atividades-sensoriais

Primeiramente, muitos de nossos leitores já devem ter visto o quanto os estímulos são indispensáveis para o desenvolvimento sensorial dos pequenos. Se você ainda não sabe, não se preocupe. De qualquer forma, a utilização de alguns recursos possibilita, de forma considerável, o desempenho das crianças, principalmente nos anos referentes à alfabetização.

Com isso, a prática diária de atividades sensoriais tende a ajudar na estimulação das crianças. O ambiente da sala de aula favorece a utilização de materiais específicos, além da presença de outros alunos, o que torna o momento mais divertido e interativo.

No entanto, essas mesmas brincadeiras podem ser realizadas em casa. Basta que haja um adulto para conduzir a ação. Se for possível, a interação com outras crianças também pode ser uma excelente maneira para propiciar a diversão.

Que materiais podem ser usados?

Tanto na escola quanto no ambiente doméstico, a escolha dos objetos é essencial para dar prosseguimento à intenção de promover as atividades sensoriais das crianças. Assim, anote aí o que é preciso ter por perto para trabalhar a estimulação dos pequenos.

– Massinha de modelar

A famosa massinha é sempre lembrada pelos educadores, pois ela sempre atrai a atenção da criançada. Os pequenos adoram criar formas, construir seus próprios objetos e colocar a criatividade para funcionar. Desse modo, o desempenho do tato é potencializado juntamente com o desenvolvimento cognitivo do pequeno.

– Grãos

Aqui, os grãos podem ser um punhado de arroz, feijão e macarrão. É importante que eles não estejam misturados, pelo menos não em um primeiro momento. Quando o pequeno consegue distinguir um do outro, ele também pode ter estimulado o seu senso de percepção dos objetos.

Gelatina

Um dos materiais mais indicados para atividades sensoriais é a gelatina, pois sua textura estimula a curiosidade das crianças. Com isso, elas usam a criatividade para dar vida à sua imaginação.

– Livros com diferentes texturas

A utilização de livros coloridos e com texturas diversas proporciona aos alunos a oportunidade de entrar em contato com as primeiras palavras, conhecer histórias e sentir o material presente nas páginas. Muitas editoras simulam pelos de animais, bolinhas, partes emborrachadas e outros atrativos para apresentarem aos pequenos a diversidade presente no universo.

– Chocalhos, apitos e sinos

Com relação aos estímulos sonoros, esses três objetos são muito usados. Eles são fundamentais para induzir a audição. Na sala de aula, os professores podem propor atividades sensoriais e que ajudem a distinguir as diferentes sonoridades.

– Objetos com cheiro e gosto

Nesse caso, a opção é usar materiais com aromas para que as crianças consigam discernir as diferentes fragrâncias. Quanto ao paladar, a criançada pode ter contato com alimentos distintos e que possam despertar a percepção do doce, salgado, amargo, azedo. Claro, tudo sob a supervisão de um adulto para evitar excessos.

– Outros materiais

Gelo, cadarços (muita atenção na utilização), areia, bolinhas de gude, slime e todo tipo de objeto que pode oferecer aprendizado aos pequenos, sobretudo no que diz respeito ao estímulo sensorial.

Por que é importante haver essa estimulação?

Estudos já comprovaram que quando as crianças são apresentadas a esses estímulos, elas tendem a desenvolver não apenas seus aspectos cognitivos, mas outras habilidades tão importantes quanto. Por exemplo: inteligência emocional, linguagem e interação social.

Com efeito, a adoção de atividades sensoriais, juntamente com o conteúdo regular das aulas, pode contribuir muito para o desenvolvimento dos pequenos. Assim sendo, é importante pensar nas formas utilizadas para atuar em sala de aula com essa perspectiva.

Isso significa que a disponibilidade de materiais reflete diretamente na riqueza das atividades e no aproveitamento dos alunos. Porém, se não houver muitos recursos, as tarefas\brincadeiras também podem ser praticadas e estimuladas com sucesso.

 Quais os objetivos do estímulo sensorial?

Os educadores devem ter em mente que a adoção de atividades sensoriais visa a um amadurecimento essencial no processo de aprendizagem. Nesse sentido, é muito válido que os pequenos adquiram informações a respeito dos objetos que fazem parte de seu próprio ambiente; e como eles são classificados (as percepções acerca do tato, aroma, visão, sons e gostos).

Contudo, a orientação dada pelos professores é fundamental, pois assim eles tendem a guiar os alunos e apresentar um mundo de possibilidade a partir dos cinco sentidos. Portanto, esse acompanhamento tem a possibilidade de ser mais importante do que muitos pensam.

Para isso, o aconselhável é que haja o respaldo da coordenação pedagógica da instituição. Em casa, os pais ou responsáveis pela criança também podem estabelecer uma rotina que valorize essas habilidades sensoriais.

Por que o conhecimento é a melhor alternativa?

Por meio de uma formação continuada, os educadores têm a chance de se aperfeiçoarem. Com isso, a escolha por uma especialização significa um caminho de possibilidades para a aquisição de conhecimentos.

O curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, vai proporcionar aos alunos uma imersão incrível nas teorias e práticas necessárias para o domínio da função. Com aulas dinâmicas (online e ao vivo), materiais atualizados e professores experientes, sua experiência tem tudo para ser enriquecedora.

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