Benefícios Jogos no ensino da Matemática

A utilização de jogos no ensino da Matemática pode contribuir para a aprendizagem dos alunos. Falamos sobre o assunto e também explicamos como utilizamos estes importantes recursos nas dinâmicas de aula do Pense Matemática. Vamos conferir?

Jogos e brincadeiras para construir um aprendizado concreto

Os jogos e as brincadeiras são vistos, na concepção mais tradicional da didática, como algo que fazemos para descontrair, em momentos que paramos de aprender, estudar e de ter aulas. Nós, da Positivo Tecnologia Educacional, discordamos dessa concepção. Acreditamos que muito mais do que complementos lúdicos a um processo de ensinar matemática, os jogos são elementos essenciais da renovação do ensino.

Uso de jogos na Educação Infantil 

Há muito tempo o trabalho com jogos é valorizado na Educação Infantil e nas séries iniciais. Jogos clássicos, como amarelinha e dominó, baralhos e jogos de tabuleiro com dados são recursos já consagrados de boas salas de aula dos anos iniciais da escolaridade. Nesses níveis de ensino, busca-se seguir o conselho sábio de Jean Piaget, que afirmava:

“É pelo fato do jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças que, em todo lugar onde se consegue transformar em jogo a iniciação à leitura, ao cálculo, ou à ortografia, observa-se que as crianças se apaixonam por essas ocupações comumente tidas como maçantes.” (Em: Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 1970, página 156.)

Benefícios no uso de jogos no Ensino da Matemática 

Além da exploração de jogos tradicionais com fins didáticos, existem muitos jogos criados especificamente para auxiliar o ensino da Matemática. Constance Kamii é uma das pesquisadoras que, há décadas, tem demonstrado a importância de jogos matemáticos simples como uma grande opção para evitar o foco excessivo sobre algoritmos de resolução.

Confira abaixo três benefícios que os jogos de Matemática podem oferecer aos seus alunos:

  • O aproveitamento dos jogos é um incentivo à resolução de problemas;
  • Promovem o desenvolvimento da agilidade e da destreza matemáticas;
  • Proporcionam a capacidade de colocar-se no lugar do outro, na busca de estratégias para ter sucesso.

Hoje há um consenso sobre o papel que os jogos podem ter para ajudar a dar significado ao conceito de número e às quatro operações fundamentais da Matemática.

A inspiração construtivista, associada à constatação de que os jogos traziam mais motivação e aprendizagem às salas das séries iniciais, ajudou a dar impulso à adoção dos jogos como estratégia para a educação da Matemática em todos os níveis de ensino. Seguindo essa tendência, no Pense Matemática (programa desenvolvido para todas as escolas que queiram inserir em seu projeto pedagógico uma abordagem diferenciada e complementar à grade curricular do ensino de Matemática) os educadores têm acesso à dinâmicas de aulas com jogos para serem desenvolvidas em todas as séries.

Jogos de Matemática: importantes recursos didáticos!  

Nos últimos anos, cresceu o número de softwares e de aplicativos voltados para o trabalho com a Matemática, ampliando ainda mais o potencial dos jogos como recursos didáticos. Em muitas propostas, e no trabalho individual de cada vez mais professores(as), os jogos ganham papel de destaque, enriquecendo o cotidiano escolar com atividades que geram envolvimento, debate, competição saudável e que ajudam a trabalhar inúmeros conceitos matemáticos importantes.

Confira aqui dica de sete jogos destinados ao ensino de matemática para se usar em sala de aula!

QUER SABER MAIS? ADQUIRA NOSSA CAPACITAÇÃO ON-LINE

Além de aprofundar seu conhecimento sobre o uso de jogos no ensino da matemática, você ainda receberá certificado reconhecido pelo MEC. Com carga horária de 60 horas, ele garante sua Progressão Salarial no Estado e Município

Para comprar direto na internet CLIQUE AQUI.Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI ou entre em contato via WHATSAPP (43) 99660-0203 para ter um atendimento personalizado.

Fonte: https://www.positivoteceduc.com.br/blog-matematica/jogos-de-matematica-recursos-pedagogicos/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome