o que é consciência fonológica

Olá, professores!

A princípio, a educação conta com elementos determinantes para o desenvolvimento do aluno. Com isso, o ato de lecionar depende da metodologia de cada instituição e cada profissional. Assim sendo, é importante que haja um conjunto de ações que visa a estabelecer estratégias que propiciem o desempenho pedagógico da criança nas séries iniciais; e, também, durante o ensino fundamental.

Dentre os vários pontos que fazem parte deste processo está a consciência fonológica. No entanto, como podemos defini-la e qual a sua importância no percurso da alfabetização infantil?

O que é consciência fonológica?

Antecipadamente, a definição mais adequada à consciência fonológica é que ela própria se constitui como uma habilidade que se pauta na metalinguística, também conhecida por metacognição.  Em outras palavras, a criança tende a estar preparada para se conscientizar acerca de aspectos relativos à linguagem formal.

Além disso, é importante ressaltar que a consciência fonológica marca a fase em que os pequenos começam a entender e a fazer conexões entre as palavras e seus respectivos sons. Outra coisa é que as crianças passam a realizar associações na formação dos vocábulos a partir da constituição silábica e fonêmica (unidades distintas). Aliás, elas veem por meio da consciência fonológica que tais unidades podem se repetir em diferentes palavras, sobretudo quando faladas.

De acordo com Rodrigues e Postalli (2019), há muitos estudos que corroboram a constatação de que para a ocorrência do desenvolvimento da consciência fonológica, a aprendizagem da leitura e da escrita está intimamente relacionada. Com efeito, o sucesso nesse processo se deve a outros elementos tão importantes quanto o aprendizado em ler e escrever. Vejam o porquê a seguir.

A consciência fonológica compreende quais habilidades?

Petsun et al. (2010) trazem uma contribuição importante para o aspecto da abrangência que ela proporciona ao aluno. Segundo o estudo realizado, a prática da consciência fonológica é responsável pelo aperfeiçoamento do desenvolvimento da criança frente à alfabetização.

Com isso, vale elencar quais são as contribuições da consciência fonológica observadas pelos pesquisadores. De acordo com Petsun et al. (2010), a consciência fonológica proporciona:

Sensibilidade em relação à rima e à aliteração: neste caso, o aluno desenvolve a percepção acerca de algumas palavras, no qual podem apresentar o mesmo conjunto de sons; principalmente quando observamos o início e o fim (rima e aliteração, respectivamente).

Ademais, as crianças conseguem perceber estruturas sonoras que apresentam semelhanças em diferentes vocábulos. De acordo com o estudo mencionado, tal etapa contribui de forma considerável a aprendizagem da escrita dos pequenos durante o processo de alfabetização.

Conhecimento silábico: importante ressaltar que esta habilidade lida com a segmentação e a operação das estruturas silábicas das palavras. Ou seja, ocorre aqui um processo de divisão do vocábulo, os chamados constituintes silábicos.

Conhecimento intrassilábico: a partir desta habilidade, a criança passa a compreender a estrutura das palavras. Inclusive, que as sílabas podem ser subdivididas em grupos menores do que elas mesmas e maiores que um fonema.

Conhecimento segmental: neste caso, o pequeno percebe a existência dos fonemas (conjunto de segmentos sequenciados).

Como impulsionar a alfabetização com atividades de consciência fonológica?

Antes de tudo, vocês devem ter em mente que, nesse período de desenvolvimento da criança, a maioria das atividades precisa apostar no lado lúdico para atrair a atenção dos pequenos. Assim sendo, há algumas tarefas bastante interessantes e que tendem a contribuir muito para a alfabetização das crianças, vejam abaixo:

– Jogos de adivinhação;

– Cantigas (ou parlendas);

– Atividades de trava-línguas;

– Exercícios com uso de rimas;

– Leitura de poemas;

– Leitura de histórias.

Por fim, vale reiterar que a aquisição da consciência fonológica é uma etapa fundamental para a aprendizagem da criança e, além disso, para a autonomia do aluno em determinados desafios presentes na educação infantil.

Referências:

RODRIGUES, Pauliana do Nascimento; POSTALLI, Lídia Maria Marson. Habilidades de consciência fonológica promovidas pelo ensino de leitura e escrita. Psicologia Escolar e Educação, Maringá, v. 23, 2019.

PETSUN, Magda Solange Vanzo et al. Estimulação da consciência fonológica na educação infantil: prevenção de dificuldades na escrita. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, jan./jun. 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome