arte-na-educacao

Você, profissional que trabalha com educação, já parou para pensar na importância do uso da arte na educação? 

A verdade é que a arteterapia, uma intervenção terapêutica que pode ocorrer por meio do desenho, pintura ou colagem, dentre outras alternativas, pode auxiliar pessoas a ampliar o autoconhecimento, melhorar a autoestima e desenvolver recursos físicos e cognitivos.

Que tal entender melhor sobre o uso de arte na educação, como ela pode facilitar o processo de aprendizagem e quais são os seus desafios? Continue lendo o artigo e descubra!

O uso da arte na educação

A arte é utilizada na educação a fim de dar sentido ao sentir e à percepção de mundo do ser, podendo fazer uso de emoções e referências simbólicas (como a memória, cultura e criatividade).

Assim, é possível educar tendo respeito com a cultura herdada, apenas acrescentando conhecimento para que o aluno desenvolva uma capacidade intelectual e possa ser um ser crítico dentro desta mesma cultura.

A arte também desperta a curiosidade e desenvolve a criatividade de indivíduos, permitindo que eles experimentem o novo de forma espontânea, além de ajudar em aspectos comportamentais, psicomotores e compreensivos.

Além disso, o uso da arte na educação pode:

  • Auxiliar o aluno a conhecer o mundo e suas culturas, ideais e pontos de vista;
  • Ajudá-lo a abstrair emoções e ideias guardadas, concretizando-as em cores, tintas, sons e gestos; 
  • Tornar o aluno capaz de pensar, criar e agir diante de desigualdades.

Como a arte na educação facilita o processo de aprendizagem?

Diversos estudiosos concordam que o uso da arte na educação pode facilitar o processo de aprendizagem. Isso porque a arte pode auxiliar crianças a expressarem suas dificuldades, frustrações e interesses, sendo um elemento muito importante no ambiente escolar.

Além disso, ao utilizar da forma lúdica, a criança: 

  • Aprende com seus próprios movimentos;
  • Entende situações e domina seus sentimentos;
  • Desenvolve o senso de respeito aos outros e às regras;
  • Ativa o processo de cognição e capta novos conhecimentos;
  • Exercita a comunicação com o mundo.

Contexto escolar

Dentro do contexto escolar, a arte pode familiarizar a criança com a gramática visual, imagens fixas e móveis, etc. Assim, atividades e oficinas podem ser trabalhas visando o processo de aprendizagem da criança.

Alguns exemplos de como a arte pode ser utilizada de forma educativa são a contação de histórias e a colagem com letras e palavras, que podem auxiliar no desenvolvimento da linguagem; e a musicalização, que desenvolve a capacidade cognitiva, a criatividade e a memória.

Principais desafios do uso da arte na educação

Conforme vimos, a arte tem um papel fundamental na educação, estimulando o desenvolvimento das crianças. Contudo, podem existir alguns desafios.

Além da ausência de materiais e recursos, carga-horária reduzida e até mesmo falta de interesse dos alunos, arte-educadores podem enfrentar a falta de oportunidade para ampliarem sua formação e conhecerem formas mais inovadoras, criativas e dinâmicas de incentivar o aprendizado.

Que tal se aprofundar mais no poder da arte na educação e aprender ferramentas para usar a arteterapia, musicalização e contação de histórias no ambiente escolar? Conheça nossa Pós-Graduação falando com um de nossos consultores!

Referências:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012.

COLAGRANDE, Cláudia. Arteterapia na prática: diálogos com a arte-educação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

COUTINHO, Vanessa. Arteterapia com crianças. . Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.

DIKANN, Alain. Caderno de exercícios de arteterapia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

FERRAZ, Heloisa C. de T. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRA, L.H.; BONOMi, M.C. (2011). Arteterapia: a mudança do olhar em educação. Revista de Arteterapia da AATESP, vol. 2, n. 1.

MARTINS, Mirian Celeste F. D. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e fazer arte. São Paulo: FTD, 1998.

ROCHA, Virginia Maria Pereira da. Contos com arte: em educação e arteterapia (volume 2). Curitiba: Appris, 2018.

RODRIGUES, Rafaela Nathalia Larocca; SOUZA, Leonardo Jeronymo de . TREVISO Vanessa Cristina Treviso. Arte-educação: a relevância da arte no

processo de ensino e aprendizagem. In: Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro SP, 4 (1): 114-126, 2017.

RADINO, G. Contos de fada e realidade psíquica. A importância da fantasia no desenvolvimento. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

SCHAMBECK, L.D. (2004). Arte-terapia na terceira idade: busca da felicidade, prazer, integração e promoção da saúde. (Monografia Pós-graduação da

Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma.

TAVARES, Isis Moura. Linguagem da música. Curitiba: Ibpex, 2008.

YAVORSKI, Rosely. A arte-terapia na educação infantil com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar

Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 12, Vol. 04, pp. 05-24. Dezembro de 2019. ISSN: 2448-0959, Link de

acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/arte-terapia-na-educacao

ZAGONEL, Bernadete. Arte na educação escolar. Curitiba: Ibpex, 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome