Desde a infância, adquirimos conhecimentos importantes para sermos versados em leitura, escrita e interpretação. A educação infantil é o espaço certo para tal desenvolvimento, pois expande as possibilidades e amplifica as capacidades cognitivas dos pequenos. Assim, essas competências básicas vão favorecer à compreensão de ideias e contextos.

A alfabetização é muito mais do que apenas ler e escrever palavras. Compreender a língua escrita é apenas o primeiro passo, pois também é importante trabalhar outras áreas. Por isso, existe uma sequência certa para ensinar as crianças, desde o básico até os avançados.

Sim, ler e escrever são habilidades complementares, e você não pode ter uma sem a outra. No entanto, é importante lembrar de que elas não devem ser ensinadas ao mesmo tempo. Então, qual deve ser o seu primeiro passo?

Quando se trata de ensinar alguém a ler, o processo de alfabetização necessariamente começa com a leitura. Afinal, para escrever bem é preciso primeiro ter desenvolvido habilidades de compreensão leitora.

Aprendendo a ler primeiro no processo de Alfabetização?

A abordagem que prioriza a leitura argumenta que, ao aprender a ler, a criança adquire um maior conhecimento e compreensão das palavras escritas. Acredita-se que a leitura seja uma habilidade fundamental para decodificar o código escrito e entender o significado das palavras. Ao começar com a leitura, os estudantes são expostos a um amplo vocabulário e estruturas linguísticas, o que pode facilitar o processo de escrita posteriormente.

É verdade que a leitura é geralmente considerada como o ponto de partida no processo de alfabetização, e isso ocorre por algumas razões importantes. Vamos explorar por que a leitura deve vir antes da escrita na sequência de aprendizado:

Compreensão do sistema alfabético: A leitura permite que as crianças adquiram um conhecimento sólido do código alfabético, ou seja, a relação entre as letras e os sons da linguagem. Ao aprender a ler, as crianças aprendem a decodificar palavras, reconhecendo letras e sílabas e relacionando-as aos sons correspondentes. Isso é fundamental para que elas possam posteriormente transferir esse conhecimento para a escrita, onde precisam codificar os sons em letras e palavras.

Vocabulário e compreensão: A leitura expõe as crianças a um vocabulário mais amplo e a diferentes estruturas linguísticas. Quando elas leem, encontram uma variedade de palavras, frases e estilos de escrita. Esse contato frequente com textos escritos contribui para o desenvolvimento da compreensão oral e leitora. A compreensão da linguagem escrita é essencial para a produção escrita efetiva, uma vez que a escrita visa comunicar significados.

Modelo linguístico e estilo de escrita: Ao ler, as crianças têm a oportunidade de se familiarizar com o estilo e a estrutura da escrita. Elas são expostas a diferentes gêneros textuais, estilos literários e convenções de escrita, como pontuação, uso de parágrafos e organização textual. Essa exposição à escrita bem elaborada serve como um modelo para o desenvolvimento de suas próprias habilidades de escrita.

Motivação e interesse: A leitura pode despertar o interesse e a motivação das crianças pela linguagem escrita. Ao se envolverem com histórias, informações e textos de diferentes gêneros, elas podem desenvolver uma apreciação pela leitura. Esse entusiasmo pode ser um estímulo poderoso para o desenvolvimento posterior das habilidades de escrita, já que as crianças se sentirão inspiradas a se expressar por escrito.

Embora a leitura deva ser priorizada, é importante mencionar que o ensino da escrita não deve ser negligenciado. Afinal, a leitura e a escrita são habilidades complementares que se fortalecem mutuamente. O ideal é que haja uma abordagem integrada, com atividades de leitura e escrita interconectadas, permitindo que as crianças apliquem seu conhecimento e compreensão da linguagem escrita em diferentes contextos.

Portanto, embora a escrita pressuponha a habilidade de ler, é através da leitura que as crianças desenvolvem os alicerces necessários para a compreensão e o domínio da escrita efetiva.

Compreenda o ritmo do seu aluno na Alfabetização

É importante destacar que cada criança é única e possui ritmos de aprendizado distintos. Alguns alunos podem se sentir mais confortáveis com a leitura, enquanto outros podem demonstrar maior interesse e habilidade na escrita. Os professores devem estar atentos às necessidades individuais de seus alunos e adaptar suas abordagens de acordo

Além disso, a importância do ambiente de aprendizado não pode ser subestimada. Um ambiente alfabetizador, com livros, materiais de escrita e oportunidades para leitura e escrita, é fundamental para promover o desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças.

Em última análise, a questão de aprender a ler ou escrever primeiro não tem uma resposta definitiva. O importante é reconhecer a interconexão entre essas habilidades e adotar uma abordagem integrada. Ao fornecer experiências de leitura e escrita significativas, os professores podem ajudar as crianças a desenvolver uma base sólida em alfabetização, promovendo o amor pela leitura e a habilidade de se expressar por meio da escrita.

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4 COMENTÁRIOS

  1. Tô adorando a companhar a Rhema nas redes sociais,o que vcs oferecem para o público é maravilhoso pra quem trabalha na sala de aula e também pra quem tá cursando uma faculdade.

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