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No artigo de hoje, vamos explorar uma questão fundamental: “Como receber um aluno com autismo na escola?” Preparados para mergulhar em estratégias práticas e sensíveis? Vamos lá!

Perfil Educacional: Compreendendo as Necessidades

Antes de tudo, é crucial realizar um levantamento de dados minucioso. Analise o ambiente escolar, o programa vigente e as habilidades do aluno. Entenda as dificuldades comportamentais e suas implicações. Avalie o ambiente em que o aluno com autismo está inserido, desde a rotina até o desempenho frente às suas habilidades.

Planejamento: Atendendo Necessidades Emergentes

Com base no levantamento, é hora de planejar. Considere as necessidades educacionais e comportamentais do aluno. Desenvolva estratégias para promover comunicação, autonomia e independência. Esteja atento ao estilo cognitivo no autismo, marcado por um pensamento literal e aprendizado visual.

Estilo Cognitivo e Aprendizagem: Conectando Pontos

O pensamento literal e a aprendizagem visual são fundamentais. O registro do aprendiz é uma bússola, alinhando-se às habilidades de leitura, interpretação e escrita. Esse documento é a chave para uma intervenção adequada, respeitando o ritmo do aluno.

Perfil Emocional: Entendendo as Necessidades Afetivas

Não podemos esquecer do perfil emocional. Descreva os comportamentos em relação às questões emocionais, adequação social e necessidades. Estude os comportamentos problemáticos e defina condutas de trabalho, considerando a análise do comportamento.

Estratégias Educacionais: Moldando o Ambiente para o Sucesso

Para criar um ambiente inclusivo, organize o espaço acadêmico, estabeleça uma rotina flexível e motivadora, e planeje conforme o estilo cognitivo do aluno. Utilize material didático com pistas visuais, sequências de atividades adaptadas e jogos estruturados.

Jogos e Brincadeiras Estruturadas: Aprendizado com Diversão

Integre jogos e brincadeiras estruturadas ao ambiente educacional. Isso não apenas torna o aprendizado mais divertido, mas também proporciona oportunidades para o desenvolvimento social e emocional.

Tempo e Ritmo de Trabalho: Respeitando o Indivíduo

Ajuste o tempo e ritmo de trabalho de acordo com as necessidades individuais do aluno. Flexibilidade é a chave para garantir que cada criança possa aprender no seu próprio ritmo.

Conforto Sensorial: Criando um Ambiente Confortável

Considere o conforto sensorial ao planejar o ambiente. Certifique-se de que a sala de aula seja um lugar onde o aluno com autismo se sinta seguro e confortável, minimizando estímulos excessivos.

Controle do Aprendizado e Repetição: Reforçando o Conhecimento

Mantenha um controle efetivo do aprendizado. Utilize a repetição como ferramenta para reforçar o conhecimento, garantindo que o aluno com autismo tenha oportunidade de praticar e internalizar novas habilidades.

Registro e Acompanhamento: Documentando o Progresso

Não subestime o poder do registro. Documente o processo de aprendizagem e acompanhe a evolução dos conteúdos. Isso não só fornece uma visão clara do progresso, mas também orienta futuras estratégias de ensino.

Avaliação e Acompanhamento da Condição Motora Fina: Atentos aos Detalhes

Faça avaliações regulares da condição motora fina do aluno com autiamo. Isso permite uma abordagem mais personalizada, adaptando as atividades para promover o desenvolvimento motor fino.

Ensino de Habilidades Fragmentadas: Estímulo Focado

Ao ensinar habilidades, adote uma abordagem fragmentada. Apresente um estímulo por vez, permitindo uma compreensão mais clara e a assimilação gradual de novas habilidades.

Comandos Verbais e Instruções Precisas: Clareza na Orientação

Utilize comandos verbais curtos, claros e associados a dicas visuais. Isso proporciona uma orientação eficaz, facilitando a compreensão e execução das tarefas.

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Esperamos que este artigo tenha sido útil. Na Rhema Educação, estamos comprometidos com a construção de oportunidades e a descoberta do caminho para uma educação verdadeiramente inclusiva. Junte-se a nós!

BIBLIOGRAFIA

• CUNHA, Eugênio. Autismo na Escola. Um jeito diferente de aprender, Um jeito diferente de

ensinar. Rio de Janeiro. Editora WAK Edição, 2015

• CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão. Psicopedagogia e Práticas Educativas na Escola e na

Família. Rio de Janeiro. Editora WAK, Edição 2009

• SCHMIDT, Carlo. Autismo, Educação e Transdisciplinaridade. Série Educação Especial. São

Paulo. Editora M.BOOKS, Edição 2014

• WRIGHT, Barry e Williams, Chris. Convivendo com Autismo e Síndrome de Asperger.

Estratégias Práticas para Pais e Profissionais. São Paulo. Editora M.BOOKS Edição 2008

• GOMES, SANTOS, Camila Graciella. Ensino de Leitura para Pessoas com Autismo. Curitiba.

Editora Appris, Edição 2015.

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