Pessoas diagnosticadas com o Transtorno Opositivo Desafiador e Transtorno de Personalidade Borderline, de forma geral, têm comportamentos parecidos e isso pode confundir familiares e professores. Por isso, vamos abordar neste post as diferenças cruciais entre TOD e Borderline. 

O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e o Transtorno de Personalidade Borderline têm características similares como, por exemplo:

  • Irritabilidade
  • Discussões
  • Medo de abandono
  • Insatisfação consigo mesmo

Por isso, saber identificar cada transtorno e suas particularidades é essencial para estabelecer um bom convívio em casa e em sala de aula. Acompanhe o post para saber mais sobre o assunto!

Veja agora o vídeo no YouTube: Entendendo TOD vs Borderline!

No vídeo acima, o professor Luiz Paulo Moura Soares, psicopedagogo e especialista em educação especial, aprofunda sobre TOD e o Borderline.

É uma aula bem completa sobre os dois transtornos. Na primeira parte, o psicopedagogo fala sobre as características do TOD, do surgimento até a forma de tratamento. Enquanto na segunda parte, Luiz Paulo explica o Borderline.

Você é professor e lida diariamente com alunos nestas condições? Então você tem que assistir ao vídeo imediatamente!

O que é TOD?

TOD é a sigla para o Transtorno Opositivo Desafiador. Portanto, são pessoas que tendem a se opor e desafiar constantemente. Veja algumas das características abaixo:

  1. O TOD é manifestado na infância e adolescência
  2. Seu padrão de comportamento é hostil e desafiador voltado para figuras de autoridade como pais e professores
  3. Tem dificuldade em seguir regras
  4. Irritabilidade frequente

Lembre-se que, por se tratar de uma pessoa em desenvolvimento, o próprio transtorno causa angústia pela exclusão social devido ao seu comportamento. Por isso, em caso de suspeita, leve a criança para ser corretamente diagnosticada por um neurologista infantil ou psiquiatra.

Inscreva-se agora no curso online sobre Transtorno Opositivo Desafiador da Rhema!

O que é Borderline?

O Transtorno de Personalidade Borderline é marcado pela oscilação de comportamento e emoção. O mesmo tem flutuações extremas de humor que o atrapalham nos estudos, trabalho e relações pessoais. Veja abaixo algumas das características do Borderline:

  1. O Borderline é manifestado na adolescência e no início da fase adulta
  2. As causas podem incluir fatores genéticos, traumas, ambientes e disfunções neurobiológicas
  3. Mudança de humor e nos interesses
  4. Sentimentos extremos
  5. Instabilidade nos relacionamentos
  6. Medo de abandono
  7. Problemas com a autoimagem
  8. Impulsividade
  9. Agressividade
  10. Dificuldades para confiar

Assim como o TOD e outros transtornos, o Borderline pode levar a pessoa a ter ansiedade e depressão. Portanto, é necessário o diagnóstico do psiquiatra e acompanhamento psicológico. 

Quer ver mais vídeos sobre o tema? Acesse o Canal da Rhema no YouTube!

No nosso Canal no YouTube, você vai encontrar diversos vídeos e aulas sobre transtornos. Assim como o vídeo “Entendendo TOD vs Borderline: Diferenças Cruciais”, todos produzidos por profissionais especializados na área da educação especial e com dados científicos sobre o assunto. 

Lembre-se de se inscrever no Canal e ativar o sininho das notificações. Estamos esperando você lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome