Coching na educação benefícios para alunos e professores

Muito já se falou sobre coaching e seus benefícios, que têm comprovação científica. Portanto, que tal se aplicarmos o coaching na educação? Quais os benefícios que este conjunto de processos e ferramentas podem trazer para o professor? E para os alunos? Descobra tudo isso e muito mais no nosso artigo, que detalha as vantagens da aplicação do coaching na educação.

O coaching é uma prática que visa o desenvolvimento de pessoas por meio de várias técnicas que envolvem, principalmente, a inteligência emocional e autoconhecimento.  Portanto, na escola, sua aplicação pode ser voltado tanto ao desenvolvimento dos professores e demais profissionais da educação, como ao melhoramento socioemocional das crianças e adolescentes. Desta forma, por ser um método que congrega diversas técnicas de aprimoramento humano, é completo em seus benefícios.

Benefícios Para os Professores

No que tange os docentes, o processo trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades-chave. Entre ela, estão a inteligência emocional e social, planejamento e organização. Em conjunto, proporcionam o autoconhecimento necessário a que possam desenvolver seu máximo potencial, obter excelentes resultados em seu trabalho e também uma qualidade de vida maior no âmbito pessoal.

Além disso, apoia os professores a vencerem seus desafios escolares, que podem incluir: perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; falta de apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; pouco interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala; falta de reconhecimento salarial ou ainda gaps nos investimentos em capacitação.

Ainda com foco nos professores, o coaching na educação proporciona maior autoconhecimento, seu aprimoramento técnico, emocional e comportamental, melhorias em seu método de ensino e na relação com seus alunos e colegas. Também lhes apoia a encontrar sua missão de vida, a se reconectar com o propósito do seu trabalho e a fortalecer as boas práticas de gestão educacional.

Benefícios Para os Estudantes

Para os alunos, o coaching auxilia a maximizar a compreensão sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, o que é essencial ao seu crescimento como alunos e seres humanos.  A intenção, com isso, é promover o desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças e adolescentes de forma sistêmica.

Na prática, isso quer dizer que os jovens poderão trabalhar seus talentos, competências e diferenciais. Com isso, conseguirão expandir suas habilidades escolares, emocionais e comportamentais de forma mais objetiva.

Assim, entre os muitos benefícios do coaching na educação, podemos dizer que o processo ajuda a desenvolver autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e que as crianças possam ter uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também.

Ademais, o método também Tudo isso, por meio de um acompanhamento focado nas necessidades reais de aprendizado e desenvolvimento de cada uma e nos desafios que cada fase de vida apresenta. Aqui, vale ressaltar que o Coaching proporciona resultados acelerados respeitando a individualidade e os objetivos de cada pessoa.

Autoconhecimento e Inteligência Emocional

Assim, o coaching na educação tem, no autoconhecimento, a chave para proporcionar às crianças e adolescentes a base que precisam para se tornarem seres humanos mais conscientes do seu potencial e mais confiantes em suas capacidades e talentos individuais.

Os professores, capacitados com o coaching, tem aqui o papel de trazer perguntas poderosas que ajudem em seu desenvolvimento. Desta forma, irão ajudar estes jovens a explorarem, de forma assertiva, suas potencialidades e direcionar esta energia à realização com sucesso de suas atividades na escola.

O objetivo com isso é oferecer o suporte que precisam para entender melhor suas emoções, pensamentos e sentimentos. Ou seja, como elas impactam em suas seu modo de agir e se expressar, na forma como se sentem, especialmente, no jeito que se relacionam consigo mesmos, com seus pais, irmãos, amigos, parentes, professores e coleguinhas de escola.

Coaching na educação e para a vida

No dia a dia, assim como nós, as crianças também enfrentam inúmeros desafios dentro e fora da escola. Precisam tirar boas notas; aprender a lidar com seus sentimentos e medos; com as mudanças físicas e a se relacionar positivamente com seus colegas e professores.

Mas não é só! Elas também são desafiadas a lidar com inúmeras regras. Precisam se adaptar à sociedade, lutam para serem aceitas, respeitadas e incluídas nos grupos dos amigos. Além disso, muitas vezes, também têm que enfrentar até mesmo problemas sérios como o Bullying no ambiente escolar.

Portanto, quanto mais preparados para lidar com tudo isso e com as dificuldades, mudanças e cobranças internas e externas, mais chances nossos jovens têm de superar seus desafios. Mais preparados estarão para vencer seus medos e crescer em todos os sentidos com cada fase de sua vida escolar.

Claro, o acompanhamento e o apoio dos pais aos filhos nesta jornada são fundamentais. Não podem ser substituídos por nada. Lembrar-se disso é essencial para que a responsabilidade pelos progressos dos mesmos não seja terceirizada. As técnicas de  coaching entram como uma ferramenta a mais para ajudá-los a trilhar os seus caminhos.

Quer saber mais? Não perca nossa LIVE no FACEBOOK

A diretora pedagógica do Grupo Rhema Educação, Mara Duarte, fará uma live na nossa página no Facebook sobre os benefícios da aplicação do coaching na educação. A live será Dia 21 de novembro, a partir das 20 horas – inscreva-se clicando aqui.  Ela marca o lançamento do novo curso de capacitação on-line do Grupo Rhema Educação, Coaching e Inteligência Emocional na Educação.

Leia também: Música ajuda crianças no desenvolvimento da linguagem

Texto original: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-educacional/

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome