Olá professor, tudo bem?

Por que será que os alunos reconhecem alguns professores como autoridade e outros não? Quais as características de um professor com autoridade?

Os alunos apontam nos professores que admiram, e que, portanto, são autoridades com o poder legitimado, tanto aspectos referentes às personalidades quanto à atuação do professor e sua maneira de ensinar, falar e olhar para diferentes situações.

Sabemos que a postura com autoridade do professor, nada tem a ver com postura autoritária, mas que essas duas características somam muito no sucesso escolar do aluno.

E pela importância desse conteúdo, confira em nosso blog, qual a diferença e mudanças no processo escolar entre estas posturas, e descubra quem você tem sido em sala de aula e quais atitudes lhe ajudam nas estratégias escolares.

Costumamos nos lembrar do professor que mais nos ensinou, e talvez lendo este artigo, você se recorde das características dele!

Vamos ler?

O mundo e o comportamento das pessoas mudaram, e com isso gestão escolar também mudou, hoje é dia de trazer para o debate uma temática que é da sociedade contemporânea como um todo: vivemos ou não um momento de crise da autoridade?

As mudanças sociais tornaram as práticas docentes mais produtivas, mais abertas e voltadas para os interesses dos alunos, da comunidade, pondo em prática discussões acerca de temas políticos, problemas da sociedade, meio ambiente, sexualidade, levando o professor a ser o grande instrutor das dinâmicas da sala.

A complexidade da discussão está no fato de envolver um tema pra lá de delicado que é o poder. Ele está na natureza tanto da autoridade quanto do autoritarismo. Foquemos, então, a realidade da escola e as relações estabelecidas entre os adultos – autoridades – e os estudantes.

Na relação que temos com nossos alunos, há uma nítida assimetria de poder. Nossa experiência de vida e nossos conhecimentos, bem como a responsabilidade em compartilhá-los, nos conferem esse poder de autoridade.

As relações entre professor/aluno ficaram abertas, onde cada um expõe as informações que trazem acerca dos temas abordados, fazendo-se do espaço da sala de aula o verdadeiro ambiente da circulação do conhecimento.

Assim como também confere a todo profissional gabaritado em desempenhar sua função, em relação às pessoas que desfrutam de sua competência. Entretanto, na relação professor/aluno, o que temos testemunhado de ambas as partes são eventos em que o professor não é visto e nem se sente autoridade. Não há necessidade de ilustrar aqui tais situações. São, infelizmente, conhecidas por muitos de nós.

Sendo o poder um elemento comum entre autoridade e autoritarismo, façamos uma única, porém, significativa distinção: uma autoridade tem seu poder legitimado por aqueles que a reconhecem como alguém admirável.

Já o autoritarismo é o poder imposto, sem que haja com isso o reconhecimento daquele que é autoritário como alguém de autoridade. Parece confuso, mas é muito coerente: aquele que admiramos é autoridade para nós!  Autoridade como ser humano, como profissional, enfim, admiramos quem é, o que faz e como faz!

Portanto, autoridade tem a ver com admiração e respeito, não somente com obediência e submissão. Ser autoritário é justamente querer impor aquilo que não é legitimado.

Voltando a reflexão sobre a escola:

Por que será que os alunos reconhecem alguns professores como autoridade e outros não?

Quais as características do docente que se vê e é visto como autoridade?

Essas perguntas já nortearam algumas pesquisas sobre essa temática – incluindo a afetividade de estudantes com histórico de fracasso escolar.

O professor não precisa mais gritar pelo silêncio ou castigar os indisciplinados. Pelo contrário, sua prática docente exerce as práticas dos bons valores morais, do respeito ao próximo, dos direitos e deveres a serem cumpridos. Conquista através da amizade e do diálogo um espaço que antes não existia na relação professor/aluno, afastando a indisciplina, aproximando do saber.

De maneira sucinta, os alunos apontam nos professores que admiram, e que, portanto, são autoridades com o poder legitimado, tanto aspectos referentes às personalidades quanto à atuação na docência, tais como: a maneira respeitosa de se relacionar com todos (alunos ou não), o olhar justo sobre as diferentes situações, a tolerância acolhedora para diferentes ritmos de aprendizagem, o domínio do conteúdo e a dedicação com a aprendizagem de todos.

Embora sejam todas características que, de fato, justificam o reconhecimento do professor como uma figura de autoridade, não são percebidas pelos alunos em todo o corpo docente. Infelizmente! E essa constatação leva a outra: a busca pelo controle das situações de sala por parte dos professores não reconhecidos como autoridade se dá, prioritariamente, por atitudes autoritárias, em que o poder de adulto e da hierarquia se impõe, muitas vezes, de maneira arbitrária e parcial.

Quais as implicações disso tudo nas relações interpessoais e com o conhecimento? O professor/autoridade, como referência positiva, certamente conseguirá do seu trabalho resultados efetivos na formação dos alunos.

Em contrapartida, o professor/autoritário, além de se desgastar infinitamente mais, terá sempre a sensação de insatisfação em relação aos estudantes e à própria prática.

E nada de pensar que o limite não faz parte desse processo. Pelo contrário, este deixou de aparecer pela lei do mais forte, passando a vir como forma de combinados entre o grupo, como regras a serem cumpridas e respeitadas, perdendo o seu caráter de imposição, que antes fazia os mais críticos não as aceitarem.

Hoje, obtêm-se bons resultados em razão do exercício da liberdade consciente, apontando que esta é a melhor forma de se atingir os objetivos do trabalho pedagógico. Com isso, mobiliza-se o grupo pelo desejo de vencer as etapas e conquistar o sucesso.

E o que te faz lembrar de um professor, que você sempre respeitou sua autoridade?

Pensando neste tema, queremos também oferecer conteúdos riquíssimos que aborda este e outros temas tão importantes quanto. A nossa capacitação on-line de PSICOPATOLOGIAS NA APRENDIZAGEM vai com certeza enriquecer suas estratégias para sala de aula e trabalhar seu poder e sua autoridade. Conheça agora mesmo clicando aqui

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