gestao-escolar

Uma boa gestão escolar é essencial para saber trabalhar todas as demandas pedagógicas, financeiras e liderar uma equipe escolar. Assim, um gestor escolar não só motivará seus funcionários, mas sim buscará gerar resultados e construir uma cultura que mantenha o ambiente eficiente e colaborativo.

Mas, você sabia que existem 7 pilares da gestão escolar? Neste artigo, conheceremos quais são eles. Continue lendo!

7 pilares da gestão escolar

A gestão escolar pode ser compreendida como uma forma de qualificar os processos institucionais de uma escola e melhorar a qualidade do ensino, baseada em conceitos e fundamentos da gestão.

Além disso, ela é constituída pelos 7 pilares seguintes:

  1. Gestão Pedagógica
  2. Gestão Administrativa
  3. Gestão Financeira
  4. Área de Recursos Humanos
  5. Gestão da Comunicação
  6. Gestão de Tempo
  7. Gestão da Tecnologia

Vamos entender qual é a responsabilidade de cada um destes pilares dentro do contexto escolar.

  1. Gestão Pedagógica

A Gestão Pedagógica está relacionada ao gerenciamento de projetos e pessoas, garantindo que tudo ocorra de forma satisfatória, encontrando pontos de melhoria para aprimorar a qualidade do ensino.

Neste pilar, o líder deverá trabalhar com a definição de metas, aspectos motivacionais e análise de desempenho, a fim de criar um ambiente em que os envolvidos (professores e alunos) sejam estimulados e estejam engajados.

  1. Gestão Administrativa

A Gestão Administrativa é aquela que cuida das necessidades da instituição e fiscaliza a rotina.

Ela também busca garantir que os recursos financeiros e materiais sejam utilizados a favor do ensino, se preocupando com questões como:

  • Legislações;
  • Processos educacionais;
  • Manutenção patrimonial (por exemplo, playgrounds e salas de aula) e bens.
  1. Gestão Financeira

A Gestão Financeira atribui-se ao controle do orçamento e gastos, garantindo que todos os recursos sejam bem distribuídos.

Isso, é claro, levando em conta as necessidades da escola e promovendo a redução de custos.

  1. Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos é essencial para qualquer instituição, afinal, é ela quem se comunica com todos os envolvidos (corpo docente, alunos, pais de alunos e funcionários).

Logo, o objetivo deste pilar é garantir o entrosamento de todos os envolvidos e assegurar a melhoria no dia a dia da equipe.

  1. Gestão da Comunicação

A comunicação também é um pilar importantíssimo para a escola e se trata tanto da comunicação da equipe interna, pais e alunos, quanto dos canais de comunicação que mantém os alunos informados (calendário escolar, por exemplo).

Neste sentido, a Gestão da Comunicação é aquela que promove o conhecimento e a informação dentro de uma instituição.

  1. Gestão da Comunicação

Nosso tempo é algo precioso. Por isso, o pilar Gestão do Tempo é aquele que tenta otimizar a produtividade da equipe, garantindo a eficiência dos processos.

Porém, para converter este pilar em resultados, será necessário muito empenho e esforço.

  1. Gestão da Comunicação

Por fim, o último pilar da gestão escolar é a Gestão da Tecnologia, responsável pela inserção de recursos tecnológicos de forma consciente e relevante, como: 

  • Organização de dinâmicas on-line;
  • Ensino híbrido;
  • Segurança de dados, entre outros.

Você gostaria de ser um Gestor Escolar diferenciado e conhecer as ferramentas mais atualizadas da Gestão? Confira nossa Pós-Graduação em Gestão Escolar conversando com nossos consultores.

Referências:

Gestão escolar: Conheça os 7 pilares fundamentais. Sae Digital, 2019. Disponível em: https://sae.digital/gestao-escolar/. Acesso em: 05 jun. 2023.

O que é gestão escolar e quais são os seus principais pilares? Blog Aquarela Parques. Disponível em: https://blog.aquarelaparques.com.br/o-que-e-gestao-escolar-e-quais-sao-os-seus-principais-pilares/.  Acesso em: 05 jun. 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome