mae-e-filha-estudando-matematica-felizes - Jogos Matemáticos - Curso capacitação on-line
Jogos matemáticos tornam o ensino da disciplina uma brincadeira

JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A criança, desde o nascimento, está imersa em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante.

Na Educação Infantil, o trabalho com noções matemáticas deve, por um lado, atender, às necessidades da própria criança, construindo conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento. Por outro lado, precisa corresponder a uma necessidade social de melhor instrumentalizá-la para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.

Assim, conciliar brincadeira e matemática, por meio de jogos matemáticos, pode ser a solução para a aprendizagem. Desta forma, a matemática deixa de ser vista pela criança como disciplina ou matéria escolar, e se torna uma atividade que está totalmente ligada as suas ações cotidianas, como calcular o espaço para passar entre duas pessoas.

Se  você, como nós do Grupo Rhema, se interessa pelo tema e que aprofundar seus conhecimentos, não perca nossa capacitação on-line sobre Jogos Matemáticos. Ela irá propiciar a VOCÊ estratégias e dicas práticas para tornar o ensino desta disciplina algo totalmente intuitivo. CLIQUE AQUI e confira.

Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI ou entre em contato via WHATSAPP (43) 99660-0203 para ter um atendimento personalizado.

A PRÁTICA E O PROFESSOR FAZEM TODA A DIFERENÇA

Crianças aprendem a medir, medindo, aprendem a somar, somando!
Existem muitas formas de trabalhar com a Matemática na Educação Infantil. Ela está presente na arte, na música, em histórias, na forma como se organiza o pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis, na hora de dividir porções de lanche etc. É aí que são construídos conhecimentos matemáticos como tamanho, distância, comprimento, cores e formas.
Nas últimas décadas vem-se discutindo que, para ensinar matemática à criança pequena, faz-se necessário a manipulação de objetos, a observação de fatores de repetição, a análise de situações cotidianas, com a consequente comparação e reflexão dos resultados.
Nesse sentido, verificamos que a apropriação do conhecimento matemático se dá pela interação com o meio, com as pessoas, relacionando conceitos e fazendo uso de possibilidades às quais, se efetivam em situações diversas, como os questionamentos, as atividades desafiadoras que incentivam a verbalização, a representação gráfica e o registro.

Estas são apenas algumas formas que você pode usar para introduzir o aprendizado dessa disciplina no dia a dia das crianças.Use sua criatividade e descubra outras ideias, com certeza elas existem aos montes.

SETE JOGOS MATEMÁTICOS

1. Jogos de Tabuleiro
Acredite ou não, estes brinquedos populares possuem uma grande capacidade escondida de ensinar matemática às crianças, condições que na maioria das vezes são ignoradas por todos.
Jogos básicos de computador do tipo labirintos, explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos, estes ensinam às crianças os conceitos de sequência, tamanho, geometria, espaço e contagem.

Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.

Jogos como da Velha, Damas e Xadrez, ensinam estratégia e lógica.

2. Batalha Naval

Trata-se de um jogo tradicional onde o jogador dispõe de uma área dividida em quadrantes ou regiões demarcadas a exemplo de um vetor. Nele, deverá distribuir, vários objetos, aprendendo assim sobre noções de espaço, geometria, tamanhos, proporções, etc.

Os Jogos desse tipo ajudam a construir as bases primárias e ensinando sequência, definição e uso de valores, contagem, coordenadas, direções, vetores, lógica, conjuntos, planejamento e estratégia.

3. Quebra Cabeças

Quebra cabeças de figuras recortadas é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática.

Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, sequência e ordenação para agrupar as peças dos quebra-cabeças.

4. Blocos de Construção

Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão, de madeira, ou “Legos”, mas o fato é que construir, organizar e planejar estruturas coerentes e lógicas vai exigir pelo menos matemática básica, habilidades de engenharia e geometria.

As crianças usamtamanho, forma e sequência para dar vida e expressão às suas criações.
Através do método de tentativa e erro elas aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.

5. Dentro do Supermercado

O supermercado oferece uma infinidade de oportunidades de aprendizado.
Na seção de frutas e verduras, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas, volumes e comparações:

“Quantas maçãs são necessárias para formar um quilo?”
“Qual pesa mais: cinco batatas ou cinco limões?”
As crianças também podem praticar conhecimentos de matemática básica: Adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa.
“O que custa mais: 100 gramas de queijo por R$ 3,00 ou 150 gramas por R$ 6,00?”
“Quanto já gastamos até agora?”
“Quantas refeições podemos preparar para nossa família com esta caixa de filé de peixe?”
“A conta foi R$ 35,70. Se eu pagar R$ 40,00, quanto vou receber de troco?” – Nesse caso não vale olhar para o terminal do caixa.

6. Gerenciando a Mesada

Uma das melhores maneiras de ensinar seu filho a desenvolver habilidade para gerenciar dinheiro é dando-lhe uma pequena mesada para ele gastar como quiser.
Deve-se, entretanto, explicar que o dinheiro deverá ser usado com sabedoria para comprar seus brinquedos, revistas, ou outras coisas que ele julgue necessárias.

7. Aprendendo com Receitas de cozinha

É impressionante como também na cozinha existe muita matemática oculta. Uma cozinha nos oferece outros meios de usar, no dia a dia, conhecimentos de matemática.
As crianças podem ler uma receita e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos, um bolo. Poderão também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que vão ser servidas.

BRINCADEIRAS QUE GERAM RESULTADOS!

As brincadeiras para o aprendizado da Matemática devem ser dirigidas e com finalidades claras. Assim, são desenvolvidas capacidades importantes como a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.
Para que o resultado seja positivo o professor deve estar preparado e abusar da criatividade proporcionando prazer em aprender aos alunos.

QUER SABER MAIS? ADQUIRA NOSSA CAPACITAÇÃO ON-LINE

Além de aprofundar seu conhecimento sobre como ensinar matemática de forma fácil e divertida, você ainda receberá certificado reconhecido pelo MEC. Com carga horária de 60 horas, ele garante sua Progressão Salarial no Estado e Município

Para comprar direto na internet CLIQUE AQUI.Caso tenha alguma dúvida CLIQUE AQUI ou entre em contato via WHATSAPP (43) 99660-0203 para ter um atendimento personalizado.

 Fonte: sitededicas.com.br / educacaoinfantil.uol.com.br / editoradobrasil.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome