condutas-psicomotoras

O desenvolvimento de uma pessoa está particularmente vinculado a determinados aspectos que influenciam o sucesso dessas conquistas. Dentre os quais, há que se destacar as condutas psicomotoras, pois elas são responsáveis pelo desempenho global da psicomotricidade dos indivíduos. 

Desse modo, quando a atenção está voltada para o processo de aprendizagem e amadurecimento das crianças, o enfoque nas etapas relacionadas aos progressos dos pequenos ganha importância. Isso significa que tal evolução pode causar impacto em todas as áreas referentes à aquisição da coordenação motora e outros elementos fundamentais na condução psicomotora. 

Conhecer com profundidade os pontos específicos dessa dinâmica ajuda os professores na elaboração de estratégias indispensáveis. Em outras palavras, as técnicas utilizadas contribuem para o aprendizado pedagógico, o desenvolvimento motor, a regulação das emoções e a interação social. 

Quais são as Condutas Psicomotoras e o que representam?

Primeiramente, durante o procedimento dos aspectos de psicomotricidade, as crianças devem ter trabalhadas as habilidades que estão relacionadas ao seu progresso. Dessa forma, os profissionais precisam estimular e focar nas chamadas condutas psicomotoras

No entanto, você sabe quais são elas e o que simbolizam nesse processo? Veja abaixo como são importantes:

Tonicidade

Os tônus estão ligados à capacidade de contração e relaxamento do corpo, ou seja, à autonomia. Imagine que na sala de aula haja uma criança com a musculatura mais flácida (bem mole). Por esse motivo, ela deixa cair os objetos que tenta segurar. Isso pode ser baixo tônus. Nesse caso, o músculo precisa de estímulo: carregar peso, exercícios etc. 

– Equilibração

O equilíbrio se refere à manutenção da posição ortostática (quando a criança consegue se manter de pé) sem precisar de auxílio e considerando todos os estímulos do meio: funcionamento de percepção visual e condição de tônus. 

Inclusive, dentro da equilibração existe tanto o equilíbrio estático quanto o dinâmico. O primeiro tem relação com a posição que mantemos enquanto estamos sentados ou parados, por exemplo. Já o segundo está ligado ao equilíbrio praticado em movimento.  

– Noção de corpo

Conhecer a estrutura corporal é proporcionar uma relação completa com o mundo. Essa habilidade é muito importante para que a criança saiba o que sua própria constituição física significa. Assim sendo, a noção de corpo está dividida em dois eixos: esquema corporal (o corpo enquanto estrutura) e imagem corporal (a relação subjetiva que a pessoa constrói com seu próprio corpo). 

Lateralidade

O uso dos dois lados do corpo é algo essencial para o aspecto psicomotor. Além disso, outro aspecto que deve ser tratado aqui é a dominância lateral (que acontece a partir da maturação dos hemisférios cerebrais). 

– Estruturação espacial 

Podemos salientar aqui a relação do corpo com o espaço, percebê-lo no ambiente de maneira consciente. Isso complementa as demais habilidades citadas e agrega um excelente aspecto ao desenvolvimento da criança.

– Estruturação temporal

Aqui está uma das últimas habilidades a serem fortalecidas, pois o tempo é abstrato. Portanto, o trabalho feito depende de um estímulo maior e um pouco de paciência, pois a sua evolução é gradual. A criança se baseia nas referências temporais: dia e noite, manhã e tarde, ontem e hoje, claro e escuro, as horas no relógio, mês, ano, dia do aniversário etc. 

– Praxia global

Podemos destacar a realização dos grandes grupos musculares; a conquista dos movimentos coordenados, conscientes e harmônicos. As ações mais marcantes dessa habilidade é quando os pequenos conseguem fazer as seguintes práticas: correr, dançar, pular, saltar, entre outros.

– Praxia fina

Essa parte está associada à coordenação motora fina, ou seja, movimentos mais refinados e realizados pelos pequenos grupos musculares. Os atos de escrever, pinçar, manusear e contornar com lápis costumam ser os mais comuns durante o desenvolvimento observado aqui.

https://youtu.be/iyoR7ks8348

Como exercitar essas Condutas Psicomotoras com os alunos?

O ambiente escolar é propício para estimular os pequenos. Nesse caso, apostar nas atividades lúdicas é a melhor maneira de trabalhar tudo isso. Assim sendo, a instituição deve dispor de brinquedos que possibilitem a descoberta por meio de exercícios importantes e divertidos.

Com efeito, o processo de aprendizagem das crianças é potencializado. Inclusive, vale ressaltar que a escola pode utilizar os objetos que tiver e transformá-lo em uma grande fonte de estímulo e inspiração. 

Os professores devem estar dispostos a desenvolverem essas atividades com foco na evolução dos aspectos psicomotores dos alunos. Como resultado de tudo isso, a especialização é uma opção interessante.

Por que se especializar?

Ao longo deste artigo, você viu que conhecer a fundo as condutas psicomotoras é de total importância para o trabalho desenvolvido no processo de aprendizagem. Com isso, os educadores têm a chance de oferecer as melhores alternativas voltadas para o progresso do aluno. 

A Pós-Graduação em Psicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é o caminho ideal para quem deseja uma especialização de qualidade. As aulas são dinâmicas (online e ao vivo), os professores são experientes e o material atualizado. Todo o diferencial necessário para a sua formação.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome