças e semelhanças entre estas duas abordagens educacionais. Continue a leitura!

A Educação Especial

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, a Educação Especial é considerada uma modalidade de educação.

Assim, ela se concentra em acolher e incluir alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), como alunos que apresentam deficiência intelectual, física, transtornos de aprendizagem, entre outras necessidades.

Para promover a inclusão destas crianças, a Educação Especial tem como foco a criação de programas e recursos que auxiliem estes alunos a superar seus desafios educacionais.

Algumas destas estratégias são:

Adaptações curriculares

Em uma sala de aula, o professor encontrará crianças com diferentes perfis e vivências. Para cada um destes alunos, será necessária uma determinada adaptação curricular.

Estratégias de ensino diferenciadas

Assim como cada aluno precisa de uma adaptação curricular diferente, eles também precisarão de estratégias de ensino diferenciadas. Afinal, cada criança responde a um determinado estímulo ou abordagem.

A Educação Inclusiva

Por sua vez, a Educação Inclusiva é uma perspectiva educacional que tem como objetivo garantir que todos os alunos sejam incluídos no mesmo ambiente de ensino, sejam eles alunos com necessidades especiais ou não.

Assim, de acordo com a Educação Inclusiva, todos os alunos devem aprender e crescer juntos, independentemente de deficiência, talento, questões socioeconômicas ou culturais.

Para promover a Educação Inclusiva em sala de aula, os professores precisam adaptar os conteúdos aos diferentes alunos, garantindo que todos possam participar e adquirir conhecimento.

Além disso, a Educação Inclusiva possui 5 princípios fundamentais:

Toda pessoa tem direito de ter acesso à Educação

A Educação é um direito de todos e, portanto, é importante que os indivíduos não tenham obstáculos quanto à sua aprendizagem.

Toda pessoa aprende

Todos os indivíduos possuem capacidade de aprender, mas percorrem caminhos diferentes para isso.

Cada pessoa aprende de maneira singular

Isso significa que os alunos aprendem de maneiras diferentes. Alguns aprenderão com a maneira tradicional e outros precisarão de técnicas alternativas.

O ambiente escolar comum beneficia a todos

Na Educação Inclusiva, a interação social entre todos os alunos é um dos principais aspectos do processo de aprendizagem e socialização.

A Educação Inclusiva diz respeito a todos

A inclusão leva em consideração todas as pessoas, independente de diversidades étnicas, culturais, sexuais, físicas, religiosas, etc.

A Educação Especial e a Educação Inclusiva são termos diferentes que possuem semelhanças

Conforme vimos, a Educação Especial é um conceito que se relaciona ao trabalho com indivíduos com necessidades especiais, enquanto a Educação Inclusiva tem como objetivo incluir todos os alunos em um ambiente de ensino comum, tendo um sentido mais abrangente.

Contudo, mesmo com estas pequenas diferenças, podemos concluir que ambas visam garantir a inclusão e o acesso à educação de todos os alunos, que é o ponto principal de qualquer estratégia pedagógica.

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