coaching-educacional

Você é a autoridade em sala de aula, correto? Essa posição concede determinadas vantagens como o poder de tomar decisões e mediar conflitos, por exemplo. Porém, estar diante de tamanha força não significa que os obstáculos deixem de aparecer. Muito pelo contrário, quanto maior as responsabilidades, mais pesadas serão as cobranças das pessoas ao redor.

Por conta disso, há um número enorme de professores – com muitos anos de prática – que precisam encontrar o foco necessário para seguir plenamente em seus propósitos como educador. Dessa forma, o profissional deve se amparar em auxílios pontuais que consigam trazer um direcionamento a ele.

Com isso, existem algumas abordagens que estão aptas a lidar com estas e outras questões que interferem na prática pedagógica; assim como alguns critérios que envolvem até mesmo tratamento terapêutico. Nesse sentido, o coaching educacional é uma modalidade que pode vir ao encontro das necessidades dos professores.

Quais são os pilares do coaching?

De uma forma geral, o coaching em si deve conter pilares imprescindíveis para a sua execução, diante da grande importância que ele representa na vida de uma pessoa ou coletividade. Com isso, vale elencar aqui que pilares são esses. Veja a seguir:

– Humanidade;

– Competências;

– Metodologia;

– Técnicas e Ferramentas.

Como o coaching educacional impacta na vida do professor?

Primeiramente, devemos relembrar que o coaching não é um simples método, mas um processo complexo que visa a elevar o desenvolvimento de uma pessoa, por meio do aumento dos resultados positivos com a ajuda de metodologias, ferramentas e técnicas que são cientificamente validadas.

Assim sendo, o coaching educacional procura reunir várias técnicas e ferramentas de aprimoramento humano, tanto para os educadores quanto para os alunos. Ou seja, esse processo é muito importante para o progresso de todos que estão envolvidos no ambiente pedagógico.

Quais os benefícios do coaching educacional para os professores?

De acordo com a professora e pesquisadora Leila Pryjma (2022), no que se refere aos docentes, o processo trabalha em cima do desenvolvimento de habilidades-chave, como inteligência emocional e social. Tudo isso é feito por meio de planejamento, organização e proporcionando o autoconhecimento necessário a quem possa desenvolver seu máximo potencial.

Inclusive, outro objetivo do coaching educacional para os educadores é a obtenção de excelentes resultados em seu trabalho e também uma qualidade de vida maior no âmbito pessoal. Além disso, apoia os professores a vencerem seus desafios escolares, que podem incluir:

– Perda da conexão com sua profissão; problemas na infraestrutura escolar; falta de apoio ou reconhecimento ao seu trabalho; pouco interesse dos alunos nas aulas; constante indisciplina em sala; falta de reconhecimento salarial ou ainda as falhas nos investimentos em capacitação.

Nesse caso, para atuar como coach educacional o profissional deve apresentar alguns diferenciais, tais como:

– Experiências, habilidades e conhecimentos pedagógicos, de modo a oferecer, com mais propriedade e autoridade, o suporte que seus coachees (clientes) da educação precisam para vencer suas contendas.

As crianças e adolescentes também são contemplados de que forma?

Para quem acha que o coaching educacional é algo que se reflete somente no progresso de professores, a situação não é bem assim. Afinal, todos são beneficiados. No caso dos alunos, Prjyma (2022) faz as seguintes constatações:

– O coaching educacional proporciona um autoconhecimento que permite aos mesmos identificar seus pontos de melhoria em relação tanto às disciplinas escolares e a trabalhar isso de forma mais assertiva, ou seja, buscando potencializar seus conhecimentos e identificar e eliminar aqueles dificultadores que prejudicam seu aprendizado;

– O método também auxilia a maximizar a compreensão sobre seus sentimentos, emoções e comportamentos, o que é essencial ao seu crescimento como alunos e seres humanos. A intenção, com isso, é promover o desenvolvimento educacional e socioemocional das crianças e adolescentes de forma sistêmica;

– Na prática, isso quer dizer, oportunizando que os jovens possam trabalhar seus talentos, competências e diferenciais e expandir suas habilidades escolares, emocionais e comportamentais de forma mais objetiva;

– Assim, entre os muitos benefícios do Coaching Educacional, podemos dizer que o processo ajuda a desenvolver autoconfiança, empatia, responsabilidade, autodisciplina, respeito, e que as crianças possam ter uma comunicação mais assertiva, uma autoestima mais elevada e maior qualidade de vida também;

– Tudo isso, por meio de um acompanhamento focado nas necessidades reais de aprendizado e desenvolvimento de cada uma e nos desafios que cada fase de vida apresenta. Aqui, vale ressaltar que o processo de Coaching proporciona resultados acelerados porque respeita sempre a individualidade e os objetivos de cada pessoa.

(PRJYMA, 2022)

Como se especializar no coaching educacional?

Você acabou de ver como esse processo engloba vários aspectos; e como é preciso se aprofundar nessa abordagem de maneira bastante focada. Por meio de evidências científicas, o profissional vai adquirir conhecimento e poder exercê-lo ao longo de sua jornada profissional.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Coaching Educacional, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

Ficou interessado? Fale com um consultor.

Referência

PRJYMA, Leila. Aprenda através do coaching educacional como entender o seu propósito como professor e ser mais feliz e realizado em sua carreira. Grupo Rhema Educação, 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome