Um gestor possui um papel fundamental para manter um ambiente escolar mais eficiente e colaborativo, auxiliando na elaboração de estratégias e metas, além de motivar seus liderados e gerar resultados. 

Mas, qual é a diferença entre gestor e professor? Continue lendo o artigo para entender!

A diferença entre gestor e professor

Existem alguns pontos de diferença entre os papéis desempenhados por um gestor escolar e por um professor.

Primeiramente, um professor é um profissional que possui o domínio de algum tipo de conhecimento, base didática e preparo para lidar com pessoas a fim de entendê-las e orientá-las. Tudo isso visando auxiliar na construção de um indivíduo completo.

Por sua vez, o gestor, por ser um cargo que envolve mais a liderança, deve ter o seu olhar voltado para a atuação do professor e zelar pela autonomia, inovação, harmonia e motivação da equipe toda.

Contudo, apesar de possuírem atuações diferentes, é possível que um professor se torne um gestor.

Como um professor pode se tornar um gestor?

De fato, ambos professores e gestores possuem algumas características em comum. 

No entanto, para que um professor se torne um bom gestor, outros fatores também precisam entrar em cena, como sua capacidade de construir um ambiente que funcione como um intercâmbio de crescimento profissional e conhecimento.

Além disso, outras características que fazem parte de um perfil desejável de um professor que gostaria de trabalhar com gestão são:

  • Experiência em sala de aula com alunos de idades variadas;
  • Ter formação e competência acadêmica que sejam consistentes;
  • Ser um profissional que busca se atualizar constantemente;
  • Ser uma pessoa organizada com a sua rotina;
  • Ser criativo, inovador e saber buscar novas ideias;
  • Saber ouvir, mediar conflitos e estabelecer vínculo com a equipe;
  • Estar atento a estratégias que melhorem o trabalho em grupo e que fortaleçam o aspecto coletivo.

O papel da Inteligência Emocional na Liderança

A Inteligência Emocional pode ser entendida como a capacidade de um líder de gerenciar a si mesmo e os seus relacionamentos com sua equipe.

Esta habilidade é essencial para que um gestor consiga exercer sua liderança da melhor maneira possível, criando um ambiente saudável e melhor para trabalhar e conviver. 

Ainda, a Inteligência Emocional é constituída pelo:

  • Autoconhecimento;
  • Autogestão;
  • Consciência social;
  • Destreza social.

Autoconhecimento

O autoconhecimento está relacionado à capacidade do líder educacional de compreender suas próprias emoções, assim como o impacto que elas podem ter em seu desempenho e relacionamentos.

Autogestão

A autogestão é o autocontrole que o gestor possui sob suas emoções e impulsos, sabendo lidar consigo mesmo, com suas responsabilidades e adaptar-se a novas situações.

Consciência social

A consciência social é a habilidade de desenvolver a empatia, uma característica muito importante para aprender a se colocar no lugar dos outros e compreender o ponto de vista de pessoas diferentes.

Destreza social

Por fim, a destreza social relaciona-se à capacidade de se comunicar, gerir conflitos, trabalhar em equipe e construir vínculos afetivos.

Por isso, se você, educador, gostaria de atuar em papéis de gestão, procure se desenvolver para aprimorar sua Inteligência Emocional.

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