Antes de tudo, você tem intenção de lecionar na educação especial? Se a resposta for sim, o melhor caminho para seguir é a especialização. Afinal, por meio dessa preparação, a abordagem a ser desenvolvida com esses alunos vai fazer a diferença na vida de todos eles, além de sua própria experiência adquirida no dia a dia da missão de educar.

Assim sendo, aumentar o seu conhecimento nessa área tão importante simboliza um forte compromisso pela inclusão, um tema que tem ganhado total visibilidade. Aliás, é extremamente importante proporcionar ambientes atrativos e adequados para essas pessoas.

O que a pós em Educação Especial tem a ver com o processo de inclusão?

A princípio, tudo. Agora, falando de forma mais detalhada, é preciso chamar a atenção para o fato de que esta especialização faz uma verdadeira imersão nas teorias e nas práticas necessárias. Em outras palavras, o profissional que estuda a Pós-Graduação em Educação Especial estará completamente envolvido em estratégias e técnicas essenciais para a promoção de uma aprendizagem que atenda aos alunos.

Além disso, o profissional da educação estará apto a desempenhar as práticas em diversos contextos educacionais e não apenas na sala de aula. Inclusive, o curso também mostra quais caminhos podem e devem ser seguidos a fim de desenvolver os métodos eficazes para providenciar as soluções desejadas.

Com isso, você poderá trabalhar de maneira precisa e atender às demandas dos alunos que chegam ao espaço educacional com diagnósticos de síndromes, transtornos e dificuldades. O educador que se especializa nessa área passa a ter o conhecimento suficiente para dar aulas em Salas de Recursos Multifuncionais, Escolas Especiais e Projetos Inclusivos.

Que aprendizados são disponibilizados por meio das disciplinas ofertadas?

Primeiramente, a pós-graduação em Educação Especial conta com uma série de matérias que trabalha questões pertinentes a uma educação inclusiva de qualidade. Dentre as várias opções, destacamos algumas delas para você ver o quão importante o curso pode ser para a sua formação acadêmica e percurso profissional:

– Fundamentos, Metodologia de Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico: Área da Surdez/ Surdocegueira.

Por meio de uma abordagem bem detalhada, você terá a chance de entender qual a melhor didática nesses casos. Inclusive, casos reais são trazidos para a sala de aula a fim de que todos possam debater e entender quais as melhores formas existentes na busca por um ensino eficiente a esses alunos.

– Transtorno do Espectro Autista TEA

Esta disciplina tem o objetivo de levar quais as estratégias devem ser adotadas no processo de ensino e aprendizagem de pessoas com TEA no contexto educacional. Assim, tópicos como metodologias, ferramentas e comportamento são detalhadamente estudados a fim de propiciar o domínio necessário a esses educadores.

– Fundamentos e Políticas da Educação Especial

Saber os parâmetros e até mesmo a legislação vigente sobre a Educação Especial é um passo fundamental para compreender o quanto esta modalidade está presente no cotidiano das escolas brasileiras. Além disso, os professores passarão a ter o embasamento necessário para providenciar uma educação inclusiva que realmente gere resultados aos alunos, seja no contexto educacional, pessoal e social.

– Hiperatividade / TDAH

Outra matéria que também atrai muita atenção é a de Hiperatividade/TDAH, pois a demanda por conhecimentos aprofundados acerca dessa condição aumentou consideravelmente, principalmente por parte de educadores. Desta forma, você também ficará por dentro de todos os tópicos necessários para saber lidar com alunos que vivem com o TDAH.

Como é a carreira e quais as possibilidades de atuação?

Inicialmente, o profissional que se especializa na Pós-Graduação em Educação Especial está apto para trabalhar em diferentes ambientes pertencentes ao contexto pedagógico. Para se ter uma ideia, essa formação capacitará o educador para atuar em espaços educacionais inclusivos, centros de apoio de aprendizagem para inclusão, clínicas e até ocupar cargos em órgãos públicos voltados para essa área.

A carreira de um pós-graduado em Educação Especial está muito bem, pois a demanda está alta e a tendência é que aumente ainda mais. Portanto, escolas públicas e privadas; além de clínicas e centros de apoio sempre abrem oportunidades para quem atua nesse segmento.

Qual é a metodologia utilizada no curso de pós-graduação em Educação Especial?

O uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem é um importante passo para que todos consigam aprender da melhor forma. Afinal, o maior interesse está no compromisso de levar o conhecimento teórico e prático para o aluno da pós-graduação. Com isso, aumentar o seu domínio em questões de extrema importância, como a educação especial.

Além disso, as aulas são todas ao vivo e online para proporcionar a todos a experiência de contar com a explicação, resolução de problemas e toda a exposição de situações por meio de professores gabaritados. Por fim, a interação pretende contribuir no aprendizado constante sobre os assuntos e as disciplinas trazidas para o contexto educacional e profissional.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PÓS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Quer saber mais detalhes sobre a Pós-Graduação em Educação Especial? Clique no link acima e descubra como se inscrever.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome