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A educação inclusiva não acontece sozinha, pois ela precisa de alguns elementos que consigam possibilitar a sua execução. Em outras palavras, os processos envolvidos na realização dessa abordagem dependem de atuações estratégicas e que façam toda a diferença.

Dentre elas, devemos destacar a neuropsicomotricidade e o trabalho de desenvolvimento psicomotor. Desse modo, os resultados tendem a ser bastante satisfatórios, uma vez que esse conjunto facilita o desenvolvimento de habilidades muito importantes para os alunos assistidos.

Por que a neuropsicomotricidade e o Desenvolvimento Psicomotor são importantes nesse período?

Antes de mais nada, a neuropsicomotricidade é de grande importância no contexto escolar, pois tem uma relação íntima entre o desenvolvimento psicomotor e as funções básicas para os aprendizados escolares. Isso faz com que a criança compreenda seu próprio corpo e as maneiras de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espaço.

Dessa forma, a neuropsicomotricidade pode contribuir bastante na aprendizagem das crianças ao longo da educação especial. Vale ressaltar que essa ciência é muito abrangente e tem relações que podem integrar as pessoas, especificamente, as crianças com deficiência, além de auxiliar no desenvolvimento como um todo.

Como os distúrbios psicomotores influenciam no rendimento dos alunos?

De acordo com Lagemann (2021), os distúrbios psicomotores se caracterizam como uma das causas de dificuldades de aprendizagem, na medida em que crianças com instabilidade, inibição, imperícia e debilidade costumam apresentar grandes dificuldades no que diz respeito ao próprio desenvolvimento psicopedagógico.

Com isso, os educadores que têm conhecimento voltado para a prática da neuropsicomotricidade são responsáveis por fazerem toda a diferença na vida das crianças. Desse modo, o acompanhamento adequado é ideal para que os alunos incluídos em algumas dessas situações sejam beneficiados por meio de tais abordagens.

Como a psicomotricidade pode colaborar na educação infantil?

A psicomotricidade abrange não só o aspecto motor, como também o instintivo-emocional, a imagem corporal; os aspectos de linguagem e perceptivos – diagnósticos e motores. Considerando a necessidade de melhor compreender o desenvolvimento motor e a contribuição da psicomotricidade para o campo escolar.

Além disso, quanto mais dinâmicas forem as experiências da criança incluída, a partir de sua liberdade de sentir e agir através de brincadeiras e jogos, maiores serão as possibilidades de enriquecimento psicomotor. A evolução motora da criança com necessidades especiais obedece à mesma sequência evolutiva das fases de desenvolvimento da criança normal, porém de forma mais lenta.

O desenvolvimento psicomotor abrange o progresso funcional de todo o corpo e suas partes. Geralmente, este desenvolvimento está dividido em vários fatores psicomotores.

Que habilidades de desenvolvimento psicomotor devem ser trabalhadas na Educação Especial?

Para se ter uma ideia, a influência da psicomotricidade é tão importante que sete habilidades básicas são desenvolvidas por meio de estratégias voltadas para o aspecto psicomotor. Isso já foi tratado com mais detalhes anteriormente no artigo ‘Qual a utilidade da psicomotricidade na Educação Especial?’.

Inclusive, devemos relembrar o fato de que as funcionalidades de um corpo são desempenhadas positivamente a partir de um desenvolvimento psicomotor bem trabalhado. Vejam quais são elas:

Tonicidade: é o tônus muscular que exerce um papel de suma importância no desenvolvimento motor da criança. Ela garante todos os sentidos de postura, mímicas e emoções de onde vêm as atividades motoras. 

Equilíbrio: é o conjunto estático das aptidões. Abrange o controle postural e de locomoção.

Lateralidade: presente na dominância lateral da mão, olho e pé (capacitando aptidões adquiridas).

Noção corporal: percepção da personalidade da criança. Inclusive, quando ela toma consciência de seu próprio corpo.

Estruturação espaço-temporal: formada a partir da motricidade e das múltiplas relações com o meio, desenvolvendo a consciência espacial (lugar e espaço).

Praxia global: capacidade de realizar movimentos voluntários pré-estabelecidos com a intenção de alcançar um objetivo.

Praxia fina: relativa compreensão de todas as tarefas motoras finas (como os movimentos de olhos e mãos, por exemplo). Aqui, os músculos pequenos são trabalhados.

Qual a importância do acompanhamento correto durante a Educação Especial?

No caso de crianças da educação especial, é necessário que essa estimulação seja feita e acompanhada por especialistas, a fim de detectar e prevenir atrasos – e é disso que se trata a intervenção precoce “ela é fundamental para o sucesso na comunicação,

socialização, coordenação motora e outros aspectos do crescimento dessas crianças.

Como deve ser feita a intervenção precoce no desenvolvimento psicomotor?

Nesse caso, a intervenção precoce deve ser realizada por meio de um atendimento multidisciplinar, ou seja, aquele que inclui profissionais de várias áreas, tais como: fisioterapeutas, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas

Assim sendo, o ideal é que esse atendimento seja feito em conjunto, de modo que todos os especialistas se comuniquem e atendam da melhor forma as crianças com necessidades especiais. Isso significa que somente um profissional não está apto para atingir todas as etapas de tratamento que essas crianças necessitam. Ou seja, um paciente que apresenta atraso motor e de fala necessita de um fisioterapeuta, assim como de um psicomotricista e de um fonoaudiólogo.

Como se especializar?

Se você quer dominar essa abordagem, a melhor forma de se tornar um expert no assunto é por meio de um curso que preza pelas evidências científicas como requisito fundamental. Assim, os profissionais interessados contarão com a qualidade no ensino que tanto desejam.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Neuropsicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

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Referências

LAGEMANN, Regiane Cristina. Como a neuropsicomotricidade e o trabalho de desenvolvimento psicomotor são importantes na Educação Inclusiva. Rhema Educação, 2021.

QUAL a utilidade da psicomotricidade na educação especial? Rhema Educação, jul. 2021.

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