consciencia-fonologica

A trajetória da criança na alfabetização deve contar com etapas que vão contribuir para o seu desenvolvimento. Para isso, a aquisição de habilidades é um ponto fundamental. Dessa forma, o aprendizado de leitura e escrita figura como elemento importante nessa dinâmica, mas há outros componentes que também significam muito no universo pedagógico.

Diante desses aspectos imprescindíveis no percurso acadêmico do aluno, o enfoque deste artigo será a consciência fonológica a partir de atividades que podem desenvolver essa aptidão nos educandos. Nesse caso, vale relembrar brevemente o que ela significa.

O que é a consciência fonológica?

Inicialmente, a consciência fonológica é uma competência que permite as pessoas ao conhecimento de determinados pontos sobre os sons da fala, a saber: identificação, manipulação e reflexão de como utilizá-los. Inclusive, ela também pode ser conceituada como a percepção de que a linguagem é formada por palavras; por sílabas e fonemas.

No entanto, para que a criança chegue ao nível pleno dessa capacidade, ela deve passar por etapas distintas e que envolvem estímulos, orientação, prática etc. O período de alfabetização se mostra como uma fase necessária, em função da própria abordagem que os professores adotam – com estratégias fundamentais.

Em que idade as crianças conseguem distinguir os sons?

De acordo com pesquisas, os pequenos já começam a demonstrar a capacidade de discriminar os diferentes sons da fala e do ambiente por volta dos 3 anos de idade. Assim sendo, eles conseguem produzir palavras novas ou inventar; além de juntar ou dividir sílabas; fazer algumas rimas, entre outros.

Com isso, é possível perceber progressos importantes nessa fase da vida dos alunos. Em outras palavras, as crianças passam a ter a consciência dos sons da fala. Aliás, os professores devem iniciar a aplicação de tarefas que contribuam com a consciência fonológica dos educandos.

Que ideias podem ajudar no desenvolvimento da consciência fonológica?

Dentro da sala de aula, há inúmeras atividades que são excelentes para estimular a consciência fonológica da turma. Nesse sentido, as tarefas são divididas em grupos com determinadas funções e objetivos. Esses eixos são responsáveis por trabalhar a consciência de palavras, sílabas, rimas e fonemas.

Assim sendo, é muito bom que os educadores adotem o tom lúdico para que os afazeres sejam atrativos aos alunos. Afinal, o processo de aprendizagem depende de aspectos que despertem o interesse em todos. Vejam quais são as ideias que podem ser usadas na turma:

– Jogos de rimas

Os educadores apresentam dois grupos de figuras aos alunos. Separe cartões ilustrados em grupos A e B. Logo depois, eles devem induzir as crianças a realizarem associações entre as imagens cuja sonoridade se aproxime. Exemplos:

Grupo A        Grupo B

Casa       +    Asa

Lente      +    Dente

Bola        +    Mola

Chinelo   +   Martelo

Se possível, brinque junto com as crianças e ajude-as a pronunciar as palavras para que a sonoridade comece a se fixar. Eis uma oportunidade bem legal de aprender brincando.

– Jogos de adivinhação

“O que é, o que é?”, quem nunca se divertiu com essa atividade? No ambiente da sala de aula, os educadores podem usar palavras que façam parte do cotidiano dos pequenos (brinquedos, elementos da natureza, comida etc.). Exemplos:

O que é, o que é? Acorda cedo, tem penas e faz cocoricó? (Os alunos mais novos podem responder cocó e você fala que o cocó também é conhecido como galo).

– O que é, o que é? Faz miau e tem unhas grandes?

– O que é, o que é? É redonda e serve para chutar?

Lembrando que a criatividade deve estar presente. Por isso, use e abuse das mímicas, da gesticulação, das onomatopeias e das vozes para animar a turma.

– Parlendas

Um dos elementos mais presentes nas turmas de educação infantil é a cantiga. Todos nós temos alguma recordação do passado com as parlendas que embalaram os tempos de escola. Exemplo:

“Um, dois, feijão com arroz,

Três, quatro, feijão no prato,

Cinco, seis, falar inglês,

Sete, oito, comer biscoito, 

Nove, dez, comer pastéis (…)”

– Trava-línguas

A atividade de trava-línguas é fundamental para estimular a fala nas crianças, principalmente por trabalhar com palavras que apresentem sílabas semelhantes. Exemplos:

“Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento ”

“O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar. ”

Além das dicas acima, existem outras opções para quem deseja estimular a consciência fonológica dos alunos durante a alfabetização. Essas alternativas podem ser muito proveitosas para o desenvolvimento de toda a turma.

Como oferecer as melhores opções aos alunos?

A sala de aula é um espaço bem diverso e que exige muito preparo dos educadores. Portanto, nada melhor que se inteirar acerca das estratégias mais interessantes para a educação infantil.

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