Durante a educação infantil, temos a oportunidade de estimular várias habilidades nas crianças. Isso significa que os pequenos estão sujeitos a uma série de atividades que tendem a contribuir com o seu desenvolvimento.

Nesse caso, os educadores podem ter em suas mãos as ferramentas necessárias para impulsionar as potencialidades dos pequenos em sala de aula e nos demais espaços da escola. No entanto, os profissionais da educação precisam se atualizar em determinadas abordagens, como aquelas responsáveis pelo progresso psicomotor do aluno, por exemplo.

Para isso, os professores devem estar por dentro das atividades de neuropsicomotricidade para desenvolver a consciência corporal nas crianças. Afinal, esse acompanhamento precisa acontecer para que as crianças passem pela educação infantil vivenciando excelentes experiências no que diz respeito à sua percepção no mundo.

O que é consciência corporal, que está entre as atividades de neuropsicomotricidade?

O professor e pesquisador Daniel Simões Rebello, do Grupo Rhema Educação, explica que o termo consciência corporal é responsável por englobar todas as relações do sujeito com o mundo, o que une de forma simultânea tanto a imagem quanto o esquema corporal.

– Imagem corporal

De acordo com Rebello (2022), a imagem corporal é a representação mental do nosso próprio corpo, ou seja, o modo pelo qual o corpo se representa para nós. Com isso, ela é elaborada e entendida ao longo da estrutura do esquema corporal.

– Esquema corporal

Já o esquema corporal é a habilidade que implica o conhecimento do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos, das posturas e das atitudes.

Que atividades de neuropsicomotricidade são as mais indicadas?

Antecipadamente, é importante salientar que o educador deve saber identificar que atividades podem ser desempenhadas pelas crianças, pois há a questão de observar a individualidade dos pequenos e\ou dos grupos de alunos. No entanto, existem algumas ideias que podem ajudar a orientar os profissionais.

Veja a seguir uma lista de sugestões, que já foram trazidas em outra postagem aqui no blog recentemente.

– Tonicidade

Posição em pé

– O pequeno deve manter as pernas abertas e ficar sem mover os pés, para manter o equilíbrio. Dessa maneira, ele precisa permanecer com o olhar voltado a um objeto que vai de um lugar a outro.

Posição sentada

– Brincar de rastejar passando por baixo de uma fila de cadeiras. Além disso, você pode sugerir à criança que ela brinque de rastejar para frente e para trás como uma lagarta – ou então que ela fique em posição supina e tente se deslocar para outro lugar dessa forma.

– Brincar de andar como se fosse um cachorro ou gato bem grande. Nesse caso, o professor deve indicar a direção da marcha: se para frente, para trás, para um lado ou para outro; e assim por diante.

– Brincar de levantar as pernas sem dobrar os joelhos: uma de cada vez, alternadas e depois juntas.

– Brincar de simular uma ponte com o próprio corpo.

– Brincar de dar voltas no chão como se fosse um disco.

– Brincar de levar as pernas o mais perto possível da cabeça e do bumbum.

– Brincar de entrar em um bambolê e se encolher dentro dele.

– Brincar de pegar um pé e tentar vê-lo. Logo depois, a criança deve fazer o mesmo movimento para ver o outro pé. Em seguida, repetir a ação com os dois pés.

– Brincar de fazer uma ponte com o corpo para que uma bola de tênis possa passar por baixo.

– Brincar de levantar as pernas sem dobrar os joelhos: uma de cada vez, alternadas e depois juntas.

Controle postural e equilibração

Posição: no chão

– Brincar de entrar e sair de um bambolê dando um salto.

– Passar por cima de diferentes objetos colocados a uma determinada distância.

– Brincar de passear ao redor de vários bambolês que estão colocados no chão.

– Brincar de passar ao lado do bambolê, levantando e abaixando os braços como um boneco em marcha.

– Brincar de saltar entre os degraus de uma escada desenhada no chão.

Posição: alturas diferentes

– Brincar de subir e descer de um bloco de madeira sem segurar em nenhum apoio.

– Brincar de subir e descer de costas de um bloco de madeira.

– Brincar de andar em uma fila de madeira: de frente, de lado, de costas.

– Brincar de pegar vários objetos que estão colocados em distâncias diferentes, enquanto a criança está sentada (ou agachada) em um bloco de madeira.

– Brincar de subir e descer uma escada. Para saltar, a presença do educador é necessária.

– Colocar a criança para pular corda.

– Brincar de andar sobre sacos de areia e serragem. Além disso, o pequeno deve tentar saltar entre eles.

Como aprender mais?

A melhor maneira de potencializar o entendimento sobre esse tema é por meio de um estudo sistematizado e que colabore com o seu crescimento profissional. Dessa forma, preparar-se com base em evidências científicas é uma maneira excelente de aprimorar o seu conhecimento.

Para isso, o curso de Pós-graduação em Neuropsicomotricidade, do Grupo Rhema Educação, é uma especialização diferenciada. Os alunos têm muito a aproveitar por meio de aulas online e ao vivo, materiais atualizados e professores experientes.

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Referências

ATIVIDADES de neuropsicomotricidade para crianças com dificuldades motoras. Grupo Rhema Educação, nov. 2022.

REBELLO, Daniel Simões. Como aplicar atividades de neuropsicomotricidade para desenvolver a consciência corporal nas crianças. Grupo Rhema Educação. 2022

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