Se você quer saber mais sobre psicopedagogia, veio ao lugar certo. Neste post, selecionamos os melhores livros de psicopedagogia do momento! Uma lista feita cuidadosamente e atualizada, repleta de recomendações para quem busca aprimorar seus conhecimentos na educação. 

De clássicos consagrados a lançamentos recentes, nossa lista tem uma variedade de temas relevantes para profissionais, estudantes e entusiastas da Psicopedagogia. Prepare-se para mergulhar em obras com abordagens inovadoras, estratégias e atividades práticas para entender e atuar no campo da aprendizagem e do desenvolvimento humano.

01 – Desenvolvimento humano nas diferentes faixas geracionais:: abordagens psicopedagógicas e psicológicas

O livro “Desenvolvimento humano nas diferentes faixas geracionais: abordagens psicopedagógicas e psicológicas” é uma leitura fundamental para educadores e profissionais específicos em entender a complexidade do crescimento humano. Com uma abordagem baseada em teorias de autores renomados como Freud, Erikson e Piaget, esta obra explora os diversos avanços do desenvolvimento desde a infância até a vida adulta tardia. 

Ao compreender as características únicas de cada fase, incluindo aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais, os leitores serão capacitados para aplicar esse conhecimento de forma prática em ambientes educacionais.

02 – DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

A nova edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) é uma ferramenta indispensável para estudantes, clínicos e pesquisadores específicos em saúde mental. Após mais de uma década de trabalho por especialistas globais, esta versão totalmente reformulada oferece o que há de mais atual em classificação e diagnóstico de transtornos mentais. 

Com informações precisas e diversas, o DSM-5 é uma fonte confiável para entender e abordar uma variedade de condições psiquiátricas. Portanto, este manual é essencial para quem busca conhecimento e orientação na prática clínica e na pesquisa em saúde mental.

03 – Foco roubado: Os ladrões de atenção da vida moderna

O livro “Foco Roubado: Os Ladrões de Atenção da Vida Moderna” é muito mais do que um best-seller aclamado pelo New York Times e pelo Sunday Times. Ele é um verdadeiro guia essencial para entender e recuperar nossa atenção em um mundo cada vez mais distraído. 

Durante sua pesquisa de três anos, o renomado jornalista Johann Hari desmascara os mitos em torno da diminuição do nosso tempo de foco, revelando que não se trata de uma falha pessoal, mas sim do roubo constante de nossa atenção por poderosas forças externas. Ao expor os principais fatores que alimentam essa crise de atenção, desde gigantes da tecnologia até a poluição, Hari oferece análises profundas e práticas para recuperarmos o controle sobre nossas mentes e vidas. 

Com histórias envolventes que vão dos bastidores do Vale do Silício até uma comunidade no Rio de Janeiro, este livro oferece não apenas reflexões pessoais, mas também um chamado à ação para proteger nossa atenção e reconquistar nosso foco, tanto como indivíduos quanto como sociedade. Uma leitura imperdível para quem busca navegar pelo caos da era digital com clareza e propósito.

04 – A Criança em Crescimento

No livro “A Criança em Crescimento“, a renomada autora Helen Bee mostra como compreender o desenvolvimento infantil de forma abrangente e cronológica do período pré-natal até a adolescência. Ao oferecer uma alternativa à abordagem consagrada em seu livro anterior, “A Criança em Desenvolvimento”, Bee apresenta uma visão detalhada e atualizada do crescimento infantil, destacando os principais marcos e desafios em cada fase do desenvolvimento. 

Por isso, este livro é uma leitura indispensável para pais, educadores e profissionais de saúde específicos para entender melhor o processo de crescimento e maturação das crianças. “A Criança em Crescimento” ensina como promover um ambiente saudável e estimulante para o seu desenvolvimento.

05 – Dificuldades de Coordenação Psicomotora na Criança: A organização práxica e a dispraxia infantil

Dificuldades de Coordenação Psicomotora na Criança: A organização práxica e a dispraxia infantil” é uma obra indispensável para compreender e lidar com as complexidades das dificuldades de cooperação na infância. Este livro oferece uma análise aprofundada, tanto teórica quanto clínica, sobre os desafios enfrentados pelas crianças em seu desenvolvimento psicomotor. 

Ao explorar os aspectos do diagnóstico, o autor visa elucidar o impacto dessas perturbações no equilíbrio emocional, potencial de aprendizagem e adaptação social dos pequenos. Entendendo que a ação é central para a sociabilização e aprendizagem infantil, as dificuldades de cooperação podem afetar diversas áreas do desenvolvimento integral da criança. Desde atividades cotidianas até expressões artísticas e desempenho escolar, essas dificuldades podem gerar preocupações para os pais e frustrações para as crianças. 

A obra “Dificuldades de Coordenação Psicomotora na Criança” é uma fonte valiosa de reflexão e orientações para pais, educadores e profissionais da saúde que buscam apoiar crianças com desafios de evolução psicomotora.

06 – Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos” é uma obra de referência mundial que oferece uma abordagem acessível sobre os processos dinâmicos de desenvolvimento motor. O livro mergulha em todas as fases da vida, destacando as nuances do desenvolvimento motor com uma perspectiva centrada nas restrições. 

Os autores fornecem uma introdução sólida aos aspectos biológicos, emocionais, cognitivos e comportamentais de cada fase, utilizando o Modelo de Ampulheta Triangulada como estrutura conceitual. Com base em teorias e pesquisas atuais, esta obra mostra o desenvolvimento motor desde a infância até a vida adulta, tornando-se uma leitura essencial para estudantes, profissionais e pesquisadores da psicopedagogia.

07 – Aprendizagem e Performance Motora: Dos Princípios à Aplicação

Aprendizagem e Performance Motora: Dos Princípios à Aplicação” é uma obra que combina teoria e prática para oferecer uma compreensão completa sobre o assunto. Com um projeto gráfico intuitivo que facilita a navegação e compreensão do conteúdo, esta nova edição aborda os princípios teóricos fundamentais da aprendizagem e desempenho motora. Além disso, ela também mostra sobre como aplicar esses conceitos em situações reais, proporcionando aos leitores uma visão abrangente e prática do tema. 

Este livro é ideal para estudantes, profissionais e entusiastas da área. Portanto, é uma leitura indispensável para quem busca aprimorar seus conhecimentos sobre aprendizagem motora e aprimorar o desempenho em diversas atividades físicas e esportivas.

08 – Comportamento Motor – Conceitos, Estudos e Aplicações

Comportamento Motor – Conceitos, Estudos e Aplicações” é uma obra completa que mergulha no universo da aprendizagem motora e do controle motor, oferecendo um conteúdo rico para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e afins. 

Dividido em sete partes, o livro contextualiza as principais pesquisas sobre o tema, explorando desde o processo adaptativo em aprendizagem motora até as características do controle motor, com foco especial no controle postural de legislação específica. Os capítulos foram elaborados por colaboradores de renome, fornecendo uma análise aprofundada e reflexões sobre o desenvolvimento da progressão motora e o envelhecimento motor. 

Esta obra serve como referência essencial para compreender os conceitos-chave e as aplicações práticas relacionadas ao comportamento motor, destacando-se como uma leitura necessária para quem busca aprimorar seus conhecimentos na área da educação..

09 – Aprendizagem e Controle Motor. Conceitos e Aplicações

O livro “Aprendizagem e Controle Motor: Conceitos e Aplicações” é um guia necessário para compreender e aplicar habilidades motoras em diversos contextos, seja trabalhando com atletas de elite ou pacientes em fisioterapia. Baseado em pesquisa profunda, este livro oferece uma apresentação clara e aplicações práticas que ajudam a construir uma base sólida em habilidades motoras. 

Explore uma base neuromotora para controle motor e aprenda sobre neurônios, transmissão de informações e funcionamento das unidades motoras. Com pontos para o profissional, você encontrará abordagens práticas para atender às suas necessidades, seja desenvolvendo a velocidade de um atleta, ensinando um paciente a andar novamente ou oferecendo um modelo de demonstração para o ensino de habilidades motoras. Aproveite as oportunidades de aprendizagem, como problemas de aplicação, recursos online e questões de estudo, para aprimorar seu conhecimento e se preparar para uma maior autonomia em sua área de atuação. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome