aprendizagem-da-crianca

Em primeiro lugar, é possível afirmar que a influência do ambiente no processo de aprendizagem de uma criança representa quase uma totalidade no resultado final desejado. Antes de mais nada, o contexto em que o aluno está inserido reflete consideravelmente em fatores indispensáveis no aprendizado, tais como a interação social, a associação dos conteúdos (trabalhados em sala) com os aspectos ambientais vivenciados, entre outros pontos.

Por isso, vários estudos já foram realizados para dar o embasamento científico que comprova o impacto do ambiente no caminho da aprendizagem da criança. Assim, falar sobre como o desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos recebe a interferência dos espaços pode ajudar a conceber toda essa ação.

Qual é o poder do ambiente nessa dinâmica?

Antecipadamente, a influência ambiental está presente na vida de todos os indivíduos como um conjunto de condições que constitui a sua própria formação. Isso significa que o aluno leva para a sala de aula as experiências adquiridas dentro do seio familiar e de todas as pessoas e elementos que fazem parte dessa construção cognitiva, política, social e cultural.

Ao chegar à escola, o pequeno recebe mais um aporte, dessa vez pelo convívio gerado a partir da interação com colegas e professores. Assim sendo, a estrutura de cada um desses alunos traz consigo a singularidade do ambiente familiar (ou comunitário) e a influência da convivência comum.

É preciso salientar que mesmo nessa conjuntura coletiva, a percepção das crianças também pode receber influências particulares. Inclusive, a formação de seu desenvolvimento é resultado das experiências vividas nos ambientes interno e externo à sala de aula.

Desse modo, falar sobre como o ambiente influencia na aprendizagem da criança é considerar todos os aspectos relacionados ao seu contexto: social, cultural, psicológico e moral. Além disso, a interação dos pequenos com os espaços simboliza a forma pela quala o processo de aprendizagem pode se consolidar.

Como o aspecto ambiental pode ser refletido no processo de aprendizagem da criança?

Ações como a maneira de a criança se vestir, a forma como se alimenta, o jeito que se comporta em determinadas cerimônias e até como se porta para realizar atividades diz muito sobre o ambiente. Portanto, o impacto causado pelo contexto ambiental gera resultados na aquisição de competências que fazem a diferença na dinâmica da alfabetização.

Os principais nomes relacionados à área da Educação contribuíram para reforçar como o ambiente influencia esse processo. Em outras palavras, grandes teóricos já comprovaram como a criança pode estar envolvida nessa relação a partir dos espaços em que ela se encontra.

No entanto, cada abordagem mostra como a aprendizagem é potencializada a partir do ambiente experimentado pelos pequenos. Assim, podemos salientar como essa investigação é aprofundada. Com isso, o comportamento adquirido no desenvolvimento da aprendizagem é reflexo do aspecto ambiental incluído em todo esse processo.

Qual o papel da família no aprendizado da criança?

Primeiramente, ao falarmos sobre a influência do ambiente na aquisição de conhecimentos, o contexto familiar gera um impacto muito grande nessa construção. Afinal, dentro da família há um conjunto de regras que são responsáveis por nortear a forma de vida que essas pessoas vão praticar.

Dentro desse âmbito, muitos itens devem ser considerados. Portanto, detalhes como religiosidade, visões de mundo, condição socioeconômica, grau de instrução dos pais e irmãos; experiências e capital cultural são fortes elementos a causarem impacto na maneira de como a aprendizagem pode se consolidar.

Aliás, o acompanhamento por parte dos adultos responsáveis pelo aluno também exerce forte poder sobre a experiência da criança no percurso pedagógico. Então, a família tem em suas mãos boa parte da influência sobre o processo de aprendizagem vivido em sala de aula pelos pequenos.

Como os professores podem contribuir?

Os educadores devem estar preparados para propiciar aos educandos uma vivência bem-sucedida na alfabetização e na aquisição de competências. Para tanto, muitos profissionais precisam enxergar e trabalhar os pontos necessários para colaborar com o aprendizado das crianças.

Nesse sentido, a busca por uma formação continuada reflete diretamente na condução de atividades e planejamentos que consigam conciliar os ambientes vividos pelos pequenos. Inclusive, a abordagem desenvolvida faz com que os professores estejam aptos para aprofundar conteúdos que vão ajudar no desenvolvimento dos alunos.

Com efeito, a proposição de tarefas significa um importante passo para apresentar à turma diferentes vieses a partir dos ambientes apresentados e trabalhados dentro do espaço escolar. Tudo isso para contribuir na obtenção de conhecimentos. Nesse caso, os professores devem estar munidos não somente de práticas, mas embasamentos teóricos que enriqueçam a sua atuação educativa.

Qual o melhor caminho para obter adquirir esse domínio?

A especialização é recomendável para propiciar aos professores as melhores ações em prol da aprendizagem da criança. Assim sendo, quando os educadores conseguem abordar o conteúdo em sala de aula a partir de diferentes contextos, a missão de educar ganha um elemento indispensável.

O curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Atuação Clínica, Empresarial, Educacional e Hospitalar é a alternativa ideal para o profissional que deseja se qualificar. Por meio de aulas dinâmicas (online ao vivo), professores experientes e materiais atualizados, sua trajetória acadêmica ganha um importante diferencial com quem entende de qualidade no universo pedagógico.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome