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A brincadeira é essencial para o desenvolvimento de diferentes potencialidades e habilidades das crianças. 

Quando falamos em uso de jogos para alfabetização, todo o processo de aprendizado da criança se torna muito mais prazeroso e espontâneo.

Neste artigo, vamos entender a importância dos jogos no processo de alfabetização e te apresentar 4 ideias de como incluí-los em seu plano de aulas. Continue lendo!

Os jogos no processo de alfabetização

Para Vygotsky (1998, p.47), a aprendizagem por meio de jogos como dominó, memória e palavras cruzadas é essencial para tornar o aprendizado um processo divertido e interessante para a criança. No entanto, é importante que os jogos possuam uma finalidade clara dentro do planejamento do conteúdo e não apenas seja um jogo sem objetivo.

Ao funcionarem como instrumentos de aprendizagem, os jogos promovem o desenvolvimento de elementos básicos para a alfabetização, como:

  • Atenção;
  • Memória;
  • Concentração;
  • Raciocínio lógico;
  • Linguagem;
  • Além de desenvolver a área psicomotora, social e afetiva.

Assim, cabe ao educador e à escola criarem um ambiente com jogos que motive e estimule os alunos. Esse ambiente pode ser pensado dentro de um plano de aula mais interativo, divertido e criativo, que ajudará as crianças a obterem melhor desempenho ao possibilitar o aprendizado de forma lúdica.

Estratégias para aplicar jogos para alfabetização

O uso de jogos para alfabetização é algo que deve ser olhado como um caminho para aprender e que, portanto, precisa de uma etapa de planejamento.

A seguir, veremos 4 ideias de jogos para que você, educador, possa incluí-los em seu plano de aula.

  1. O Desafio das Vogais

Este jogo simples é ideal para crianças que iniciaram seu processo de alfabetização. Para realizá-lo, basta imprimir uma folha com nomes e imagens de vários objetos e animais, deixando o espaço das vogais em branco e as opções das vogais ao lado, para que a criança as analise e tente escolher a correta.

  1. Complete o alfabeto

Para este jogo, você precisará dar à criança uma folha com as 23 letras do alfabeto e pedir a ela que descubra quais letras estão faltando. Este é um ótimo exemplo de brincadeira que ajudará a consolidar o conhecimento sobre o alfabeto.

  1. Cruzadinha

Neste jogo, você, educador, deverá montar uma cruzadinha convencional, colocando os desenhos para auxiliar a criança. Mas, além disso, você também deverá fazer uma tabela com todas as palavras (ou seja, as respostas) da cruzadinha em ordem aleatória. A criança poderá consultar e “descobrir” qual o nome analisando a letra inicial e final e o número de letras.

  1. Bingo de iniciais

Para este jogo super divertido, é necessário que a professora escolha uma palavra iniciada por cada letra do alfabeto. Em seguida, distribua essas palavras entre as cartelas (+/- 6 palavras por cartela). É realizado, então, o sorteio de uma letra e o aluno assinala a palavra sorteada por ela.

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Referências:

BRASIL. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: Ministério da Educação, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:

Cortez, 2008.

RANGEL, Annamaria Píffero. Alfabetizar aos seis anos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

VYGOTSKY, L, L. – Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Icone, 1988.

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