pos em tdah e dislexia

Em primeiro lugar, a especialização é uma excelente maneira de aprofundar o conhecimento na área de atuação profissional. Por meio de muitos debates, seminários, exposições, leituras, atividades e aprendizados o conteúdo se solidifica de forma dinâmica. Mas como tudo isso contribui para o percurso do professor?

Antes de mais nada, precisamos mostrar algumas situações que exigem do educador uma visão detalhada sobre o processo de aprendizagem. Nos casos em que há o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a Dislexia, por exemplo, o aprendizado sofre influências dessas condições. Com isso, a condução adequada em sala de aula reflete diretamente no aproveitamento que o aluno vai ter.

Como a pós em TDAH e Dislexia pode auxiliar?

O professor é uma pessoa que precisa estar preparada para todas as adversidades que o contexto escolar pode apresentar. Curiosamente, isso não é ruim. Muito pelo contrário, esse aspecto diverso da sala de aula é responsável por desenvolver habilidades fundamentais à sua atuação.

Aliás, lecionar é sempre um prazer, mas também representa um desafio diário. Apresentar soluções para os problemas educacionais depende de uma formação continuada de qualidade.

Assim sendo, os profissionais da educação que desejam se especializar nesse caminho têm a chance de trabalhar com as técnicas e os métodos atualizados e eficazes. Além disso, durante o curso é possível conhecer novas ferramentas de intervenção que podem complementar o dia a dia dentro da escola.

Como consequência, o professor constrói um caminho baseado em evidências científicas que enriquecem a prática diária. Desse modo, a maneira de lidar com o TDAH e a Dislexia é potencializada através de uma construção bem-elaborada.

Para contribuir ainda mais, a pós em TDAH e Dislexia proporciona ao profissional uma imersão nos conteúdos por meio de metodologias ativas, o que garante uma excelente experiência. Nesse sentido, a ação pedagógica do especialista ganha um elemento totalmente importante.

Por que o TDAH e a Dislexia merecem um acompanhamento aprofundado?

Na verdade, todos os transtornos, os distúrbios e as demais condições que interferem no processo de aprendizagem do aluno devem estar em evidência, ou seja, precisam ser tratados. Isso significa que as intervenções necessitam de respaldo científico para que sejam validadas.

No caso do TDAH e da Dislexia, as crianças são direta e indiretamente impactadas. Com isso, o aproveitamento dos pequenos durante o aprendizado enfrenta obstáculos que, caso não tratados de maneira devida, acarretam situações que tendem a se arrastar para a vida adulta.

No TDAH, as características mais frequentes são as seguintes: problemas para concentração, dificuldade para esperar a vez de falar e agir, impaciência para aguardar explicações/orientações dadas pelos professores, inquietação, agitação, impulsividade, situações de esquecimento, entre outros.

No entanto, é preciso salientar que no contexto do TDAH existem dois eixos, sendo eles a desatenção e a hiperatividade/impulsividade. Assim, é importante que a criança seja direcionada a um atendimento adequado para que seu diagnóstico seja feito com a habilidade necessária.

Na Dislexia, o aluno lida com algumas questões que também interferem em seu aprendizado. A aquisição do conhecimento encontra barreiras como as dificuldades para o reconhecimento de palavras, assim como um desenvolvimento aquém na leitura e na escrita; problemas de decodificação e soletração.

Inclusive, a criança também costuma trocar letras e números. A propósito, é comum que o educando demonstre uma leitura cuja cadência não costuma ser a esperada, considerando o estágio em que ele está.

Esse distúrbio precisa e deve ser acompanhado com intervenções que sejam suficientes para oferecer aos alunos o aprendizado apropriado. Assim, quando há professores preparados, a didática é direcionada a esses importantes detalhes.

Qual é a abordagem da pós?

A pessoa que se matricular na pós-graduação em TDAH e Dislexia vai ter acesso a uma série de conteúdos. Por meio desses materiais, os profissionais têm a oportunidade de aprender com base em abordagens variadas.

As disciplinas foram criadas com o intuito de abarcar todas as abordagens a serem trabalhadas em sala de aula. Para se ter uma ideia, o curso apresenta módulos que mostram desde os principais conceitos da área até atuações mais complexas, como neuroanatomofisiologia do cérebro do aluno. Além disso, a pós também oferece as seguintes matérias:   

– Políticas da educação especial e adaptação curricular para os alunos com TDAH e para alunos com Dislexia;

– Características comportamentais, socioemocionais e comorbidades associadas ao TDAH e a Dislexia na infância;

– Processo de alfabetização da criança com Dislexia;

– TDAH e alimentação

– Entre outros.

A lista acima reúne apenas algumas das disciplinas selecionadas para quem deseja se aprofundar na especialização. Com efeito, os educadores se formam com o diferencial necessário para executar um trabalho de qualidade nas instituições.

O que mais é oferecido?

A Pós-Graduação em TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dislexia no Contexto Escolar, do Grupo Rhema Educação, conta com aulas dinâmicas (online e ao vivo), materiais atualizados e professores experientes. O professor que desenvolve sua formação continuada com a gente tem a chance de se aperfeiçoar com total qualidade; e com a tradição de quem entende de educação.

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