Educador, você sabe a importância de estimular a leitura e escrita desde a infância? A verdade é que tanto a habilidade de ler quanto a de escrever são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e aprendizado escolar dos pequenos.

No artigo de hoje, vamos conhecer alguns exemplos de atividades que você pode usar em sala de aula para estimular a leitura e a escrita. Continue lendo para conhecê-las!

Como estimular a leitura e escrita na Educação Infantil?

Além de permitirem o acesso a pontos de vista variados e uma grande variedade de ideias, a leitura e a escrita oferecem oportunidades ao indivíduo, possibilitando que ele participe, de maneira mais ativa, no contexto social no qual está inserido.

Quando uma criança possui um desempenho escolar na leitura e escrita inferior ao esperado para a idade, ela possui a Dislexia do Desenvolvimento.

A Dislexia do Desenvolvimento

Sendo considerada um transtorno específico de aprendizagem com origem neurobiológica, a Dislexia do Desenvolvimento possui como características:

  • Dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra;
  • Dificuldade na habilidade de decodificação;
  • Dificuldade em soletrar.

Apesar de não existir uma cura para a dislexia, apenas uma parcela dos disléxicos não alcançam proficiência na leitura ao receberem instruções e acomodações necessárias.

Estratégias para estimular a leitura e escrita

Para ajudar as crianças a terem sucesso em seu processo de alfabetização, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas visando melhorar a habilidade de ler e escrever dos pequenos:

  • Prefira avaliações gravadas ou forneça um tempo maior para realizá-las;
  • Utilize audiolivros ou até mesmo programas de computadores que transformem fala em texto;
  • Adapte os materiais, tanto na forma de construção dos textos quanto tornando as tarefas mais simples;
  • Evite termos como “preguiçoso” ou “incorrigível” ao ser referir à criança, pois isso pode abalar a autoestima dela;
  • Destaque, nos livros didáticos, os pontos mais importantes para o aluno com marca-texto;
  • Complemente a teoria com atividades práticas;
  • Organize as atividades de forma individualizada;
  • Faça resumos gráficos das aulas;
  • Se possível, utilize recursos de tecnologia assistiva, como tablets, dispositivos móveis, smartphones, etc.

Aplicativos e recursos interessantes

Além das dicas mencionadas acima, existem alguns aplicativos e recursos complementares que podem ser utilizados no dia a dia para ajudar a estimular a leitura e escrita.

Domlexia

Este jogo educacional gratuito busca estimular as crianças a ajudar um dragão. Assim, cada fase corresponde a um mundo de letras e estimula a consciência fonológica.

OpenDyslexic

A OpenDyslexic é uma fonte que pode ser instalada no computador de maneira gratuita. Com ela, o contorno e a base de cada letra fica evidenciado, auxiliando na compreensão das palavras.

Português Coruja

Neste quiz, as palavras são escritas de diferentes maneiras e é preciso que o usuário identifique qual palavra está escrita da maneira correta. Além disso, o aplicativo faz um resumo bem didático que ajuda na aprendizagem gráfica de diversas palavras.

Como se especializar na área de Alfabetização?

Educador, que tal expandir seu conhecimento nessa área? Conheça, agora mesmo, nossa Pós-Graduação On-line e Ao Vivo em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC.

Com ela, você desenvolverá todo seu potencial como Professor e Alfabetizador ao conhecer metodologias práticas baseadas em evidências científicas. 

Se interessou? Então converse com um de nossos consultores. 

Este artigo te ajudou? Conte nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome