Apesar de ser chamada de transtorno de aprendizagem, a dislexia diz respeito à questão da linguagem escrita. O disléxico não apresenta dificuldades na linguagem oral e compreende bem o que escuta.

Mas a dislexia pode comprometer outras coisas, como a orientação espacial ou a decodificação de informações gráficas variadas. Eles geralmente não têm dificuldades em entender ou fazer desenhos, porque isso depende de um circuito cerebral diferente.

O gosto pela leitura é algo introduzido e desenvolvido a partir do hábito, que se dá principalmente com o incentivo da família e da escola. No entanto, ainda que haja o devido incentivo, a criança pode apresentar resistência e dificuldade no ato de ler.

Se aliado à outros sinais, este pode ser um indicativo de que o pequeno tem dislexia, um transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura. 

Principais sintomas

Os principais sintomas e sinais da dislexia podem variar de acordo com a idade e o grau de comprometimento, como por exemplo: dificuldades no reconhecimento dos nomes das letras e na consciência fonológica, leitura lenta e imprecisa e, ao longo do tempo, as dificuldades podem ser agravadas pela dificuldade em compreensão de leitura e escrita.

É importante que pais e professores se atentem a esses sinais no processo de aprendizagem dos pequenos, desde o ensino infantil, ainda que o diagnóstico do transtorno só seja feito após o período de alfabetização, por volta dos 8 ou 9 anos.

E agora? É possível um disléxico ler?

O ato de ler um livro, jornal ou revista é um importante exercício que contribui no desenvolvimento intelecto do cérebro humano.

Somente pelo prazer em ler que os professores ou pais vão conquistar e motivar seu filho com dislexia a realizar esta atividade sem que se torne um peso pra ela.

Os primeiros passos devem envolver livros visualmente interessantes, palavras mais simples de decodificar e, com o avanço da capacidade de leitura utilizar textos maiores, com palavras mais complexas e, sempre, com temas que motivem as crianças ao prazer da leitura. Sempre comece ou incentive os seus alunos e filhos a lerem pequenos livros e gibis; se possível leia com ele  e para ele isso é importante para inseri-lo no caminho das letras.

Planejar uma leitura e estabeler pequenas metas, pode ser uma estratégia fundamental, comece com metas diárias, semanais, mensais e assim por diante, comemore quando ele conseguir ou incentive-o a progredir e atingir a meta. Não esqueça que, o local onde vai ser feita a leitura, também faz toda a diferença. Proporcione um ambiente tranquilo, onde ajudará a concentração plena no livro.

Outra dica legal, são sobre os interesses dos pequenos, identificar logo, o que ele mais se interessa, mais demonstra o prazer em ler, ajudará no estimulo e na curiosidade.

Leia até se tornar um hábito

Estabeleça uma rotina para a leitura, e ela se tornará um hábito. Uma vez que isso acontece com um disléxico, as portas para as conquistas estão abertas.

Através da leitura como algo vital, que os disléxicos abrem as portas para o seu desenvolvimento, que tem a oportunidade de enfrentar  os próprios limites e desafios.

Se você nunca leu nada, abra um livro e navegue em suas páginas com certeza nunca mais você vai querer desembarcar.

Estas e outras dicas, você encontra em nosso curso 100% on-line, que traz todas as dicas e estratégias que você precisa ter com os pequenos disléxicos. Adquira agora mesmo clicando em nossa loja virtual

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome