Promover um ensino inclusivo para crianças com TDAH é essencial para o seu desenvolvimento. Afinal, para auxiliá-las a atingir o seu potencial máximo é necessário fornecer um método de ensino adequado. 

Apesar de se manifestar na infância, esse transtorno pode acompanhar o indivíduo até a fase adulta. Inclusive, a estimativa é que 3 a 5% das crianças na fase escolar tenham TDAH.

Sendo assim, os professores têm um papel crucial na vida e aprendizagem destes alunos. Mas qual é a maneira assertiva de lidar com as crianças? Como promover um ensino eficaz? Qual o treinamento adequado aos professores?

Falaremos mais sobre esse tema neste artigo. Veja a seguir. 

As crianças com TDAH no processo de aprendizagem

Você sabe o que é o TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade  é um transtorno neurobiológico que apresenta os seguintes sintomas: desatenção, desassossego e impulsividade. Devido a isso, para que as crianças com TDAH consigam obter um melhor desempenho no contexto escolar, é necessário estratégia. 

Com os métodos certos, será possível melhorar a capacidade atencional e diminuir os prejuízos que os comportamentos hiperativos causam. Por consequência, será mais fácil para a criança aprender o conteúdo ensinado.

Além disso, é importante estar atento para distinguir o que são sintomas do transtorno e o que não são. Também é importante ter em mente o que essa criança será capaz ou não de fazer, para não criar expectativas além da realidade.

Lembre-se: os sintomas primários não podem ser punidos! Por isso, é necessário que o professor possa lidar com a própria frustração e estresse ao lidar com a criança. 

Recursos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula

Há diversos recursos que podem ser utilizados pelos professores, a fim de auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos com o transtorno. Veja a lista de sugestões que preparamos para você:

  1. Estabeleça uma rotina na sala de aula;
  2. Coloque regras e limites;
  3. Utilize uma agenda escola-casa;
  4. Prefira colocar o aluno para sentar na frente, a fim de evitar que a atenção seja desviada;
  5. Opte por começar a aula com as matérias mais difíceis;
  6. Faça pausas regulares;
  7. Auxilie o aluno a se planejar com técnicas de organização e estudo;
  8. Coloque um tempo extra para responder às perguntas;
  9. Questione sobre possíveis dúvidas em sala de aula;
  10. Estimule o aluno e faça elogios;
  11. Recompense o bom comportamento do aluno;
  12. Seja simpático e empático;
  13. Prefira dividir o trabalho em partes, para facilitar a execução da tarefa;
  14. Utilize uma agenda e lista de atividades diárias;
  15. Estude e leia bastante sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade;
  16. Seja assertivo;
  17. Esteja alerta sobre os possíveis problemas e busque soluções;
  18. Faça contato visual;
  19. Utilize metodologias ativas e a internet;
  20. Incentive o aluno na prática de esportes.

Como atrair a atenção do aluno com o transtorno?

Como já foi mencionado, um dos sintomas primários das crianças com TDAH é a desatenção. Por isso, o professor deve buscar metodologias e estratégias que possam atrair a atenção do aluno. Eis algumas sugestões:

  • Bater palmas;
  • Fazer contato visual com os alunos;
  • Acender e apagar as luzes da sala de aula;
  • Usar frases como: “atenção, todo mundo!”, “vamos lá, turma!”;
  • Fazer uso de giz ou outros marcadores coloridos no quadro;
  • Utilizar recursos multimídia, como músicas, vídeos, retroprojetores, computadores e internet.

Além disso, para tornar a aprendizagem mais adequada para os alunos, os professores também devem se atentar à quantidade de tarefas. É necessário estabelecer uma quantidade que esteja de acordo com a capacidade de atenção da criança.

Também, é importante que o professor entenda que não se deve forçar o aluno em um modelo educacional que ele não aprende. Pelo contrário. O ideal é modificar o currículo e estilo de ensino para proporcionar à criança uma aprendizagem eficaz e que ajude-a a se desenvolver. 

Considerações finais

O TDAH é um transtorno que demanda dos professores estratégia e ferramentas de ensino. Existem alguns recursos que podem ser utilizados para atrair a atenção do aluno, como usar giz colorido, bater palma, utilizar vídeos, etc. Também é importante reduzir os estímulos que possam distraí-lo, sejam eles auditivos ou visuais. 

Além disso, é importante se lembrar que mesmo que o processo seja mais trabalhoso, o resultado vale a pena. Este é o princípio da educação inclusiva. 

Ademais, o professor pode e deve instruir o aluno a não interromper a sua explicação ou o andamento das atividades com comportamentos impulsivos. Porém, isso deve ser feito demonstrando os prejuízos para a turma, e de forma que não culpabilize a criança. Assim, a melhor maneira de fazer isso é proporcionar uma conversa esclarecedora.
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