Olá professor, seja bem-vindo de volta!

Professor, você já teve a impressão de que todo autista é desatento? Será verdade que o autismo prejudica o foco, a atenção e a concentração das crianças?

Ficou em dúvida? Vamos ao nosso blog desta semana para respondermos essa questão!

Atualmente, muito se tem falado sobre a relação existente entre TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) a ponto de, às vezes, acreditarmos que ambas as condições aparecem sempre juntas. Afinal, ambas tem sintomas neurológicos parecidos como desatenção, disfunção social e dificuldades no comportamento. 

Mas, na verdade, o que ocorre é a chamada comorbidade, onde os pacientes apresentam mais de um distúrbio mental ao mesmo tempo. A estatística sugere que cerca de 70% dos Autistas sejam afetados por outros distúrbios. E é justamente essa a relação próxima entre o TEA e o TDAH que nos leva, às vezes, a confundir os sintomas dessas condições. Para prosseguirmos, vamos analisar as características principais de cada distúrbio:

AUTISMO:

Dificuldade de interação social

Dificuldade em comunicação

Comportamentos restritos e repetitivos

TDAH:

Desatenção excessiva

Desorganização

Hiperatividade

Impulsividade

Podemos entender pelos sintomas listados acima, que a pessoa com TEA vê o mundo de uma forma diferente, muitas vezes não sabendo ou não conseguindo entender e expressar essa visão de mundo ao resto de nós. Já a pessoa com TDAH é comumente chamada de “aérea” ou “avoada”, e como sua “cabeça vive nas nuvens”, suas relações sociais são afetadas, sempre negativamente.

No Autismo, existe uma falta de interesse em se envolver socialmente e em se comunicar com as outras pessoas, já no TDAH o que existe é uma inadequação social causada por dois sintomas: a atenção e a hiperatividade.

Sintomas da falta de atenção no TDAH:

  • Falta de atenção aos detalhes, se descuida e comete erros;
  • Não presta atenção nas instruções, não consegue finalizar as atividades;
  • Não consegue se organizar e cumprir prazos;
  • Freqüentemente perde objetos;
  • Distrai-se facilmente com estímulos externos;

Sintomas da hiperatividade no TDAH:

  • Correr, escalar e subir em móveis em situações diversas;
  • Não conseguir realizar tarefas calmamente;
  • Responder antes mesmo da pergunta ser finalizada;
  • Se intrometer em conversas; Interromper freqüentemente;

No TDAH o individuo tem dificuldade em manter a atenção e o foco, o que torna difícil, por exemplo, seguir uma aula, manter uma conversa, terminar uma tarefa; já no TEA a dificuldade é em interagir com outras pessoas, se expressar.

A hiperatividade da pessoa com TDAH não a deixa ficar parada, sentada, em filas, essa pessoa fica se remexendo, batendo pés e mãos. Esse comportamento pode ser confundido facilmente com a inquietação que o Autista apresenta quando sua rotina é quebrada, quando sua sensibilidade a sons e/ou luzes é afetada, mas se por um lado estes comportamentos são  semelhantes, por outro lado são oriundos de causas diferentes.  

Portanto, professor, fica evidente que os sintomas do TDAH podem ser confundidos com os do TEA. A dificuldade na comunicação e estereotipias é típica do TEA, já desatenção e hiperatividade são características do TDAH.  

Se você, professor, já ficou confuso em relação aos sintomas destes transtornos, não se preocupe, pois isso ocorre freqüentemente. Se você quiser saber mais a respeito do TEA e suas comorbidades oferecemos a você nosso curso TEA, onde você aprende a:

  • O que é o Transtorno do Espectro Autista e como diagnosticar os primeiros sinais;
  • Características comportamentais, sociais e linguística;
  • Déficits comportamentais como crises e birras;
  • Funções executivas e processamentos perceptivos;
  • Planos de aulas individuais para a aprendizagem com atividades concretas e assertivas;
  • Formas pedagógicas para o atendimento educacional;
  • Desenvolver a comunicação tanto verbal como não verbal;

Após fazer nosso curso você terá um olhar diferenciado para o aluno TEA, porque você vai estar capacitado para identificar as dificuldades, vai estar preparado para intervir com material adaptado e desenvolver o raciocínio de aprendizagem de forma prática e divertida.

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