Diante dos desafios da educação infantil, é relevante que o profissional se prepare e se atente em relação às possíveis dificuldades de estimulação da consciência fonológica que porventura, alguns alunos possam apresentar. 

Quer entender mais a fundo essa questão e ainda saber como se preparar para lidar com essa necessidade em sala de aula? Então continue lendo o artigo a seguir!

Investir nas atividades de estimulação da consciência fonológica é fundamental! 

Sendo ela uma habilidade auditiva, definimos a estimulação da consciência fonológica como a capacidade de refletir sobre como a nossa fala é formada. É fundamental investir em atividades que estimulem essa consciência nas crianças, otimizando assim o seu desenvolvimento.

Mas, quais atividades o profissional da educação pode adotar, de maneira estratégica? 

Pois bem, antes de mais nada, é importante ter a compreensão de que a estimulação da consciência fonológica está ligada diretamente às habilidades auditivas.

Como estratégia, é preciso considerarmos trabalhar as habilidades auditivas antes de trabalhar a percepção dos sons da fala.

Dicas de atividades de estimulação da consciência fonológica

Localização e lateralização sonora

Com essa atividade, são executadas ações como tocar instrumentos em diferentes posições, para que a criança identifique de onde vem o som. 

Outra ideia neste sentido é o famoso Gato Mia:

  • Um aluno de olhos vendados anda pela sala;
  • Quando termina a canção ele pergunta: – “QUE

GATINHO É ESSE”? 

  • Um aluno responde: “MIAU”!
  • O aluno de olhos vendados deve encontrar o colega que fez o som;
  • Se acertar escolhe outro para ocupar seu lugar.

Discriminação auditiva

O intuito é trabalhar com sons do ambiente, como por exemplo:

  • Batida na porta;
  • Estalar a língua;
  • Batida do pé;
  • Batida das mãos;
  • Utilizar diferentes materiais (potes de plástico, bowls de inox, colher de pau, espátula de silicone, colher de alumínio, etc.);
  • Dispor os potes no chão com a boca virada para baixo e batucar todos;
  • Depois, com a criança de olho vendados, você batuca e ela precisa descobrir qual foi tocado.

Reconhecimento de padrão auditivo

Outra ideia é o jogo da memória auditiva:

  • Pegue potinhos plásticos com pares de grãos dentro;
  • Faça a criança descobrir os pares de sons iguais.

Atenção: não inicie o trabalho da consciência fonológica ligado diretamente com a escrita!

Considere, a princípio, trabalhar com jogos/brincadeiras lúdicas e com imagens que façam a criança perceber sua fala!, antes de relacionar de forma direta com a escrita.

Para tanto, invista em atividades de estimulação da consciência fonológica, lançando mão, por exemplo, das seguintes sugestões de atividades:

  • PRIPROF-T: Programa de Resposta a Intervenção Fonológica associado à correspondência Grafema-Fonema. Capellini, Cerqueira César e Germano, 2017 EDITORA BOOKTOY. Pode ser aplicada em todos os alunos 1o e/ou 2o ano EF I. 

Algumas alternativas de jogos e brincadeiras são:

Rima

O objetivo é reconhecer rimas nos grupos de figuras.

Cartaz das Rimas

O objetivo é reconhecer rimas nos grupos de figuras.

Jogo da Memória de rimas

Neste jogo, a ideia é discriminar os pares de figuras que rimam ou não.

Utilizar poemas e/ou livros com rimas

Com o intuito de reconhecer, oralmente,pares de palavras que rimam.

Há muitas outras atividades que se pode desenvolver para trabalhar a questão do estímulo da consciência fonológica dos alunos. Se você quer aprender diferentes estratégias e atividades, bem como se preparar para lidar com os diversos desafios que a área educacional apresenta, aproveite a oportunidade de desenvolver todo seu potencial como Professor de Educação Infantil e Alfabetização. O curso de pós-graduação em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento – BNCC, traz metodologias práticas e baseadas em evidências científicas, de forma lúdica e prazerosa.

Clique aqui agora mesmo e fale com nosso consultor! 

3 COMENTÁRIOS

  1. Diantes dos relatados e as atividades de estimulação da consciência fonológica e os demais temas apresentados consegui trabalhar com minha turma da sala do AEE desde já se possível gostaria muito de acompanhar os métodos da Rhema Educação como faço para estar adquirindo novos conhecimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome