Já parou para pensar sobre a importância de desenvolver a Inteligência Emocional na escola? Ao investir nessa poderosa soft skill, é possível transformar a vida, tanto do profissional da área de educação, quanto dos alunos, ajudando-os a serem pessoas bem-sucedidas. 

Há muitos benefícios no relacionamento interpessoal quando há a prática de estratégias pautadas na Inteligência Emocional na escola e no artigo de hoje, traremos algumas importantes dicas neste sentido. Confira a seguir!

Inteligência Emocional na Escola: o autoconhecimento nos ajuda a compreender também o outro

Sabemos o quanto a esfera educativa é cheia de desafios, não é verdade? Você já se questionou sobre qual seria o resultado, tanto pessoal quanto profissional, se fosse possível compreender a si mesmo (a) e, consequentemente, compreender as pessoas ao seu redor? 

Por exemplo: O que motiva aquele aluno a agir de determinada forma? Ou ainda, de que maneira se comunicar assertivamente com ele, de um jeito mais eficaz, profundo?

Pensando em qualquer segmento, não somente no escolar, ao trabalharmos os conceitos e estudarmos como desenvolver a Inteligência Emocional, nos empoderamos de ferramentas capazes de desvendar o perfil de cada pessoa. Dessa forma, temos a possibilidade de aproveitar o máximo potencial daqueles que nos cercam, decifrando e analisando suas características, gostos, princípios, etc.

Identificando os temperamentos 

Quando consideramos o processo da educação emocional, é fundamental que o educador lance mão de sua sensibilidade, transpondo assim as barreiras do seu próprio conhecimento e da sua prática em sala de aula. 

Para tanto, é necessário identificar os temperamentos das pessoas à sua volta, reconhecendo suas emoções.

É fato que desde o nascimento, a criança possui sua própria personalidade. Algumas são curiosas, outras sorriem, enquanto algumas demonstram temor e até irritabilidade.

Dentre algumas características do temperamento, podemos destacar:

  • Nível de atividade (a criança é (hiper) ativa?); 
  • Sentimentos de medo, frustração e tristeza (a criança torna-se facilmente temerosa, frustrada e triste?);
  • Reações ao desconhecido (a criança sente-se confortável na presença de estranhos e de situações novas?); 
  • Nível de atenção e concentração (a criança presta atenção e concentra-se em uma tarefa?).

Fonte: E-book Grupo Rhema 

Essas características formam alguns dos seguintes temperamentos:

• Colérico;

• Fleumático;

• Melancólico;

• Sanguíneo.

Estes são os temperamentos considerados clássicos, sendo que em linhas gerais, todas as pessoas têm um pouco de cada, com um ou dois predominantes.

A sacada aqui é que ao saber o temperamento da pessoa, podemos melhor direcionar sua educação e focar naquilo que realmente importa. É o caso, por exemplo, de uma criança fleumática. Ela necessita de tédio para se desenvolver, enquanto  por outro lado, uma considerada sanguínea precisa focar em uma só coisa por vez.

Uma dica poderosa para desenvolver a Inteligência Emocional na escola 

Você conhece o Método KidsCoaching/Rhema para crianças? Ele faz parte do curso de Pós-graduação em Coaching Educacional oferecido pelo Grupo Rhema, e ajuda no aprimoramento de habilidades e competências para a busca e o alcance de resultados diferenciados para a vida pessoal e para a aprendizagem. 

Isso inclui o desenvolvimento da inteligência emocional na Escola, por meio de ferramentas e técnicas do Coaching.

Com essa Especialização, você descobre como otimizar o seu potencial e o potencial de seus alunos. Aprende técnicas para executar uma comunicação mais assertiva, melhora a sua capacidade de ouvir, e conquista significativas melhorias no relacionamento interpessoal e familiar.

Um curso que visa aumentar a produtividade, estimular a criatividade, bem como a inovação e que traz como resultado, o desenvolvimento e aprimoramento da Inteligência Emocional. 

Já pensou atuar como Coaching Educacional de crianças, jovens e adultos, em um mercado que está crescendo cada dia mais, tendo a oportunidade de prosperar financeiramente? 

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Referências:

Decifre e Influencie Pessoas- Editora Buzz – Paulo Vieira- Deibison Silva

ANTUNES, C. Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas -2a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

A inteligência emocional na construção do novo eu – 10a ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2002.

Os quarto temperamentos para a educação dos filhos- Dr. Ítalo Marsili- Editora Kírion

The Four Temperaments – https://en.wikipedia.org/wiki/Four_temperaments

Description of the four primary temperaments by John T. Cocoris, Th.M., Psy.D: http://fourtemperaments.com/Description.htm

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