ensino-híbrido

O fortalecimento da pandemia do novo coronavírus impôs uma mudança repentina no cotidiano de todos nós. Com isso, as atividades realizadas presencialmente foram adaptadas a novos formatos, como a única alternativa possível frente aos desafios impostos pelo distanciamento social. 

Nesse caso, o ensino remoto emergencial surgiu para solucionar um problema que afetou todos os estudantes. Porém, o caráter extraordinário de sua realização apresentou o aspecto temporário de duração.

Com o avanço das campanhas de vacinação, as pessoas passaram a retomar vários dos hábitos que praticavam no período pré-pandemia. Entretanto, algumas transformações ocorridas na fase mais crítica do isolamento foram se consolidando. Outras, por sua vez, mostraram a sua força e a importância de permanência, mesmo existindo antes desse período.

Diante de vantagens e desvantagens, o ensino híbrido e o ensino à distância realçaram o seu poder de abrangência e os déficits que exigem novas adaptações. Contudo, antes de apresentar essas nuances, vamos detalhar quais as diferenças entre essas modalidades.

Ensino híbrido e ensino à distância: qual a diferença?

Em primeiro lugar, o ensino híbrido não ocorre exclusivamente no ambiente virtual. Uma das principais marcas dessa abordagem é transmissão do conhecimento e a participação ativa do aluno. Dentre as características, podemos citar:

– Realização de aulas síncronas e assíncronas (ao vivo ou gravadas, respectivamente) e presenciais;

– Aplicação de atividades complementares para execução on-line e offline;

– O aluno desempenha um papel colaborativo nesse processo de aprendizagem, pois ele não só recebe a informação, mas também se torna personagem principal na dinâmica. 

Já o ensino à distância mostra também a sua versatilidade na condução das aulas. As características dessa modalidade podem ser listadas como:

– Ambiente virtual de aprendizagem como local para a realização das aulas;

– Existência de polos presenciais para servir de apoio aos alunos;

– Flexibilidade de horários (aulas gravadas para acesso quando e onde o aluno quiser);

– Disponibilização de materiais didáticos e acervo de biblioteca de acordo com a oferta de disciplinas;

– Disponibilização de tutores para auxiliar os alunos. Além disso, as instituições fornecem acesso a fóruns, cuja interação dos discentes ocorre por meio desse espaço on-line para solucionar dúvidas, saber informações, entre outros;

Quais são as vantagens do ensino híbrido e do ensino à distância?

A presença física dos alunos em sala de aula tem a sua fundamental importância para todas as faixas etárias, seja para a interação social das crianças com seus colegas; seja para a formação de networking para adultos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. No entanto, as modalidades híbrido e presencial trazem vantagens consideráveis, a saber:

– Facilidade para administrar o tempo;

– Contato com ambiente diversificado e convergente; 

– Acesso a partir de dispositivos eletrônicos (computadores, notebooks, tablets, smartphones, etc.);

– Tendência ao letramento digital;

– Conexão com a Internet;

– Experiência entre locais físicos e virtuais;

– Outros.

Quais são as desvantagens?

Se por um lado, os ensinos híbrido e a distância permitem essa abrangência; por outro, muitos alunos ainda convivem com o fato de não disporem de recursos tecnológicos ou sinal de cobertura que favoreça o acesso à rede. De fato, a inclusão digital não abarcou todas as pessoas como deveria. 

Assim, parte dessas crianças, adolescentes e adultos ficam de fora das modalidades retratadas, o que escancara uma realidade destoante na atual conjuntura. Isso ficou evidente com a realização das aulas no sistema remoto emergencial, onde muitos desses alunos não conseguiram estudar de maneira proveitosa durante a pandemia da Covid-19. 

Qual o desafio para professores? 

Os educadores representam outra parcela que também precisou se adequar a novos formatos de ensino, pois utilizar os meios eletrônicos para se comunicar foi algo crucial nesses últimos meses. No caso do ensino híbrido, podemos citar a facilidade do momento presencial para a interação com os alunos. 

De qualquer forma, a busca por condições que propiciem o domínio desses recursos se tornou fundamental para aqueles professores que querem e precisam transmitir e trocar experiências com seus alunos. Assim sendo, conhecer as ferramentas faz com que esses profissionais consigam atuar de maneira eficiente e satisfatória.

Como se adaptar a essas tipologias de ensino?

Antecipadamente, os educadores devem procurar sempre estar atualizados em relação às demandas que surgem. Os ensinos híbrido e a distância mostraram como é importante o domínio dos processos envolvidos. 

Com isso, a busca pelo conhecimento é fundamental. Para poder lidar com esses e outros tópicos relacionados ao mundo educacional, o curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação Pedagógica, do Grupo Rhema Educação, oferece todos os conteúdos necessários para potencializar o domínio em vários aspectos da área. 

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