A sala de aula é um ambiente completamente diversificado: pessoas com diferentes vivências, perfis e visões. Desse modo, estar preparado para lidar com as adversidades que surgem é algo de bastante valor para qualquer profissional da educação. 

Agora, o que fazer quando o foco da turma é proporcionar estratégias de ensino e aprendizagem em educação especial? Você domina as técnicas necessárias para colocar em prática a inclusão? É importante refletir sobre os métodos, as abordagens e todo o conjunto que engloba esse processo. 

Assim sendo, conhecer as etapas envolvidas nessa atuação pedagógica transforma não só a vida do aluno, mas a do educador que vai desenvolver as metodologias indicadas. Para tanto, uma especialização adequada e com embasamento científico deve contar com alguns elementos indispensáveis para que se atinja o objetivo final: qualificar professores em educação especial. 

Por que fazer a Pós em Educação Especial?

Primeiramente, é preciso salientar que todos têm direito à educação. A lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020, reforçam e garantem o acesso das pessoas ao atendimento educacional especializado. Com isso, a oferta de conteúdos que contemplem as pessoas com necessidades especiais é um dever assegurado pelo Estado e um direito inalienável dos alunos.

Dessa forma, os professores que desejam trabalhar com esse enfoque precisam estar atualizados sobre as demandas trazidas em sala de aula. Portanto, o curso de Pós em Educação Especial pode contribuir muito com a capacitação desses profissionais cada vez mais solicitados no ambiente inclusivo. 

Nesse sentido, os educadores passam a dominar as ferramentas estratégicas para proporcionar o ensino adequado a crianças, adolescentes e adultos da educação especial. Dentre esses alunos, podemos destacar aqueles que convivem com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, superdotação, síndromes e outros. 

Qual o diferencial oferecido pela Pós em Educação Especial?

Antecipadamente, o curso de Pós em Educação Especial é a solução para todos os profissionais que pretendem se aperfeiçoar nesse segmento. Inclusive, as aulas são direcionadas para as abordagens que exploram as estratégias e as técnicas indicadas para o trabalho voltado a esse público tão importante. 

A utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem proporciona aos educadores matriculados uma verdadeira imersão nos conteúdos apresentados. Em outras palavras, os alunos dessa especialização contam com o dinamismo das aulas, resultando em alguns pontos imprescindíveis em sua formação: envolvimento em todo o processo de aprendizagem por meio de discussões, estudos de caso, resolução de problemas, atividades práticas e atividades em grupo

Além disso, os métodos das aulas visam a colocar toda a turma no centro do aprendizado, excluindo a existência de uma abordagem passiva, ou seja, sem a interação do aluno com o conhecimento. Por falar nisso, as aulas são online ao vivo, o que garante a proximidade entre todos e a possibilidade de esclarecer dúvidas, expor opiniões, etc. 

Do mesmo modo, é preciso ressaltar que a maneira adotada por todos os professores do Grupo Rhema Educação permite que você tenha a absorção do conhecimento que tanto deseja. Com efeito, a teoria e a prática fazem com que a sua formação em educação especial ganhe o diferencial almejado.  

Aliás, os materiais disponibilizados são atualizados e dialogam com os problemas e as soluções que enriquecem todo o processo de aprendizagem. Por meio desses conteúdos de apoio, você pode ler, reler, pontuar e ser o protagonista da construção de seu conhecimento. Na Pós em Educação Especial, do Grupo Rhema, não há necessidade de apresentar um TCC, mas uma atividade prática escrita que se relacione com o curso. 

Quais são as matérias que compõem o curso?

A escolha das disciplinas é baseada na demanda apresentada em sala de aula pelos alunos da educação especial. Isso significa que as matérias visam ao aprofundamento do conhecimento dos profissionais. Em outras palavras, os educadores levam toda essa bagagem adquirida para proporcionar a inclusão desejada. 

Assim sendo, veja quais são alguns dos módulos que fazem parte da Pós em Educação Especial: 

– Fundamentos e políticas da Educação Especial; 

– Libras; 

– Neuroanatomofisiologia do cérebro e as deficiências; 

– Transtorno do Espectro Autista\TEA; 

– Hiperatividade\TDAH; 

– Intervenção pedagógica para o desenvolvimento de habilidades básicas (entre outras matérias de total importância para o seu conhecimento).

Qual é o público-alvo da Pós em Educação Especial?

O curso é voltado para todos aqueles profissionais que atuam no universo educacional, principalmente quem leciona nos seguintes segmento: Educação Infantil; Ensino Fundamental I e II; Pedagogos; Psicopedagogos; Neuropsicopedagogos; Psicomotricistas; Educação Física; Gestão Escolar; Coordenação, etc

E o mercado de trabalho?

O cenário para um especialista em educação especial é promissor, pois há uma gama de lugares em que você poderá atuar: espaços educacionais inclusivos, clínicas, CAPS, salas de recursos multifuncionais, centros de apoio, escolas especiais e órgãos públicos.

Ficou interessado? Fale com um consultor do Grupo Rhema Educação.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome